DORES OROFACIAIS

Realmente um problema?

Aproximadamente 25% à 45% da população em geral apresenta ou já apresentou algum sinal ou sintoma de Disfunções Temporomandibulares (DTM). Os sinais e sintomas mais frequêntes são: 1) dor localizada na região da Articulação Temporomandibular (ATM - articulação responsável pela abertura e fechamento da boca) ou ouvidos, dor durante o movimento da mandíbula, dores de cabeça agravadas pelo movimento da mandíbula, presença de ruídos na ATM (click ou crepitação), diminuição da abertura e movimentos laterais da mandíbula, desvio da mandíbula durante o movimento de abertura da boca., história de travamento das arcadas e história de trauma da face (devido a acidentes de carro, esportes, quedas, etc...).

Entretanto, apenas 1/4 desta população precisa efetivamente de tratamento. Em uma pesquisa recente (1997) foi demonstrado que, para estes pacientes com sinais e sintomas, realizar o tratamento é efetivamente melhor do que não realizá-lo. Por outro lado, existe uma parcela significativa da população que apresenta sinais e sintomas de problemas de DTM e que definitivamente não necessita de tratamento. Neste grupo, apenas aconselhamento sobre possíveis cuidados e o conhecimento da evolução do problema podem ser suficientes.

O Comitê para Prática Odontológica da Academia Americana de Dor Orofacial publicou recentemente seu relatório sobre problemas de DTM. “A prática do estudo das Disfunções Temporomandibulares e Dores Orofaciais está expandindo além da área dos dentes e da cavidade oral, passando a incluir o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam a cabeça e o pescoço como um todo.” O estudo desta área passa a ter um aspecto mais amplo, demonstrando que muitas dores de cabeça na região temporal e dores na face podem ter origem nos problemas temporomandibulares.

Existe ainda uma grande controvérsia quando relaciona-se o tratamento ortodôntico às disfunções temporomandibulares. A literatura científica apresenta fortes evidências de que os problemas de articulação temporomandibulares não são causados e dificilmente podem ser eliminados com tratamentos ortodônticos. Existem tratamentos específicos para estes problemas de ATM.

Se você tiver qualquer sinal ou sintoma descrito acima, converse com seu dentista clínico geral ou seu médico e peça maiores informações. Você poderá estar evitando uma série de problemas futuros para a sua saúde.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Dor de Cabeça (Cefaleia)  Cefaléia, ou “dor de cabeça” como popularmente é conhecida, constitui problema freqüente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico.

Problemas na Mandíbula  O ato de mastigar é mais complexo do que nos parece! Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula.

Enxaqueca  A enxaqueca, na realidade, não é apenas um tipo de cefaléia, mas uma síndrome neurológica conhecida desde os primórdios da humanidade, afetando grande parte da população mundial.

Dor de Cabeça agora é problema para Dentista!  Enxaqueca, dor de cabeça ao acordar, dor no pescoço, dor nos ombros, muita gente padece com esses problemas ao longo dos anos e não acha uma solução! Você sabia que essa solução pode ser encontrada dentro de um consultório odontológico?

Assimetrias da Face  As assimetrias faciais, diferenças entre um lado e outro da face, são encontradas em grande número de indivíduos, em todas as populações. Na maioria das vezes estas assimetrias apresentam-se de forma suave e não chegam a perturbar a estética ou função, passando despercebida pelos observadores menos atentos, inclusive o próprio indivíduo.

Tumores Odontogênicos: A Importância do Diagnóstico Precoce  Os tumores odontogênicos, também chamados de mixomas ou neoplasias bucais são lesões derivadas dos remanescentes celulares que se originam durante a formação e erupcionamento (“nascimento”) dentários, não devendo ser confundidos com neoplasias malignas, do tipo câncer.

Correção Cirúrgica da Face e Dentes  A cirurgia ortognática é o tratamento para pacientes que possuem deformidades envolvendo o esqueleto facial e os dentes.

Dentes Tortos  A Ortodontia, ramo da odontologia que se dedica à correção da oclusão dentária (maneira como os dentes fecham,ocluem os de cima com os de baixo) e dos dentes tortos, alcançou tamanho desenvolvimento técnico, nos últimos anos, que permite ao especialista a realização de tratamentos eficientes com excelentes resultados, tanto estéticos quanto funcionais.

Ausência de Um Dente  Quando um dente é perdido, a integridade estrutural de toda a cavidade bucal é afetada, tanto pelo ponto de vista funcional como estético. A migração dos dentes adjacentes (vizinhos) e opostos é possível.

Mordida Errada Em Crianças: Prevenir e tratar é possível  A mordida errada pode, desde a tenra infância, afetar a estética e as funções orofaciais influenciando, portanto, no bem-estar psicológico e social da criança.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

Título: Dores na Face

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 29/07/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 3002
Palavras-Chave : Dores na Face - Odontologia - Dor na Articulação ATM , Dor na Articulação da Mandíbula , Estalidos na Mandíbula , Dor na Abertura Boca , Abertura Limitada da Boca .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques