GONORRÉIA NO HOMEM

Sinônimos e nomes populares:

blenorragia, corrimento, escorrimento ou pingadeira.

O que é?

É uma uretrite causada por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhea a qual, ao microscópio, assemelha-se a um pequeno rim.

Como se desenvolve ou se adquire?

A gonorréia se transmite através de relações sexuais com parceiras contaminadas. O risco de se contaminar, na primeira vez, é de 15-20%. Esse aumenta à medida que aumentam o número de relações com parceiras contaminadas. Sexo oral ou anal também transmitem gonorréia.

O que se sente?

Após o contágio, há um período chamado de tempo de incubação no qual o paciente está assintomático. Esse período varia de dois à dez dias. Logo após surge secreção com dor para urinar.

A secreção aumenta em quantidade com "inchume" da uretra e pele do pênis. A gonorréia pode ocorrer sem secreção alguma.

Como se faz o diagnóstico?

A história do paciente junto com o exame físico fornecem elementos fundamentais para o diagnóstico. O exame bacterioscópico de secreção, com o auxílio de corantes especiais (Gram), pode ser realizado no própio consultório, pelo médico, se houver condições. Se não, o exame bacterioscópico e bacteriológico feitos em laboratório são solicitados.Em casos duvidosos e arrastados pode-se solicitar a cultura de Thayer-Martin que é mais específica.

Quais as conseqüências da doença?

Não tratada, o gonorréia pode causar estreitamento uretral no homem, como também afetar órgãos adjacentes: testículos , epidídimos e próstata. Com os tratamentos modernos, essas complicações são raras.

Como se trata?

Dá-se preferência a doses únicas de antibióticos, tais como ceftriaxonia, ciprofloxacino,ofloxacino e azitromicina. Outros antibióticos também podem ser utilizados como a doxiclina e cefixime.

Abstinência sexual ou relações com preservativo durante o tratamento são encorajados.

Como se previne?

A seleção criteriosa da parceira e o uso de preservativos são importantes na prevenção.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Como foi que eu "peguei" isso?

Gonorréia pode causar câncer?

Essa doença é transmissível?

Qual é o tratamento?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

CLAMÍDIA, GONORRÉIA, TRICOMONÍASE E HERPES - DST NA MULHER  Os sintomas mais comuns são a secreção esverdeada ou acinzentada, fluída, abundante, espumante e com mau cheiro.

URETRITES  As uretrites mais comuns são as infecciosas sexualmente transmitidas. Essas são classificadas em uretrites gonocócicas e não gonocócicas.

CÂNCER DE PÊNIS  Câncer de pênis é um tumor maligno relativamente raro que acontece quase sempre em pacientes com fimose.

CORRIMENTO VAGINAL  São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar freqüentemente.

DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA  A doença inflamatória pélvica (DIP) engloba o conjunto de doenças inflamatórias do trato genital feminino superior: útero, trompas e ovários. Atinge a mulher jovem ao redor dos 20 anos, 35 anos

FANTASIAS SEXUAIS  Muitas fantasias sexuais são transformadas em realidade e outras tantas servem de estímulo para o relacionamento sexual ou porque a relação está morna ou porque se tem vontade de incrementá-la um pouco mais

AFRODISÍACOS  A procura por fórmulas mágicas para o incremento da vida sexual pode ser observada ao longo de toda a história da humanidade, principalmente nos livros eróticos do oriente - manuais chineses, hindus e árabes.

CLAMÍDIA NO HOMEM  É uma infecção sexualmente transmitida acometendo geralmente a uretra e causada pela Chlamydia trachomatis.

USO DA CAMISINHA  Mesmo que muitas coisas já tenham sido ditas sobre o seu uso, as pessoas ainda são resistentes a fazerem da camisinha um hábito.

CUIDADOS COM O SEXO E SUAS VARIAÇÕES  Se você acha que só é possível sentir prazer com a penetração, engana-se.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement






Autor

Título: GONORRÉIA NO HOMEM

Link :
Data de Publicação :01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 23/04/2014
Palavras-Chave : GONORRÉIA NO HOMEM - Urologia - Gonorréia , Blenorragia , Corrimento , Pingadeira , Uretrite , Secreção Uretral .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques