publicidade

  Início | Artigos/Especialidades | Assuntos A-Z | Consulte Profissionais | Dieta do Mediterrâneo | Twitter | RSS | Newsletter | Aviso Legal

Homem | Mulher | Criança | Pele | Sexo | Comportamento | Cirurgia Plástica | Coração | Câncer | Dentes | Reumatismo | Infecções

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | X | Z

 
 
 
Versão para Impressão

LASER NA ODONTOLOGIA

A palavra LASER significa light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que, em português, seria ‘luz amplificada pela emissão estimulada de radiação’.

O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas.

O laser de baixa potência ou laser terapêutico (low level laser therapy – LLLT) tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante.

Atualmente, devemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos.

Como toda técnica , porém, é fundamental que se conheça bem os seus princípios básicos, principalmente porque os efeitos e o mecanismo de ação do laser são bastante complexos.

No caso do Herpes Labial, por exemplo, é comum o paciente chegar ao consultório para aplicação do laser, e ele já estar usando uma pomada ou tomando um comprimido para o Herpes. Infelizmente, esses comprimidos ou pomadas, têm o mecanismo de ação somente no DNA do vírus, diminuindo somente o tempo de exposição da lesão não atuando diretamente no fortalecimento da imunidade da região, apesar de não ter problema do seu uso concomitante com o laser.

O laser vai biomodular a região, isto é, vai fazer com que o local fique mais resistente (as células do nosso organismo ficam mais fortes e resistentes ao vírus), fazendo com que a reincidência diminua acentuadamente.

APLICAÇÕES E INDICAÇÕES NA ODONTOLOGIA

Alívio da dor - promove o alívio de dores de diversas etiologias, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós – operatório, entre outras aplicações.

Reparação tecidual - A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz após tratamento de canal, lesões traumáticas, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade tecidual superior.

Redução de edema ou “inchaço” e de hiperemia que seria o aumento da circulação sanguínea local (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) – Indicado na aplicação do pós operatório de procedimentos no campo da periodontia (inflamações gengivais e dos tecidos de sustentação dos dentes), cirurgia oral menor, etc

Anestesia - Ajuda a diminuir o desconforto do paciente no momento da aplicação da anestesia, visto que pode ser utilizado como pré-anestésico. O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados.

A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental, pela retração da gengiva, e após o clareamento dental.

Dores na articulação da mandíbula
Paralisia facial
Herpes simples (Herpes Labial)
Herpes zoster
Hipersensibilidade dentinária
Afta
Alveolite (infecção ou a inflamação do alvéolo pós extração dentária)
Bioestimulação óssea
Cárie
Endodontia (Tratamento de canal)
Exodontia (Extração dentária)
Língua geográfica (termo usado para descrever a aparência de mapa geográfico da língua, causada por manchas irregulares em sua superfície, de causa desconhecida)
Lesão traumática
Nevralgia do trigêmio (é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir)
Parestesia (Sensações cutâneas subjetivas, por exemplo., frio, aquecimento, formigamento, pressão, etc. que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação)

Laser Terapêutico e Laser para Clareamento em um só aparelho

Aplicação de laser para hipersensibilidade dentária
Odontologia



Publicidade/Advertisement





Autor
Dra. Fernanda Belotti

 Outros artigos do autor

Título: LASER NA ODONTOLOGIA
Data de Publicação : 31/10/2008 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 30/07/2010

Compartilhe



Aviso Legal:  

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização MESMO QUE CITADA A FONTE - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
© Copyright 2001,2002,2003,2004,2005,2006,2007,2008,2009,2010 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.
 

   

Busca


Divulgue entre seus amigos

 

Destaques

TAMANHO DO PÊNIS TAMANHO DO PÊNIS
Quais as causas de pênis pequeno?
IMPOTÊNCIA IMPOTÊNCIA
Temor de Desempenho
O que causa a perda da ereção?
ORGASMOS MÚLTIPLOS
ORGASMOS MÚLTIPLOS
Picos de prazer que ocorrem em seqüência, um imediatamente após o outro
TPM<
TPM
Irritabilidade, Ansiedade, Depressão são alguns dos sintomas mais comuns
ACNE ACNE
Afeta cerca de 80% dos adolescentes
SEXO NA ADOLESCÊNCIA SEXO NA ADOLESCÊNCIA
A perda da virgindade ainda é um marco importante para os jovens
DEPRESSÃO DEPRESSÃO
Pode afetar o dia-a-dia da pessoa - pelo desânimo e pela tristeza ao acordar.
TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR
É caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor
GRIPE A H1N1 GRIPE A H1N1
*Como se evita? *Calendário de Vacinação
DENGUE DENGUE
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer
HIPERTENSÃO HIPERTENSÃO
Saiba os cuidados para medir a pressão arterial
VITAMINASVITAMINAS
Complementos vitamínicos compensam uma má dieta?
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Quando adequada e variada, protege contra doenças infecciosas
OBESIDADE OBESIDADE
O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar e o aumento da atividade física
DIETA DO MEDITERRÂNEO DIETA DO MEDITERRÂNEO
* Melhor saúde e maior expectativa de vida
DIETA DO MEDITERRÂNEO Siga o ABC da SAÚDE no TWITTER
Fique por dentro das novidades e atualizações do site. Conteúdo escrito por especialistas.

 



Publicidade/Advertisement


 

This website is accredited by Health On the Net Foundation. Click to verify. Nós seguimos o Código de Ética para sites de saúde HONcode: Verique aqui.

 

Quem Somos | Autores | Aviso Legal | Política de Privacidade | Publicidade | Contato

© Copyright 2010 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda