FÍSTULAS ARTERIOVENOSAS

Sinônimos

As fístulas arteriovenosas são também chamadas de aneurismas arteriovenosos, quando se acompanham de dilatação, quer da veia, da artéria ou de ambas. Outros nomes empregados são: "shunt"; curto circuito arteriovenoso; angioma pulsátil; aneurisma cirsóide; varizes arteriovenosas; angioma plexiforme; angioma racemoso.

O que é?

Fístulas arteriovenosas são comunicações anormais, isoladas ou múltiplas, diretas (sem passagem pela rede capilar) entre artérias e veias e sobrecarga do coração direito.

Conceito

Fístula arteriovenosa acontece quando o sangue de uma artéria passa para uma veia sem atravessar a rede capilar.

No organismo humano, existem comunicações normais, fisiológicas entre artérias terminais e vênulas. São os canais arteriovenosos, que receberam o nome de shunt fisiológicos ou comunicação arteriovenosa.

Esses canais de comunicação são reguladores através de formações musculares lisas (esfíncteres) da circulação de sangue nos tecidos (perfusão tecidual) e existem nas extremidades dos dedos, pele em geral e em alguns órgãos. Esses canais nada têm de patológico, são normais se bem que possam ser o local onde anormalidades podem se desenvolver.

Estas formações não devem ser confundidas com fístulas arteriovenosas propriamente ditas, mesmo que sejam congênitas, múltiplas e microscópicas.

As fístulas arteriovenosas adquiridas, geralmente traumáticas, são grosseiras comunicações entre artérias e veias, em geral, isoladas e relacionadas diretamente ao agente causal inicial.

O que se sente?

As fístulas arteriovenosas apresentam uma série de sinais característicos, tais como sopro em "maquinaria", turbilhonamento do sangue por mudança de caso com pressão menor, o que causa uma vibração (thrill) ou frêmito no local.

Tanto o sopro como o frêmito aumentam com a compressão da artéria após a fístula, e, ao contrário, desaparecem com a compressão anterior à fístula.

Aumento da área cardíaca e insuficiência aparecem nas fístulas antigas e pequenas ou em fístulas recentes, porém grandes e próximas aos grossos troncos arteriais.

Cianose pode aparecer em fístulas próximas das extremidades devido à insuficiência venosa após a fístula.

Como se faz o tratamento?

O tratamento é feito através de métodos sempre invasivos:
 

Embolização com pequenos fragmentos de músculos ou coagulantes, tipo Gelfoan.
Cirurgia com ligadura da comunicação arteriovenosa e reconstituição da artéria e da veia, esta nem sempre necessária.
Angioesclerose, que consiste na escleroterapia pós-cirúrgica das fístulas arteriovenosas remanescentes após a ligadura dos ramos arteriais.






Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Cianose  É uma coloração azulada da pele ou das mucosas.Existem três tipos de cianose, a central, a periférica e a diferencial.

Edema Agudo de Pulmão  É uma grave situação clinica, de muito sofrimento, com sensação de morte iminente e que exige atendimento médico urgente.

Insuficiência Cardíaca  O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiência cardíaca.

Varizes  Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, com volume aumentado, tornando-se tortuosas e alongadas com o decorrer do tempo.

Tromboflebite Superficial  É uma doença bastante comum, e se caracteriza por uma trombose (sangue coagulado) dentro de veia superficial, com reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos vizinhos. Ocorre mais em mulheres do que em homens e em portadores de varizes de membros inferiores.

Úlcera de Perna  A insuficiência venosa crônica é a principal causa do desenvolvimento de úlceras de perna.

Trombose Venosa Profunda  (TVP) é o desenvolvimento de um trombo (coágulo de sangue) dentro de um vaso sangüíneo venoso com conseqüente reação inflamatória do vaso, podendo, esse trombo, determinar obstrução venosa total ou parcial.

Edema  O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja exata composição varia com a causa do edema.

Vasculites - Poliarterite Nodosa Clássica  Tratamento - A meta é impedir a proliferação das células que produzem a inflamação.

Vasculites - Noções Gerais  As vasculites compõem um grupo heterogêneo de doenças que têm em comum inflamação da parede do vaso sangüíneo. A inflamação ocorre devido ao depósito de anticorpos ou complexos-imunes.







Autor

Título: Fístulas Arteriovenosas

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 01/09/2014 - Acesso : 25/10/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 490 | Palavras-Chave : Fístulas Arteriovenosas - Angiologia e Cirurgia Vascular - Fístulas , Artérias , Veias , Aneurismas Traumáticos , Esfíncteres Adquiridos , Congênitas , Sopro , Frêmito .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques