CIRURGIA DO REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO

CIRURGIA DO REFLUXO GASTRO-ESOFÁGICO


Sinônimos/Nomes populares:

Azia, gastrite, fundoplicatura, refluxo gastroesofágico

O refluxo gastro-esofágico tem como sintoma típico a azia que também denomina-se de pirose. É um sintoma comum e com freqüência incomoda muito, obrigando os pacientes a procurar um médico para a resolução do problema. Na imensa maioria das vezes há boa resposta ao tratamento medicamentoso, complementado por outras medidas gerais.

Em poucos casos o tratamento não é eficaz. Em tais circunstâncias poderá ser considerada a indicação de cirurgia. O tratamento cirúrgico dessa doença é considerado quando ocorre uma complicação ou quando não se obtém resultado satisfatório com o tratamento clínico.

O refluxo gastro-esofágico, isto é, retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, é a causa da azia e, eventualmente, de outros problemas. Entre estes: tosse, rouquidão e irritação da garganta, aspiração para traquéia e pulmão causando tosse crônica e até asma; dor no peito que pode ser confundida com angina ou infarto cardíaco.

O contato persistente do suco gástrico ácido com a mucosa do esôfago provoca inflamação desse órgão, ou seja, esofagite. Esofagite persistente pode levar à formação de úlcera no esôfago e estreitamento desse por inflamação crônica além de sangramento crônico.

Há uma situação especial em que a inflamação crônica da mucosa do esôfago é alterada ficando semelhante àquela que reveste o estômago ou o intestino. A essa alteração chama-se de esôfago de Barrett.

A importância do esôfago de Barrett está no fato de que esta alteração, que ocorre por irritação crônica do esôfago, pode transformar-se em câncer. Seu diagnóstico obriga a uma vigilância contínua. Esta é feita através de endoscopia com biópsia da mucosa doente.

Outra alteração estrutural anatômica que costuma coincidir com a doença do refluxo gastroesofágico é a hérnia de hiato. A hérnia de hiato é um deslocamento de parte do estômago para a cavidade torácica, onde normalmente ficaria só o esôfago. Isto acontece por incompetência da abertura normal que existe no diafragma, provocando refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago associada, na maioria dos casos, à incompetência do esfíncter esofágico inferior.

O tratamento cirúrgico do refluxo gastroesofágico e da hérnia de hiato esofágico visa corrigir o defeito do diafragma quando presente e reconstituir a função do esfíncter esofágico inferior através da confecção de uma válvula utilizando parte do estômago e alguns pontos cirúrgicos, procedimento denominado de fundoplicatura.

Geralmente, a cirurgia indicada é realizada via laparoscópica, sendo o pós-operatório realizado em torno de 3 a 5 dias com evolução de uma alimentação líquida para uma mais consistente. A cirurgia, quando bem indicada e bem executada, obtém muito bons resultados.

Como eu faço o diagnóstico?

" A maioria dos episódios de refluxo gastroesofágico em lactentes e crianças ocorrem pelo retorno de conteúdo não-ácido do estômago. Além disso, manifestações extra-digestivas da DRGE como tosse crônica, episódios de aspiração para o pulmão, alterações na respiraçãoe apnéia, aparentemente são causadas pelo retorno do conteúdo ácido e não-ácido. O exame específico para o diagnóstico de refluxo é a pHmetria. Entretanto, na população pediátrica, muitas vezes, este exame não detecta alterações. Recentemente, o uso da técnica de manometria (estudos dos estímulos elétricos do esôfago) tem permitido o diagnóstico mais apurado do refluxo".

Perguntas para fazer para o seu médico:

O que é azia?

O que posso sentir?

Como será realizada minha cirurgia?

Como sei que é o momento da cirurgia?

revisão realizada por Dr. Gustavo Laporte





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Doença do Refluxo Gastro-Esofágico  É um conjunto de queixas que acompanha alterações no esôfago resultantes do refluxo (retorno) anormal do conteúdo estomacal

Esôfago de Barrett  É uma condição que atinge a porção inferior do esôfago, alterando seu revestimento interno, cujas células originais são substituídas por células semelhantes às do intestino (metaplasia intestinal especializada ou Esôfago de Barrett).

Estenose de Esôfago  É o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior.

Câncer de Esôfago - Prevenção  O câncer de esôfago, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco identificáveis

Câncer de Esôfago - Detecção Precoce  A maioria dos cânceres de esôfago se origina nas células de tipo epitelial, os chamados carcinomas, ou nas células das glândulas, os chamados adenocarcinomas.

Sangramento Gastro-Intestinal  é a perda de sangue a partir de qualquer órgão do trato digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso).

Úlcera Péptica  A úlcera é uma lesão do revestimento (mucosa) do esôfago, estômago ou duodeno, que é a porção inicial do intestino.

Endoscopia Digestiva  Consiste num método de investigação de doenças do esôfago, estomago e intestinos através de tubos flexíveis introduzidos pela cavidade oral ou anal.

Cirrose  A cirrose é uma doença difusa do fígado, que altera as funções das suas células e dos sistemas de canais biliares e sanguíneos.

Câncer de Estômago - Prevenção  Esse tipo de tumor é muito comum no mundo todo e é responsável por grande parte das mortes relacionadas à neoplasias.







Autor

Título: Cirurgia do Refluxo Gastroesofágico

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 10/11/2010 - Acesso : 20/11/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 78 | Palavras-Chave : Cirurgia do Refluxo Gastroesofágico - Cirurgia Geral - Refluxo Gastro-Esofágico , Refluxo , Hérnia de Hiato , Esôfago de Barret





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques