CÂNCER DE CÓLON E RETO

O que é?

São tumores malignos, cânceres freqüentes do aparelho digestivo (intestino grosso).

Muitas vezes se desenvolvem sem sintomas que possam alertar os pacientes para um tratamento precoce; mas, assim mesmo, são cânceres que uma vez detectados podem apresentar um bom índice de cura.

Como se faz o diagnóstico?

A endoscopia (no caso chamada colonoscopia) é um exame que localiza os tumores de cólon e reto, ao mesmo tempo em que possibilita, através da Biopsia (retirada de parte ou todo o tumor) durante a colonoscopia, a identificação do tipo de tecido do tumor,orientando o médico para o tipo de tratamento e evolução da doença.

Para tumores localizados no reto (porção do intestino grosso que se situa antes do canal anal) o diagnóstico pode ser realizado pelo médico em seu consultório através de toque retal.

O que se sente?

Alguns sintomas ou sinais podem denunciar a presença de tumores de cólon e reto: sangramento anal, eliminação de muco junto com as fezes, modificação do ritmo de evacuações, dores localizadas nos trajetos do intestino grosso, aumentos localizados no abdome.

Todos ou alguns desses sinais ou sintomas podem estar presentes assim como o paciente pode ser portador de um tumor sem que algum sinal ou sintoma seja constatado.

Como devemos proceder?

Seria conveniente que todo indivíduo que constatasse alguma dessas queixas procurasse o profissional da saúde para esclarecer a causa.

Existe uma parte da população chamada de "população de risco"; são aqueles indivíduos que tem ou tiveram familiares com tumores do aparelho digestivo ou mais exatamente do intestino grosso. Esses deveriam se submeter a uma colonoscopia para esclarecer a causa dos sinais ou sintomas já relatados.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Este câncer é hereditário?

Qual o prognóstico?

Como fazer prevenção deste tipo de câncer? Como devo iniciar e quando examinar?

Quem faz parte do grupo de risco?

Como deve ser o seguimento?

Como este câncer se espalha?

Quando se realiza uma derivação (colostomia)?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

CÂNCER - DETECÇÃO PRECOCE  A detecção precoce significa fazer o diagnóstico do câncer no seu estágio pré-sintomático, ou seja, antes que a pessoa manifeste algum sintoma relacionado com a doença ou apresente alguma alteração ao exame físico realizado por um profissional da área da saúde.

CÂNCER - PREVENÇÃO  Prevenção em câncer é reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer.

CÂNCER DE CÓLON E RETO - DETECÇÃO PRECOCE  O exame oculto das fezes e os exames que vêem o intestino por dentro, como a colonoscopia e a retosigmoidoscopia são os exames mais frequentemente utilizados para se fazer um diagnóstico precoce desse tumor.

CÂNCER DE CÓLON E RETO - PREVENÇÃO  O câncer de cólon e reto, como a maioria dos tipos de câncer, têm fatores de risco identificáveis

SEXO E CÂNCER  O surgimento de algum tipo de câncer na vida de uma pessoa é muito traumático, dadas as conseqüências físicas e emocionais desse tipo de doença e as limitações da medicina nesse campo ainda muito desconhecido.

DOENÇA DE CROHN  Não se conhece uma causa para a Doença de Crohn. Várias pesquisas tentaram relacionar fatores ambientais, alimentares ou infecções como responsáveis pela doença.

COLITE  A principal manifestação é diarréia com sangue. Conforme a gravidade da doença, o número de evacuações varia de menos de 5 episódios diários até 10 ou 20 e o volume de sangue pode ser variável, causando ou não sintomas pela conseqüente anemia.

SANGRAMENTO GASTRO-INTESTINAL  é a perda de sangue a partir de qualquer órgão do trato digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso).

DOR ABDOMINAL  Nenhum quadro de dor é totalmente específico de uma determinada doença.

SANGRAMENTO ANAL  O sangramento anal pode ser causado tanto pela ocorrência de hemorróidas como por outras doenças menos ou mais graves que a doença hemorroidária.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement






Autor

Título: CÂNCER DE CÓLON E RETO

Link :
Data de Publicação :01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 22/04/2014
Palavras-Chave : CÂNCER DE CÓLON E RETO - Proctologia - Câncer de Intestino , Câncer de Reto , Câncer de Intestino Grosso , Neoplasia de Intestino , Sangramento Anal, Alteração do Hábito Intestinal, Tenesmo, Obstrução Intestinal .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques