A PROCURA DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO

Você sente que está necessitando de tratamento ortodôntico?

Está é uma situação que deve ser muito bem definida. O que você pretende de um tratamento ortodôntico pode ser diferente do que o ortodontista entende que deve tratar. O ortodontista precisa saber mais sobre você do que simplesmente avaliar seus dentes. E é muito bom que você saiba algumas coisas importantes sobre a ortodontia.

Por que realizar tratamento ortodôntico?

Basicamente há dois motivos: fisiológico e estético. Alguns pacientes procuram o tratamento porque tem problemas de dor e mau funcionamento (disfunção) da articulação-temporo-mandibular (ATM) outros são assintomático e procuram melhora na estética, da face ou dentes. O ortodontista sempre tem um visão enfocada na fisiologia e na estética. O profissional sabe que a boa oclusão fisiológica é fundamental e que os resultados estéticos, que devem ser buscados, são correlatos a fisiologia.

Como a ortodontia pode melhorar a estética da face?

A posição dos dentes influencia, decisivamente, na estética da face. Os dentes não podem ser tratados ignorando o restante da face. No sentido transversal, deve ser respeitado o biótipo do indivíduo. Pacientes com o rosto estreito (fino e comprido) devem ter arcadas dentária proporcionais ao seu biótipo. Da mesma forma pacientes que tem o rosto largo (tão largo quando comprido, quase quadrado). No sentido póstero-anterior (de trás para frente) a posição dos incisivos, mais para frente ou mais para trás, influencia diretamente na beleza do perfil e na fisiologia da respiração.

Quando os incisivos estão para frente, dizemos que estão protrusos, e quando para trás, disse retrusos. A protrusão de ambas arcadas dentárias, superior e inferior (biprotrusão) é uma característica do grupo racial negro, os quais além dos dentes biprotuídos têm os lábios grossos. Os mongólicos (índios e asiáticos) tendem para a retrusão dos incisivos, com um perfil mais reto. Já os caucasianos (brancos) são intermediários. E, em nossos padrões de beleza, uma leve biprotrusão é sempre preferível do que uma leve biretrusão.

Um conceito fisiológico que influencia a estético é a relação entre os incisivos superiores e inferiores. Os superiores devem ocluir pela frente dos inferiores. Este é um imperativo fisiológico da oclusão, sem o que o aparelho mastigatório funcionará mal, com prejuízo para os dentes. E, esteticamente também é um imperativo devido a influência cultural. Em todas as culturas, expressadas nas artes, há padrões de beleza universais semelhantes, ainda que o conceito de beleza seja subjetivo e de avaliação pessoal. Quem ama o feio bonito lhe parece...

Assim que estética e fisiologia estão sempre juntas?

SIM!!! Pelo menos assim deve ser. Um bom resultado estético está dependente também da harmonia entre as arcadas dentárias (oclusão), a articulação da mandíbula com o crânio (ATM) e posição dos lábios. É esta harmonia que proporciona maior estabilidade da estética e do bem estar do paciente.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO E ORTODÔNTICO  A Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento das funções respiratórias, mastigatórias, atos de deglutição e fala, visando o equilíbrio miofuncional.

INFORMAÇÕES SOBRE ORTODONTIA  O que é Ortodontia? Ortodontia é um ramo da odontologia que especializa-se no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e facias.

DENTES TORTOS, CORREÇÃO COM E SEM EXTRAÇÕES  Em alguns casos, para que se consigam os melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, é necessário extrair dentes. Não é certo generalizar, tanto para o lado das extrações quanto para não extrações. Cada caso é um caso e isto é sempre avaliado com extremo critério pelo especialista em ortodontia.

ORTODONTIA E CIRURGIA  Os tratamentos das anormalidades dentais, maloclusões e dentes tortos são usualmente corrigidos pelo ortodontista. Anormalidades de crescimento são normalmente corrigidas pelo cirurgião buco-maxilo-facial.

USANDO A MAMADEIRA COM BOM SENSO  O aleitamento materno é de longe a forma ideal de alimentar o bebê, mas sabemos quem nem sempre isto é possível. Existem muitos obstáculos, que podem impedir esta forma natural de alimentação e levar os pais a alimentarem o bebê com mamadeira.

DENTES TORTOS  A Ortodontia, ramo da odontologia que se dedica à correção da oclusão dentária (maneira como os dentes fecham,ocluem os de cima com os de baixo) e dos dentes tortos, alcançou tamanho desenvolvimento técnico, nos últimos anos, que permite ao especialista a realização de tratamentos eficientes com excelentes resultados, tanto estéticos quanto funcionais.

NOVO SISTEMA INVISÍVEL PARA CORRIGIR DENTES TORTOS  O Sistema Invisível consiste na possibilidade de fazer um tratamento ortodôntico sem uso de bráquetes ou fios, pois este sistema proporciona a movimentação dentária a partir da troca de uma sequência de alinhadores.

ORTODONTIA LINGUAL: O FIM DO SORRISO METÁLICO?  O comprometimento estético durante a ortodontia convencional é algo notório, visto que grande parte da população adulta procura melhorar a estética do sorriso e, até pouco tempo atrás, era obrigado a portar aparelhos antiestéticos durante o tratamento.

CORREÇÃO CIRURGICA DA FACE E DENTES  A cirurgia ortognática é o tratamento para pacientes que possuem deformidades envolvendo o esqueleto facial e os dentes.

DENTES DO SISO  Órgão dentário que, mesmo completamente desenvolvido, não fez sua erupção na época normal, encontrando-se totalmente rodeado por tecido ósseo ou por tecido ósseo e mucosa

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement






Autor

Título: CORREÇÃO DE DENTES TORTOS

Link :
Data de Publicação :01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 23/04/2014
Palavras-Chave : CORREÇÃO DE DENTES TORTOS - Odontologia - Dentes Tortos , Como Corrigir Dentes Tortos , Ortodontia , A Procura de Tratamento Ortodôntico , Tratamento Ortodôntico .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques