HEMATÚRIA

Sinônimo:

sangue na urina.

O que é?

Hematúria ou sangue na urina é um sinal que ocorre nas doenças renais e não pode ser ignorado pelos portadores, nem pelos médicos. Em toda a urina, há sempre hemácias (sangue) em quantidade muito reduzida. A hematúria pode ser microcópica ou macroscópica.

Chamamos de hematúria microscópica quando a perda de hemácias é superior a três hemácias por campo microscópico na análise do sedimento urinário ou maior do que 15-20 hemácias/microlitro em exames quantitativos realizados por citometria de fluxo.

A hematúria macroscópica é reconhecida a olho nu pela cor vermelha, de lavado de carne ou marrom como coca-cola.

Qualquer hematúria deve ser cuidadosamente investigada, independente da intensidade, porque geralmente a intensidade não é proporcional à gravidade da doença renal.

Como se faz o diagnóstico?

Para saber se uma pessoa tem hematúria microscópica, é necessário realizar um exame de urina. A coleta de urina deve ser a primeira da manhã, após uma higienização externa para evitar contaminações.

Além do sangue na urina, outros dados do exame de urina podem auxiliar a encontrar a causa e o local da hemáturia. Por exemplo, a presença de albumina (proteinúria) faz pensar em nefrites. O achado de bactérias e leucócitos (pus) sugerem infecção urinária, glicose na urina ocorre na diabete e assim por diante.

Como o exame de urina é usualmente empregado em avaliações de ”check up” é freqüente o achado de hematúria microscópica assintomática.

Embora na maioria dos casos tal achado possa estar relacionado a situações fisiológicas (menstruação, exercício físico e atividade sexual), transitórias (instrumentação urológica, infecção urinária) ou doenças de caráter não evolutivo, a sua presença deve ser investigada pela possibilidade de associação com doenças potencialmente graves como neoplasias, infecções e obstrução do trato urinário. As causas de hematúria são muitas e por isto a investigação pode ser demorada e exigir a realização de radiografias, tomografias, ecografias e outros exames de sangue e de urina para complementar o diagnóstico.

Analisando todas as informações colhidas, pode-se encontrar mais de 80 causas de hematúria e a maioria delas são microscópicas; por isso a investigação da hematúria é difícil e demorada.

Principais causas

Como as causas de sangramento urinário são em grande número busca-se identificar inicialmente aquelas mais simples e freqüentes: infecções urinárias, cálculos urinários, traumatismo renal, glomerulonefrites, nefrites hereditárias e rins policísticos. É importante também estar atento para a possibilidade de tumores dos rins, bexiga ou próstata srem a causa da hematúria.
 

História de hematúria macroscópica
Idade > 40 anos
História de sintomas urinários irritativos
Abuso de analgésicos
História de irradiação pélvica
Exposição ocupacional a agentes químicos (benzeno, aminas aromáticas)
História de doença urológica
História de infecção urinária recorrente (sobretudo em homens)

De hematúria estão relacionadas aos canais por onde passa a urina (ureter, bexiga, próstata e uretra) que podem ser atingidos por lesões inflamatórias, infecciosas, tumorais, congênitas, traumáticas, tóxicas e por cálculos urinários.

Há outras situações nas quais podemos encontrar urina de cor vermelha, mas que não significam sangue na urina. A urina pode ser tingida de vermelho por pigmentos ferruginosos, como a hemoglobina que é a proteína portadora de ferro dos glóbulos vermelhos. A mioglobina que é originária dos músculos também pode pigmentar de vermelho a urina.

Os pacientes portadores de defeitos congênitos ou próteses valvulares cardíacas podem, por problemas mecânicos, facilitar a destruição de glóbulos vermelhos, e com a liberação da hemoglobina corar a urina de cor vermelha.

Alimentos como beterraba, páprica e ruibarbo, medicamentos como piridium, rifampicina, laxativos como cáscara, sene e tranqüilizantes (fenotiazidas) e outros pigmentos de inúmeras substâncias podem colorir a urina de vermelho.

O exame de urina afasta essa possibilidade de confusão.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

É grave ter sempre sangue na urina?

Como posso saber se a urina tem sangue?

A perda de sangue pode levar à anemia?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Pedra nos Rins  Hoje, constata-se que mudanças nos regimes alimentares, promovidas pela industrialização dos alimentos, mais ricos em proteínas, sal e hidratos de carbono, aumentaram a formação de cálculos.

Proteinúria  A excreção de albumina na urina (proteinúria) é uma importante alteração pela qual as doenças renais se manifestam.

Nefrite  É o resultado de um processo inflamatório difuso dos glomérulos renais tendo por base um fenômeno imunológico. É responsável por 50% das doenças renais.

Infecção Urinária (Nefrologia)  A infecção do trato urinário (IU) constitui uma das principais causas de consulta na prática médica, só perdendo para as infecções respiratórias.

Hipertensão Arterial (Pressão Alta)  Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo

Corrimento Vaginal  São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar freqüentemente.

Pielonefrite  É a infecção que por penetração de germes atinge um ou dois rins.

Câncer de Rim  É o tumor maligno mais comum de rim do adulto. É mais freqüente entre 50 e 70 anos. Os homens são afetados duas vezes mais do que as mulheres

Tumor de Bexiga  Também chamado de carcinoma transicional de bexiga, constitui 6,2% de todos os tumores os tumores malignos

Cálculos Renais  O depósito organizado de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário é o que se chama de cálculo urinário.







Autor

Título: Hematúria

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 23/09/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 223
Palavras-Chave : Hematúria - Nefrologia - Sangue na Urina , Urina Vermelha , Hematúria Microscópica , Hematúria Macroscópica





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques