COMISSURITE

Sinônimos e nomes populares:

perleche, "boqueira", queilite angular

O que é?

É uma doença inflamatória comum dos cantos da boca.

Como se desenvolve?

Em geral, ocorre nos meses de inverno. Embora o quadro inicial seja de uma reação inflamatória, é comum a infecção posterior por um fungo (candida albicans) e, às vezes, por bactérias nestes locais com maior acúmulo de saliva (umidade).

São mais comuns em crianças com tendência à dermatite atópica, com o lambimento dos lábios e/ou uso de aparelhos dentários como um fator causal.

Nos idosos, os fatores anatômicos como o sobrefechamento da boca cria dobras nos cantos da mesma como um fator predisponente, por uso de dentaduras (ou retirada delas para dormir) e, às vezes, pela falta de peças dentárias.

Podem existir deficiências vitamínicas, principalmente do complexo B, associadas ao quadro.

O que se sente?

Geralmente os pacientes queixam-se de ardência, dor, secura e desconforto nos cantos da boca, principalmente com alimentos e bebidas ácidas.

Observa-se uma área avermelhada de fundo, com escamas, às vezes pus e rachaduras nos cantos da boca.

Como se faz o diagnóstico?

O aspecto das lesões é bem característico, restrito ou predominando nos cantos da boca. Podem ser necessários exames com raspagem do material dos cantos da boca para identificação de uma infecção por fungo ou bactéria em casos especiais (atípicos ou recorrentes).

Como se trata?

A princípio, a doença cura rapidamente com medicações nos locais das lesões. Deve ser recomendado evitar alimentos e bebidas ácidas que irritam o local.

Raramente são necessários tratamentos a longo prazo, por via oral ou até cirúrgico (para corrigir a má oclusão da boca).

Como se previne?

As lesões podem voltar mesmo após a cura, tornando-se um problema crônico. Nesses casos, deve-se investigar minuciosamente os fatores predisponentes, tais como o hábito de lamber os lábios, a má oclusão da boca, uso de dentaduras ou aumento da umidade nos cantos da boca.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Dermatite Atópica  É uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária.

Herpes Simples  A transmissão do vírus se faz preferentemente por contato direto pessoa – pessoa, mesmo que não haja lesão ativa.

Aftas  É a enfermidade da mucosa bucal mais comum, caracterizando-se por úlceras (feridas) branco-amareladas de contorno avermelhado, múltiplas ou solitárias.

Gastrite  O estômago é um tipo de bolsa que recebe o que ingerimos. Internamente, é forrada por mucosa, uma camada rosada parecida com a que temos em nossa boca.

Herpes Zoster  É uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zoster) em latência, que afeta adultos e pacientes com a imunidade comprometida.

Dermatite de Contato  É a inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorre mais comumente nas mãos, braços e face.

Disidrose  É uma erupção com bolhas pequenas (vesiculante) de pés e mãos (mais nas palmas das mãos e plantas dos pés) de caráter agudo, crônico ou recidivante.

Caspa (Seborreia)  É uma doença que acomete 2 a 5% da população, sendo mais freqüente no sexo masculino, com início gradual das lesões.

Câncer de Boca  Deve-se estar atento aos sinais identificadores de que alguma coisa não vai bem com sua boca

O Que Devemos Saber Sobre Alergia Alimentar  A alergia alimentar é, simplificando ao máximo, uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

  • Equipe ABC da Saúde
  • -
  • -
  • -
  • -
Outros artigos do autor

Título: Comissurite

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 01/08/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 90
Palavras-Chave : Comissurite - Dermatologia - Queilite , Boqueira , Perleche , Ferida no Canto da Boca





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques