Dores na Face

DORES OROFACIAIS

Realmente um problema?

Aproximadamente 25% à 45% da população em geral apresenta ou já apresentou algum sinal ou sintoma de Disfunções Temporomandibulares (DTM). Os sinais e sintomas mais frequêntes são: 1) dor localizada na região da Articulação Temporomandibular (ATM – articulação responsável pela abertura e fechamento da boca) ou ouvidos, dor durante o movimento da mandíbula, dores de cabeça agravadas pelo movimento da mandíbula, presença de ruídos na ATM (click ou crepitação), diminuição da abertura e movimentos laterais da mandíbula, desvio da mandíbula durante o movimento de abertura da boca., história de travamento das arcadas e história de trauma da face (devido a acidentes de carro, esportes, quedas, etc…).

Entretanto, apenas 1/4 desta população precisa efetivamente de tratamento. Em uma pesquisa recente (1997) foi demonstrado que, para estes pacientes com sinais e sintomas, realizar o tratamento é efetivamente melhor do que não realizá-lo. Por outro lado, existe uma parcela significativa da população que apresenta sinais e sintomas de problemas de DTM e que definitivamente não necessita de tratamento. Neste grupo, apenas aconselhamento sobre possíveis cuidados e o conhecimento da evolução do problema podem ser suficientes.

O Comitê para Prática Odontológica da Academia Americana de Dor Orofacial publicou recentemente seu relatório sobre problemas de DTM. “A prática do estudo das Disfunções Temporomandibulares e Dores Orofaciais está expandindo além da área dos dentes e da cavidade oral, passando a incluir o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam a cabeça e o pescoço como um todo.” O estudo desta área passa a ter um aspecto mais amplo, demonstrando que muitas dores de cabeça na região temporal e dores na face podem ter origem nos problemas temporomandibulares.

Existe ainda uma grande controvérsia quando relaciona-se o tratamento ortodôntico às disfunções temporomandibulares. A literatura científica apresenta fortes evidências de que os problemas de articulação temporomandibulares não são causados e dificilmente podem ser eliminados com tratamentos ortodônticos. Existem tratamentos específicos para estes problemas de ATM.

Se você tiver qualquer sinal ou sintoma descrito acima, converse com seu dentista clínico geral ou seu médico e peça maiores informações. Você poderá estar evitando uma série de problemas futuros para a sua saúde.