MOLUSCO CONTAGIOSO

O que é?

É uma infecção freqüente de pele, de origem viral, contagiosa, causada por poxvírus. Afeta principalmente crianças.

Como se desenvolve?

A infecção se dissemina principalmente pelo contato direto de indivíduo a indivíduo. A transmissão sexual não é comum em crianças, como acontece em adolescentes e adultos.

O que se sente?

As lesões são assintomáticas. Se inflamadas ou irritadas podem desencadear ardência ou coceira.

Nas crianças em geral são afetados o tronco, extremidades (braços, mãos, pernas e pés) e rosto - áreas mais expostas.

Nos adultos em geral a área genital é a mais afetada.

As lesões são arredondadas, elevadas, firmes, brilhantes, da cor da pele, roxas ou acastanhadas e com uma depressão central característica.

Medem de 2 a 5 mm, mas podem ser maiores. O espalhamento é por auto-inoculação (de uma lesão para outra), podendo chegar a um número abundante de lesões.

Como se faz o diagnóstico?

Em geral as lesões são bem características, mas se houver dúvida, deve-se encaminhar uma amostra para exame de pele (biópsia) - para confirmação diagnóstica.

Como se trata?

Existem técnicas cirúrgicas não invasivas, de fácil resolução da doença. O paciente deve sempre ser alertado quanto ao aparecimento de novas lesões que estariam em incubação (latentes - sem manifestação clínica).

Também dispõe-se de tratamentos medicamentosos.

Pode até ocorrer cura espontânea após evolução prolongada, mas o tratamento é tão eficaz e fácil que não justifica não ser realizado - por não se prever a duração da moléstia e facilidade de transmissão da virose.

Como se previne?

Evitar o contato direto com as lesões de molusco contagioso.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Esquistossomose  Infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada (endêmica). Nestes locais o número de pessoas com esta parasitose se mantém mais ou menos constante.

Verrugas  É um tumor benigno causado por vírus (HPV) Pappilomavirus humano, vírus este que pode causar também tumores malignos no colo do útero ou no pênis, segundo o sorotipo

Psoríase  A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno).

Dermatite de Contato  É a inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorre mais comumente nas mãos, braços e face.

Dermatozoonoses - Tungíase  É a enfermidade causada pela tunga penetrans, um tipo de pulga que habita lugares secos e arenosos, sendo muito encontrada nas zonas rurais, chiqueiros e currais.

Dermatozoonoses - Larva Migrans  A infestação ocorre após contato com solo contaminado com as fezes de cães e gatos.

Herpes Zoster  É uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zoster) em latência, que afeta adultos e pacientes com a imunidade comprometida.

Herpes Simples  A transmissão do vírus se faz preferentemente por contato direto pessoa – pessoa, mesmo que não haja lesão ativa.

Dermatite Atópica  É uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária.

Acne  Acne vulgar ou juvenil é uma das dermatoses (doenças da pele) de maior predominância, afeta cerca de 80% dos adolescentes, mas pode persistir ou iniciar-se em idade adulta.







Autor

  • Equipe ABC da Saúde
  •  
  • -
  • -
  • -
Outros artigos do autor

Título: Molusco Contagioso

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 23/05/2014 - Acesso : 31/10/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 291 | Palavras-Chave : Molusco Contagioso - Dermatologia - Infecção de Pele , Poxvírus , vírus , lesões , ardência , coceira , biópsia .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques