Erupção dos 1° Primeiros Molares e Incisivos

Os primeiros dentes permanentes que nascem são os 1º Molares. Eles erupcionam atrás de todos os dentes de leite ( decíduos ) motivo pelo qual não cai nenhum dentes de decíduo para eles nascerem.

Originalmente os dentes de leite têm raízes. Porém, a medida que os dentes permanentes se formam eles reabsorvem as suas raízes até que os dentes de leite caem e os permanentes erupcionam.

É o que se observa nesta imagem. Os 1° Molares permanentes nascendo, atrás dos decíduos, aos 6 anos. E logo após, aos 7 anos, erupcionam os Incisivos Centrais, primeiros os inferiores e depois os superiores. Aos 8 anos nascem os Incisivos laterais.

Sabe-se que estas idades variam de pessoa para pessoa. No entanto é valioso observar a seqüência de erupção. Esta seqüência normalmente não deve variar e se isto acontece é necessário investigar a causa com um dentista, principalmente nos Incisivos.








Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

A CRIANÇA E OS DENTES  É sumamente importante que se reconheça o valor e a importância dos dentes chamados decíduos, dentes-de-leite ou dentes temporários. Eles realmente são temporários, porém nem por isto devem ser descuidados.

NASCIMENTO DOS DENTES PARTE I DENTES DE LEITE  É importante que os pais conheçam a cronologia da erupção dos dentes das crianças, a fim de melhor avaliarem o desenvolvimento de sua dentição.

NASCIMENTO DOS DENTES PARTE II DENTIÇÃO MISTA  Na Dentição Mista, convivem na boca da criança, dentes decíduos e dentes permanentes, por cerca de 5 anos, é uma fase que deve ser bem conhecida dos pais.

DENTES NA APARÊNCIA FÍSICA  Padrões de beleza variam de cultura para cultura, mas a maioria das pessoas valorizam muito mais características faciais bem equilibradas, principalmente na região da boca.

MORDIDA ERRADA EM CRIANÇAS: PREVENIR E TRATAR É POSSÍVEL  A mordida errada pode, desde a tenra infância, afetar a estética e as funções orofaciais influenciando, portanto, no bem-estar psicológico e social da criança.

ENDONTIA (TRATAMENTO DE CANAL)DE DENTES JOVENS  O tratamento de canal convencional visa a remoção (limpeza) do conteúdo total do canal do dente, seja de uma polpa inflamada.

AUSÊNCIA DE UM DENTE  Quando um dente é perdido, a integridade estrutural de toda a cavidade bucal é afetada, tanto pelo ponto de vista funcional como estético. A migração dos dentes adjacentes (vizinhos) e opostos é possível.

HIGIENE ORAL E DOENÇA PERIODONTAL  As doenças periodontais, cujo fator etiológico primário é o biofilme dental (comunidades de bactérias presentes na cavidade bucal), é uma das grandes responsáveis pela perda de dentes em adultos.

A RESPIRAÇÃO, OS DENTES E A FACE  Atualmente, os problemas respiratórios na infância estão cada vez mais freqüentes, porém pouca gente sabe, da relação desses problemas, principalmente nas crianças que respiram constantemente pela boca, com os problemas ortodônticos, a maloclusão dentária.

DENTES DE LEITE ORIENTAÇÃO AOS PAIS  Atualmente, a Odontologia como todas as Ciências da saúde, está voltada para a educação, a promoção e a prevenção, sendo esta filosofia de fundamental importância, principalmente em se tratando de crianças.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement






Autor

Título: ERUPÇÃO DOS 1° PRIMEIROS MOLARES E INCISIVOS

Link :
Data de Publicação :28/03/2005 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 23/04/2014
Palavras-Chave : ERUPÇÃO DOS 1° PRIMEIROS MOLARES E INCISIVOS - Odontologia - Dentes permanentes , Primeiros Molares , Decíduos , Incisivos Centrais , Incisivos Laterais , Sequência de erupção .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques