SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL

É uma das queixas mais comuns em ginecologia, atingindo desde adolescentes até mulheres após a menopausa.

As causas podem estar relacionadas a vários fatores como:
 

Gestação
Patologias ginecológicas orgânicas, tais como lesões da vagina e do colo uterino, câncer de colo uterino, câncer de endométrio, hiperplasia do endométrio, pólipo endometrial, miomatose uterina e tumores ovarianos produtores de hormônios
Causas clínicas como hiperprolactimemia, hipo ou hipertireoidismo, insuficiência renal e hepática, uso de medicação anticoagulante e tumores de supra-renal produtores de hormônios
Sangramento uterino disfuncional, causado por alterações da fisiologia dos hormônios sexuais sobre o endométrio, na ausência de patologias ginecológicas ou clínicas.

O diagnóstico deve incluir :
 

História
Exame físico com exame especular e colposcópico.
Métodos complementares de diagnóstico como ecografia pélvica, biópsia de endométrio e histeroscopia, que é o método ideal para o diagnóstico de patologia endometrial.

O tratamento será de acordo com a causa determinada, sempre levando em consideração a idade da paciente e pode incluir:
 

Medicação hormonal,
Anticoncepcionais orais,
Medicação anti-inflamatória,
DIU medicado com progesterona,
Histeroscopia cirúrgica,
Histerectomia.






Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO  É o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 24% de todos os cânceres

CÂNCER DE ENDOMÉTRIO - DETECÇÃO PRECOCE  Fatores de risco mais comuns associados ao câncer de endométrio

ENDOMETRIOSE  Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina.

DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA  A doença inflamatória pélvica (DIP) engloba o conjunto de doenças inflamatórias do trato genital feminino superior: útero, trompas e ovários. Atinge a mulher jovem ao redor dos 20 anos, 35 anos

GRAVIDEZ ECTÓPICA  É a gestação que ocorre fora da cavidade uterina.

EXAME GINECOLÓGICO  O exame ginecológico propriamente dito se compõe de três aspectos

MIOMATOSE UTERINA  Miomas uterinos, também conhecidos por fibromas, são tumores benignos do útero. Compostos de tecido muscular, são as massas uterinas mais comuns e freqüentes, sendo sua incidência de 25% ao redor dos 35 anos.

GESTAÇÃO - DIAGNÓSTICO  Na vida da mulher, o diagnóstico da gestação é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegria e bem estar intensos até a tristeza profunda e sensação de desamparo.

INFERTILIDADE: PERGUNTAS MAIS FREQUENTES  Apesar dos testes e dos conhecimentos atuais, cerca de 10% dos casais que têm sido investigados intensamente não têm causa demonstrável de infertilidade.

FERTILIZAÇÃO IN VITRO  A fertilização in vitro, muitas vezes denominada "Bebê de Proveta", deve-se ao fato da fecundação do óvulo pelo espermatozóide ocorrer fora do corpo, em laboratório, ou seja, in vitro.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement






Autor

Título: SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL

Link :
Data de Publicação :01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 23/04/2014
Palavras-Chave : SANGRAMENTO UTERINO ANORMAL - Ginecologia e Obstetrícia - útero, Gestação , câncer de endométrio , exame especular , colposcópico , Anticoncepcionais, DIU , câncer de colo uterino .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques