GESTAÇÃO E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Sinônimos e nomes populares:

Doenças do sexo, doenças pegadas e Gestação/Gravidez

O que é?

As doenças sexualmente transmissíveis, quando transmitidas na fase intrauterina e no período perinatal (gestação/parto/puerpério), podem ocasionar doenças importantes no feto, chegando até a morte fetal. A gestante e seu companheiro devem ser questionados quanto à presença ou exposição às doenças sexualmente transmissíveis e aconselhados quanto à prevenção e tratamento. Alguns testes devem ser realizados no pré-natal para o diagnóstico destas doenças.

Exames recomendados:
 

Sorologia para sífilis
o teste realizado em nosso meio chama-se VDRL. Toda gestante com sífilis deve ser tratada, pois diminui o risco de transmissão transplacentária. Este teste é repetido no segundo e terceiro trimestre.
Teste para Hepatite B (HbsAg)
deve ser solicitado a toda gestante na primeira consulta de pré-natal e repetido ao final da gestação (último trimestre) nas gestantes com HbsAg negativo, que têm fatores de risco para a contaminação (mulheres com outras doenças sexualmente transmissíveis, com vários parceiros, usuárias de drogas).
Teste para vírus HIV
deve ser oferecido na primeira consulta pré-natal.
Exame direto
exame para pesquisa de vaginose bacteriana - nas gestantes em risco de desenvolverem trabalho de parto prematuro (aquelas que já tiveram parto prematuro anterior)






Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Corrimento Vaginal  São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar freqüentemente.

Hepatites  É qualquer inflamação do fígado. Pode ser causada por infecções (vírus, bactérias), álcool, medicamentos, drogas, doenças hereditárias (depósitos anormais de ferro, cobre) e doenças autoimunes.

Sífilis  É uma doença infecciosa crônica causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, adquirida, na maior parte das vezes, por contato sexual com outra pessoa contaminada.

Gonorreia no Homem  A gonorréia se transmite através de relações sexuais com parceiras contaminadas. O risco de se contaminar, na primeira vez, é de 15-20%

Candidíase e Vaginose  A prevenção salienta a correta higiene e o uso de roupas íntimas de algodão, evitando calor e umidade na área genital.

Clamídia, Gonorreia, Tricomoníase e Herpes - DST na Mulher  Os sintomas mais comuns são a secreção esverdeada ou acinzentada, fluída, abundante, espumante e com mau cheiro.

Corrimento Vaginal  São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar freqüentemente.

Exame Ginecológico  O exame ginecológico propriamente dito se compõe de três aspectos

Uso da Camisinha  Mesmo que muitas coisas já tenham sido ditas sobre o seu uso, as pessoas ainda são resistentes a fazerem da camisinha um hábito.

Gestação e HIV  Todas as gestantes devem realizar testes para identificação da infecção pelo vírus HIV. É um exame de rotina na avaliação pré-natal.







Autor

Título: Gestação e Doenças Sexualmente Transmissíveis

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 25/10/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 210 | Palavras-Chave : Gestação e Doenças Sexualmente Transmissíveis - Ginecologia e Obstetrícia - Gravidez e Doença Pegada , Doenças do Sexo na Gravidez , Doença Pegada na Gravidez , Gravidez e Doença Sexualmente Transmissível





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques