EXAME GINECOLÓGICO

O exame ginecológico propriamente dito se compõe de três aspectos:
 

A inspeção da genitália externa ou vulva,,
O exame especular
O toque bimanual

Inspeção da genitália externa ou vulva

constitui-se dos órgãos a seguir:
 

monte pubiano, coxim gorduroso recoberto de pêlos
grandes lábios, que são pregas de tecido adiposo
pequenos lábios, pregas avermelhadas que se unem anteriormente formando o clitóris
clitóris
vestíbulo, fossa com formato navicular entre os pequenos lábios
intróito vaginal, na porção posterior do vestíbulo que, nas mulheres virgens está encoberto pelo hímen
as aberturas das glândulas de Bartholin, localizadas ao lado da abertura vaginal
o orifício da uretra, que se abre dentro do vestíbulo, entre o clitóris e a vagina
as glândulas parauretrais ou de Skene, ao lado da uretra
O períneo, tecido existente entre o intróito vaginal e o ânus.


Material utilizado no exame ginecológico 1
Material utilizado no exame ginecológico 2

Material utilizado no exame ginecológico

Exame Especular

A vagina é um tubo oco que se estende entre a uretra e o reto e termina em fundo de saco. Ela deve ser inspecionada durante a retirada do espéculo. O útero é um órgão fibromuscular que se constitui de corpo, istmo e colo uterino ou cérvix que faz protusão para dentro da vagina . O colo uterino possui uma fenda que marca a comunicação através do canal cervical para a cavidade uterina. O colo uterino, após completamente visualizado quando da abertura do espéculo, deve ser observado quanto à sua posição, coloração, presença de ulcerações, massas, sangramentos ou secreção. Deverá ser colhido material para o exame direto de secreção vaginal e amostras para a citologia, conhecido como Papanicolau

Exame especular  1 Exame especular  2

Exame especular

Coleta do exame citopatológico   1
Coleta do exame citopatológico   2

Coleta do exame citopatológico

Exame de Toque Bimanual

Exame de Toque Bimanual

A cada lado do fundo uterino se estende uma Trompa de Falópio, cuja extremidade franjada e afunilada se curva em direção aos Ovários. Com a mão enluvada devem ser introduzidos na vagina os dedos indicador e médio com o objetivo de determinar a posição, formato, consistência, regularidade, mobilidade e hipersensibilidade do útero e ovários. O fundo de saco vaginal deve ser palpado para identificar os ovários atentando para o tamanho, formato, consistência, mobilidade e hipersensibilidade.

 

Exame de Toque Retal

O exame de toque retal pode ser necessário na determinação de tumores pélvicos, nas pacientes idosas ou nas mulheres virgens.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Vagina  Com grande número de terminações nervosas e paredes elásticas, a vagina é o canal do órgão sexual feminino e parte do aparelho reprodutor, que se estende desde o colo do útero até a vulva.

Ferimentos nos Genitais Femininos  O tipo mais comum de ferimento genital acidental é o traumatismo fechado causado pela queda contra um objeto duro, chamada de "queda a cavaleiro", tal como a queda sobre o selim ou o quadro da bicicleta, sobre uma barra, sobre uma cerca ou borda de banheira.

Corrimento Vaginal  São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar freqüentemente.

Câncer de Colo do Útero  É o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 24% de todos os cânceres

Doença Inflamatória Pélvica  A doença inflamatória pélvica (DIP) engloba o conjunto de doenças inflamatórias do trato genital feminino superior: útero, trompas e ovários. Atinge a mulher jovem ao redor dos 20 anos, 35 anos

Endometriose  Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina.

Vaginismo  É a contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração pelo pênis, dedo, ou espéculo ginecológico ou mesmo um tampão.

Cuidados com o Sexo e suas Variações  Se você acha que só é possível sentir prazer com a penetração, engana-se.

Abscesso e Cisto da Glândula de Bartholin  As glândulas de Bartholin secretam muco para hidratar a região vulvar. São semelhantes às glândulas dos mamíferos. Estão localizadas bilateralmente na área vulvovaginal profundamente na vulva

Câncer de Vagina  Representa aproximadamente 1% dos tumores ginecológicos. Os tipos que ocorrem são tumores escamosos, adenocarcinoma, melanoma, sarcoma.







Autor

Título: Exame Ginecológico

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 19/01/2010 - Acesso : 29/08/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 463
Palavras-Chave : Exame Ginecológico - Ginecologia e Obstetrícia - Espéculo , Toque Vaginal , Toque





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques