CANAL DENTARIO PERFURADO

O que é Perfuração

Perfuração é uma situação patológica com prognóstico reservado na maioria dos casos para os dentes ou raízes portadores. As perfurações podem ser de causas naturais, ou seja, reabsorções externas com as mais variadas causas determinantes como traumas, ações químicas, forças, inclusive cárie. Existem perfurações de causas técnicas provocadas por falhas nos preparos das restaurações, tratamentos de canal ou outras. A situação da perfuração em relação a região do dente pode ter significados diversos em relação ao futuro do dente, assim como o tamanho.

As perfurações ocorridas nos as- soalhos das câmaras pulpares de pequeno tamanho nas condições técnicas atuais tem prognóstico reservado. As perfurações médias e grandes nesta região do dente tem prognósticos péssimos, geral mente, aparecem problemas periodontais graves, obrigando a contribuição da cirurgia, através de separações radiculares como solução final. As perfurações altas nas regiões dos canais, após a manipulação cirúrgica do trajeto, com sua correção, tem na obturação a solução final de prognóstico muito favorável. E recomendável após a solução endodôntica das perfurações, que os dentes sejam restaurados ou raízes protegidas e que ocorram controles de 90/180 dias, através de radiografias periapicais.

Perfuração é um acidente indesejável ou uma situação de agressão natural, que com uma boa conduta clínica, geralmente tem resposta satisfatória para a manutenção das peças envolvidas.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Crenças e Verdades nos Tratamentos de Canais dos Dentes  A técnica de tratamento de canal é um procedimento cirúrgico odontológico que remove os conteúdos do interior dos canais, normalmente nos casos de polpa viva (nervo) são tecidos semelhantes a carne, logo são estruturas de pouca resistência física.

Tratamento de Canal Dentario  É toda atividade exercida no interior dos dentes ou raízes isoladas, que busca manter estas importantes estruturas hígidas no sentido de desenvolverem suas atividades de função e estética na cavidade oral.

Endodontia (Tratamento de Canal) de Dentes Jovens  O tratamento de canal convencional visa a remoção (limpeza) do conteúdo total do canal do dente, seja de uma polpa inflamada.

A Importância das Restaurações Após o Término dos Tratamentos de Canal  Um dos exemplos desta afirmação é devido às situações das contaminações bacterianas existentes no meio bucal pela sua condição especial de se tratar de um local úmido e com milhares de espécies de bactérias.

Fistula e Dentes  Fístula é um sinal clínico de que na região de seu aparecimento existe infecção em atividade. São entidades clínicas que caracterizam-se pela manifestação muito próxima da origem infecciosa.

Dentes e Coração  Endocardite é uma doença séria associada a mortalidade significante.Diretrizes de manejo de pacientes com doença valvar ou cardiopatia com alteração anatômica.

Dentes do Siso  Órgão dentário que, mesmo completamente desenvolvido, não fez sua erupção na época normal, encontrando-se totalmente rodeado por tecido ósseo ou por tecido ósseo e mucosa

Endocardites  A endocardite se localiza preferencialmente nas válvulas do coração, mas pode ser encontrada em qualquer parte do endocárdio, podendo ser classificada em aguda e subaguda.

Dentes Tortos  A Ortodontia, ramo da odontologia que se dedica à correção da oclusão dentária (maneira como os dentes fecham,ocluem os de cima com os de baixo) e dos dentes tortos, alcançou tamanho desenvolvimento técnico, nos últimos anos, que permite ao especialista a realização de tratamentos eficientes com excelentes resultados, tanto estéticos quanto funcionais.

Dentes Tortos, Correção Com e Sem Extrações  Em alguns casos, para que se consigam os melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, é necessário extrair dentes. Não é certo generalizar, tanto para o lado das extrações quanto para não extrações. Cada caso é um caso e isto é sempre avaliado com extremo critério pelo especialista em ortodontia.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

Título: Canal Dentário Perfurado

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 31/07/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 3025
Palavras-Chave : Canal Dentário Perfurado - Odontologia - Perfuração , situação patológica , traumas, ações químicas, forças, cárie , restaurações , problemas periodontais graves , radiografias periapicais .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques