CASPA (Seborréia)

Sinônimos e nomes populares:

eczema ou dermatite seborréica, ermo, caspa.

O que é?

É uma doença que acomete 2 a 5% da população, sendo mais freqüente no sexo masculino, com início gradual das lesões. Pode ser mais intensa nos recém-nascidos e a partir da adolescência (períodos de maior atividade das glândulas sebáceas).

É uma erupção comum, com o aparecimento de manchas avermelhadas com escamas amareladas e finas, distribuídas no couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, parte central da face, peito e costas, sulco inframamário, umbigo, área genital e virilhas. O envolvimento ocular também pode ser observado (blefarite, conjuntivite).

Como se desenvolve ou se adquire?

A causa não é conhecida. É provavelmente uma resposta (reação) a um parasita comum da pele, o Pityrosporum ovale.

O que se sente?

A coceira é variável. Tem uma evolução crônica, com períodos de piora (estresse, frio, algumas doenças) e melhora (exposição solar, calor).

A descamação (escamas soltas) visível no couro cabeludo, comumente conhecida como caspa, é uma forma de dermatite seborréica, não sendo contagiosa. Nas crianças, acomete o couro cabeludo (chamada crosta láctea), área das fraldas (conhecida como dermatite das fraldas) e outras áreas de dobras.

Como o médico faz o diagnóstico?

Geralmente o diagnóstico é feito pela localização e tipo das lesões, associado a fatores desencadeantes. Raramente é necessário exame de pele, como biópsia, para fazer diagnóstico diferencial com outra doença de pele.

Como se trata?

Por se tratar de uma doença crônica, é importante o uso de medicamentos na pele e couro cabeludo tanto na crise quanto na intercrise - para tratar e prevenir as lesões - não tendo efeito curativo.

Como se previne?

As recidivas das lesões podem ser prevenidas com o uso de medicamentos adequados entre as crises. Ficar alerta para desencadeantes como inverno (frio e menor exposição solar) e estresse. As lesões não são contagiosas.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Dermatite Atópica  É uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária.

Dermatite de Contato  É a inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorre mais comumente nas mãos, braços e face.

Alopecia - Queda de Cabelo  A perda de cabelos pode ter sérias conseqüências emocionais, tanto para homens como para mulheres.

Pediculose (Piolho)  As queixas preponderantes são coceira intensa e irritação da pele da cabeça, podendo surgir também erupção ao nível da nuca acompanhada de aumento dos gânglios linfáticos (ínguas).

Escabiose (Sarna)  Doença de pele contagiosa causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. É transmitida pelo contato direto entre pessoas, pelo compartilhamento de roupas, roupas de cama ou por relações sexuais. É comum em ambientes lotados e pouco higiênicos, como cadeias e zonas de baixo meretrício.

Prolactinomas  São tumores benignos da glândula hipófise que provocam sintomas hormonais de modo predominante, decorrentes da elevação do hormônio Prolactina.

Hipotireoidismo  É um quadro clínico que ocorre pela falta dos hormônios da tireóide em decorrência de diversas doenças da tireóide.

Micoses Superficiais  Micoses superficiais são doenças provocadas por fungos, os quais são limitados à pele, aos pêlos, as unhas e às mucosas.

Lúpus Eritematoso Sistêmico  As queixas gerais mais freqüentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, as quais podem anteceder outras alterações por semanas ou meses.

Vitiligo  É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrômicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo.







Autor

  • Equipe ABC da Saúde
  •  
  • -
  • -
  • -
Outros artigos do autor

Título: Caspa (Seborreia)

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 23/05/2014 - Acesso : 21/11/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 378 | Palavras-Chave : Caspa (Seborreia) - Dermatologia - Dermatite Seborreica , Caspa , coceira , Ermo , descamação , Eczema , Seborréia , Pityrosporum ovale .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques