publicidade

  Início | Artigos/Especialidades | Assuntos A-Z | Consulte Profissionais | Dieta do Mediterrâneo | Twitter | RSS | Newsletter | Aviso Legal

Homem | Mulher | Criança | Pele | Sexo | Comportamento | Cirurgia Plástica | Coração | Câncer | Dentes | Reumatismo | Infecções

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | X | Z

 
 
 
Versão para Impressão

CHOCOLATE

Em medicina, como medicamento.

O chocolate foi levado do México para a Europa no século XVI. Os invasores espanhóis se encantaram com o chá desta planta, se surpreenderam menos com o seu gosto e mais agradavelmente com os seus outros efeitos. O gosto amargo foi contornado adocicando o cacau conforme o gosto de cada um.

Desde cedo, aconteceram surpresas com o chocolate, o que continua acontecendo até os nossos dias. A primeira indicação terapêutica do chocolate veio quando descobriram que ele ajudava aos asmáticos nas suas crises, e a última surpresa agradável vem agora da Alemanha, onde um estudo muito bem conduzido chegou à conclusão que o chocolate é útil no combate à hipertensão arterial e na prevenção de doenças isquêmicas decorrentes da elevação da pressão arterial.

Um dos primeiros componentes estudados do cacau foi a teobromina. Esta palavra vem do grego e significa “alimento dos deuses”. A teobromina é um alcalóide do grupo das metilxantinas, assim como a cafeína e a teofilina. No chocolate o alcalóide de maior concentração é a teobromina.

Por outro lado, o chocolate teria a capacidade de liberar endorfinas, substâncias que provocam bem estar e facilitam o sono. É por esta razão que as camareiras dos hotéis costumam colocar à disposição um bombom ou um pequeno chocolate sob o travesseiro para que os hóspedes durmam bem.

O cacau contém outras substâncias, como os poilifenóis e os flavonóides. Os flavonóides têm a propriedade de diminuirem a pressão arterial, se administrados em doses maiores correspondendo a mais de 100 gramas de cacau ao dia. A novidade que é importante: os médicos pesquisadores (D.Taubert, R. Roesen, C. Lehmann, N. Jung e E. Schöemig) da Universidade de Colônia, na Alemanha, estudaram o efeito do cacau sobre a pressão arterial, administrando 6,3 g/dia de chocolate amargo ou 5,6 g/dia de chocolate branco e observaram o efeitos sobre a pressão arterial de pessoas voluntárias, da terceira idade, hipertensas leves e sãs sob demais aspectos. O estudo foi publicado na revista JAMA, 4 de Julho de 2007,. Vol. 298.

Foi constatado que depois de ingerir chocolate, 5,6 gramas por dia, havia uma diminuição da pressão arterial, já observável após 6 dias , e que depois de 18 dias baixava mais ainda, tanto em homens como em mulheres. A redução na pressão sistólica (a máxima), depois de 18 dias ingerindo 5,6 g de chocolate amargo/dia, era em média de 2,9 mm de Hg nas mulheres e 3,0 mm de Hg nos homens. Já na pressão diastólica (a mínima) a redução foi de 1,9 mm de Hg nas mulheres e 1,8 mm de Hg nos homens. Isto aconteceu somente com o chocolate amargo. Com o branco não houve influência sobre a pressão arterial.

A substância responsável por esta diminuição da pressão arterial seria do grupo S-nitrosoglution, encontrada somente no chocolate negro. A quantidade de chocolate administrada de 5,6 gramas ao dia, não alterou os níveis de açúcar no sangue e de colesterol, triglicerídeos ou creatinina. Os pacientes também não engordaram.

O cacau puro é bastante amargo, mas no chocolate o cacau é associado ao açúcar, o que pode tornar o seu consumo prejudicial nas dietas de emagrecimento ou para diabéticos. Já existem no mercado chocolates dietéticos, sem açúcar.

Podemos concluir que, além das dietas ricas em fibras, frutas e verduras, pobres em gorduras saturadas ou trans, o chocolate é recomendável para ajudar a controlar a pressão arterial. Aos pacientes se recomenda que não se fiem somente nestes dados, devem continuar controlando a sua pressão arterial com o seu médico. Cardiologia



Publicidade/Advertisement





Autor
Dr. Guenther von Eye

 Outros artigos do autor

Título: CHOCOLATE
Data de Publicação : 12/02/2009 - Revisão : 12/02/2009 - Acesso : 30/07/2010

Compartilhe



Aviso Legal:  

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização MESMO QUE CITADA A FONTE - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
© Copyright 2001,2002,2003,2004,2005,2006,2007,2008,2009,2010 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.
 

   

Busca


Divulgue entre seus amigos

 

Destaques

TAMANHO DO PÊNIS TAMANHO DO PÊNIS
Quais as causas de pênis pequeno?
IMPOTÊNCIA IMPOTÊNCIA
Temor de Desempenho
O que causa a perda da ereção?
ORGASMOS MÚLTIPLOS
ORGASMOS MÚLTIPLOS
Picos de prazer que ocorrem em seqüência, um imediatamente após o outro
TPM<
TPM
Irritabilidade, Ansiedade, Depressão são alguns dos sintomas mais comuns
ACNE ACNE
Afeta cerca de 80% dos adolescentes
SEXO NA ADOLESCÊNCIA SEXO NA ADOLESCÊNCIA
A perda da virgindade ainda é um marco importante para os jovens
DEPRESSÃO DEPRESSÃO
Pode afetar o dia-a-dia da pessoa - pelo desânimo e pela tristeza ao acordar.
TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR
É caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor
GRIPE A H1N1 GRIPE A H1N1
*Como se evita? *Calendário de Vacinação
DENGUE DENGUE
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer
HIPERTENSÃO HIPERTENSÃO
Saiba os cuidados para medir a pressão arterial
VITAMINASVITAMINAS
Complementos vitamínicos compensam uma má dieta?
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Quando adequada e variada, protege contra doenças infecciosas
OBESIDADE OBESIDADE
O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar e o aumento da atividade física
DIETA DO MEDITERRÂNEO DIETA DO MEDITERRÂNEO
* Melhor saúde e maior expectativa de vida
DIETA DO MEDITERRÂNEO Siga o ABC da SAÚDE no TWITTER
Fique por dentro das novidades e atualizações do site. Conteúdo escrito por especialistas.

 



Publicidade/Advertisement


 

This website is accredited by Health On the Net Foundation. Click to verify. Nós seguimos o Código de Ética para sites de saúde HONcode: Verique aqui.

 

Quem Somos | Autores | Aviso Legal | Política de Privacidade | Publicidade | Contato

© Copyright 2010 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda