DIETA DO MEDITERRÂNEO DIETA DO MEDITERRÂNEO

A prestigiosa revista médica New England Journal of Medicine divulgou, em 26 de junho de 2003, os resultados do último grande estudo, realizado na Grécia e utilizando 22.000 pessoas , associando a "dieta do mediterrâneo + atividade física" à melhor saúde e maior expectativa de vida.

Em outro estudo, publicado em 23 julho de 2003 pela Revista da Associação Americana de Medicina (JAMA), foi demonstrado que adicionar a uma dieta de baixa gordura ingredientes que ativamente combatem o colesterol ruim (LDL) tem o mesmo efeito em reduzir o colesterol e os triglicerídios que a droga mais moderna utilizada em clínica atualmente.

O QUE É?

Dieta do Mediterrâneo, ou Dieta Mediterrânea, é um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Portugal, Espanha, França e outros). Este padrão alimentar é composto, basicamente, de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas (maçã) e, principalmente, óleo de oliva, canola, cereais pouco moídos, nozes (pecan) e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.

Vários estudos têm confirmado esta observação. A conclusão é de que quanto mais a pessoa pratica a dieta mediterrânea tradicional, menor a chance de morrer por qualquer causa, incluindo câncer (risco menor de 24%) e doenças cardíacas (risco menor de 33%).

Deve ser salientado que essas populações, originalmente, mantinham naturalmente atividade física regular o que, comprovadamente, por si só, contribui para a melhoria da saúde e da expectativa de vida.

O-ESTADO-DE-SAO-PAULO-Dieta-do-Mediterraneo-24-08-2010
Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO - 24/08/2010 - Dieta do Mediterrâneo








Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Obesidade  Enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

Transtorno do Comer Compulsivo  Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos.

ABC da Alimentação Saudável  Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo

Prevenção para uma Vida Longa e de Qualidade  As doenças crônico-degenerativas são aquelas em que um conjunto de fatores leva à deterioração progressiva da saúde do ser humano e que não basta um agente transmissível identificável para que elas ocorram

Fatores de Risco Para Doenças Cardíacas  São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração e dos vasos. Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em imutáveis e mutáveis.

Exercício e Prevenção de Doenças Cardiovasculares  A proteção do exercício se manifesta somente naqueles que estão se exercitando regularmente.

Sexualidade e Peso  A forma corporal ainda é vista como um passaporte para o exercício da sexualidade. Só estão aptos aqueles que têm no corpo a expressão da saúde, ou seja, os que são magros.

A Desnutrição pode Mudar o Mundo!  É verdade que a expectiva de vida pode começar a diminuir em alguns anos em vez de aumentar?

Obesidade e Asma  A obesidade é uma doença complexa que leva a complicações metabólicas e cardiovasculares, e os componentes inflamatórios da obesidade podem conduzir a um risco aumentado para asma.

Função Sexual em Homens Obesos  Em homens obesos que apresentavam disfunção erétil, a redução do peso e a mudança do estilo de vida melhoraram a função sexual.







Autor

Título: Dieta do Mediterrâneo

Link :
Data de Publicação : 13/07/2005 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 01/10/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 608
Palavras-Chave : Dieta do Mediterrâneo - Nutrição - Dieta do Mediterrâneo , Dieta Mediterrânea , triglicerídios , colesterol , Itália, Grécia, Portugal, Espanha, França , vegetais, legumes, tomate, alho, frutas , óleo de oliva, canola, cereais , nozes , vinho .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques