VERMINOSES

Sinônimo:

parasitoses intestinais

O que é?

Infecções intestinais causadas por uma variedade de agentes muito comuns em pessoas de baixa renda sem acesso a redes de esgoto e água tratada.

Como se adquire?

A contaminação se dá de várias formas sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos.

O que se sente?

De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e quadros respiratórios.

Como se faz o diagnóstico?

A apresentação dos sintomas e os exames de fezes normalmente dão a identificação do parasita. Exames de sangue podem ser necessários se houver acometimento sistêmico.

Como se trata?

Medicamentos antiparasitários específicos após a identificação do agente causador.

Como se previne?

O tratamento das populações afetadas reduz bastante o índice de infecções numa comunidade:
 

cuidados de higiene pessoal e doméstica,
evitar contato íntimo das crianças com solo ou água contaminada,
ferver ou filtrar a água usada na alimentação,
não andar descalço.

Do ponto de vista da comunidade a prevenção se faz através de:
 

educação para a saúde
proibição do uso de fezes humanas para adubo
saneamento básico a toda população
condições de moradia compatíveis com uma vida saudável.






Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Dor Abdominal  Nenhum quadro de dor é totalmente específico de uma determinada doença.

Náuseas e Vômitos  A maioria é causada por alterações que ocorrem diretamente no estômago ou intestino, mas certas situações envolvendo outros órgãos também causam esses sintomas.

Diarreia Aguda  É observada como uma diminuição da consistência habitual das fezes que podem alcançar o estado líquido. O número de evacuações varia de um episódio isolado até mais de dez em 24 horas.

Anemia  A hemoglobina é o pigmento que dá a cor aos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos

Febre  É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitas como indicadores de febre as temperaturas: retal acima de 38º C e Axilar ou oral acima de 37,5º C.

















Autor

  • Equipe ABC da Saúde
  • -
  • -
  • -
  • -
Outros artigos do autor

Título: Verminoses

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 10/02/2010 - Acesso : 27/08/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 452
Palavras-Chave : Verminoses - Infectologia - Parasitoses , Parasitose , Verminose Intestinal , Vermes





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques