ENDOSCOPIA DIGESTIVA

ENDOSCOPIA DIGESTIVA


O que é?

A Endoscopia Digestiva consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estomago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal. A primeira chama-se endoscopia digestiva alta e a segunda, colonoscopia. Esses instrumentos permitem visualizar a mucosa (revestimento interno) do tubo digestivo, e realizar detalhada avaliação, assim como coletar material ou mesmo realizar pequenas cirurgias.

Inicialmente, examina-se o órgão como um todo, para verificar se há alguma alteração em seu revestimento. Na prevenção do câncer, é método bem estabelecido, especialmente do câncer de estômago, esôfago e intestino grosso. Pequenas lesões, assim como lesões superficiais podem ser removidas durante o procedimento endoscópico, evitando-se desta forma cirurgia convencional. A endoscopia, como um todo, evoluiu muito nas últimas décadas. Pode-se, também, examinar as vias biliares e pancreáticas.

Como se realiza?

Existe um receio dos pacientes quando lhes é solicitado endoscopia, porque a palavra endoscopia está associada a algo que vai nos impedir de respirar, ao mesmo tempo em que algo entrará em nosso organismo. Na realidade os procedimentos endoscópicos nos dias de hoje são indolores. Tanto a endoscopia alta quanto a baixa são efetuadas sob sedação endovenosa que não deixa o paciente sentir dor ou desconforto. A respiração do paciente é normal durante o exame, e sua oxigenação é controlada através de equipamentos. A duração do exame de endoscopia digestiva alta é de 5 a 10 minutos e da baixa de 15 a 30 minutos, podendo prolongar-se em situações mais difíceis.

O que acontece após o exame?

Você será conduzido para a sala de recuperação, onde ficará repousando por 15 a 30 minutos, tempo suficiente para despertar completamente. Um familiar ou amigo deverá acompanhá-lo até a sua residência. Importante: não poderá dirigir ou tomar qualquer decisão ou atitude importante (por exemplo assinar cheques, documentos ou operar máquinas e equipamentos. O médico lhe dará um atestado para dispensá-lo do trabalho se for o caso. Poderá alimentar-se normalmente após os exames.

Como ficarei sabendo do resultado?

Os modernos serviços de endoscopia possuem unidades de captura de imagem, o que deixará seu resultado mantido em banco de imagens e imediatamente fornecê-lo a você (texto e fotos). Caso tenha havido coleta de material (análise de lesões, células, bactérias...), você terá de aguardar alguns dias para o resultado final (em média 3 a 5 dias úteis).

Dica útil

Procure clínica de endoscopia após informar-se com familiares ou amigos (uma indicação é sempre útil), além de certificar-se que o profissional possui qualificação, no caso, o título de especialista em endoscopia digestiva.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

CÂNCER GÁSTRICO  A maioria dos casos (90%) é originada na mucosa e tem o nome de adenocarcinoma; os restantes (10%) são linfomas, sarcomas e outras variedades mais raras.

GASTRITE  O estômago é um tipo de bolsa que recebe o que ingerimos. Internamente, é forrada por mucosa, uma camada rosada parecida com a que temos em nossa boca.

ESÔFAGO DE BARRETT  É uma condição que atinge a porção inferior do esôfago, alterando seu revestimento interno, cujas células originais são substituídas por células semelhantes às do intestino (metaplasia intestinal especializada ou Esôfago de Barrett).

ESTENOSE DE ESÔFAGO  É o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior.

DOR ABDOMINAL  Nenhum quadro de dor é totalmente específico de uma determinada doença.

CÂNCER DE PÂNCREAS E DE VIAS BILIARES  O sintoma mais comum é uma dor abdominal vaga, de pequena ou média intensidade, localizada na região da "boca do estômago"

CÂNCER DE ESTÔMAGO - DETECÇÃO PRECOCE  A mucosa que recobre o estômago é alvo de vários agentes químicos ou infecciosos. Quando repetida por vários anos, esta agressão pode gerar uma transformação nas células do estômago, que pode inclusive progredir para uma transformação maligna.

CÂNCER DE LARINGE  Este câncer é, na maioria das vezes do tipo epidermóide ou escamoso, ou seja, são as células que revestem a laringe que sofrem alterações e se tornam malignas.

CÂNCER DE ESÔFAGO - DETECÇÃO PRECOCE  A maioria dos cânceres de esôfago se origina nas células de tipo epitelial, os chamados carcinomas, ou nas células das glândulas, os chamados adenocarcinomas.

ESTENOSE DE ESÔFAGO  É o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement






Autor

Título: ENDOSCOPIA DIGESTIVA

Link :
Data de Publicação :07/02/2006 - Revisão : 30/10/2008 (Equipe ABC da Saúde) - Acesso : 22/04/2014
Palavras-Chave : ENDOSCOPIA DIGESTIVA - Gastroenterologia - Endoscopia Digestiva , colonoscopia , doenças do esôfago, estomago e intestinos , vias biliares e pancreáticas , análise de lesões .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques