ORTODONTIA E CIRURGIA

Tratamento combinado para corrigir deformidades faciais

Os tratamentos das anormalidades dentais, maloclusões e dentes tortos são usualmente corrigidos pelo ortodontista. Anormalidades de crescimento são normalmente corrigidas pelo cirurgião buco-maxilo-facial. Assim, é muito comum encontrar um ortodontista e um cirurgião trabalhando juntos quando as duas condições existem.

O tratamento ortodôntico e cirúrgico é um procedimento combinado envolvendo ortodontia para alinhar os dentes e cirurgia oral para corrigir casos severos de anormalidades das arcadas.

Este trabalho conjunto proporciona melhor saúde oral para milhares de adultos e crianças, que são recompensados com dentes alinhados, sorrisos bonitos e simetria facial - uma combinação maravilhosa de forma, aparência, posição e função.

Quando o tratamento ortodôntico-cirúrgico é recomendado?

As arcadas superior e inferior são as bases sobre as quais os dentes estão alinhados. Quando as arcadas são muito curtas ou longas, largas ou estreitas, uma mordida apropriada não pode ser obtida apenas com os aparelhos ortodônticos

O ortodontisa, em conjunto com o cirurgião oral, formulam um plano de tratamento combinado que pode incluir cirurgia, realizada pelo cirurgião buco-maxilo-facial. Ortodontia e cirurgia podem ser a única opção de tratamento em alguns casos severos.

Que tipo de problemas ortodontia e cirurgia melhor corrigem?

Existe uma grande variedade de causas das discrepância das arcadas - hereditária, trauma, ou outros problemas de desenvolvimento. Os problemas mais comumente corrigidos são: um queixo protruído ou retruído, exposição excessiva de gingiva acima dos dentes superiores, inabilidade de estabelecer contato entre o lábio superior e inferior quando eles estão em repouso, face muito alongada ou assimétrica.

O quê ocorre durante o tratamento?

A maioria dos pacientes passam por um período de tratamento ortodôntico para alinhar os dentes que irão se encaixar apropriadamente após a realização de cirurgia. A cirurgia geralmente é agendada após o alinhamento apropriado dos dentes.

Os aparelhos ortodônticos usados para alinhar os dentes antes da cirurgia são mantidos no lugar durante o procedimento cirúrgico para ajudar a estabilizar os dentes e as arcadas. Após a cirurgia existe um período de tratamento ortodôntico para alcançar o alinhamento final dos dentes, complementando assim a nova simetria facial.

A cirurgia pode ser evitada?

Em pacientes jovens, crescimento facial futuro combinado com intervenção ortodôntica e ortopédica no tempo certo, podem algumas vezes corrigir protrusões e/ou retrusões das arcadas. Um ortodontista trabalhando em crianças com idade a partir de 6 anos pode usar um dos vários aparelhos ortodônticos para guiar o crescimento ósseo, eliminando assim, a necessidade de cirurgia em alguns pacientes. Entretanto, em pacientes que já cessaram o crescimento, o relacionamento impróprio dos dentes com os ossos é frequentemente corrigido com cirurgia.

Quais os riscos destes procedimentos?

A parte do tratamento proporcionada pelo cirurgião buco-maxilo-facial apresenta os riscos usuais inerentes à qualquer tipo de cirurgia. Entretanto, estes procedimentos não são novos ou experimentais. Eles são rotineiramente realizados em consultórios ou ambiente hospitalar. Se você ou um membro de sua família estão para começar um tratamento ortodôntico-cirúrgico, pergunte as seu cirurgião buco-maxilo-facial para explicar os riscos e deixar sua mente tranqüila.

Quais são os benefícios?

Após o término do tratamento ortodôntico-cirúrgico a saúde dental é melhorada - deixando de existir mordidas erradas ou dentes tortos. O relacionamento das arcadas e do perfil estarão mais estáveis, funcional e esteticamente. A aparência facial é melhorada. Mas o maior e melhor benefício é você mais bonito(a), saudável e feliz!!!





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Informações Sobre Ortodontia  O que é Ortodontia? Ortodontia é um ramo da odontologia que especializa-se no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e facias.

Ortodontia Invisível  Várias opções de aparelhos foram desenvolvidas, no sentido de tornar o tratamento ortodôntico menos doloroso e muito mais estético

Fonoaudiologia e Ortodontia  Alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.

Ortodontia Lingual: O Fim do Sorriso Metálico?  O comprometimento estético durante a ortodontia convencional é algo notório, visto que grande parte da população adulta procura melhorar a estética do sorriso e, até pouco tempo atrás, era obrigado a portar aparelhos antiestéticos durante o tratamento.

Dentes Tortos, Correção Com e Sem Extrações  Em alguns casos, para que se consigam os melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, é necessário extrair dentes. Não é certo generalizar, tanto para o lado das extrações quanto para não extrações. Cada caso é um caso e isto é sempre avaliado com extremo critério pelo especialista em ortodontia.

Correção de Dentes Tortos  Você sente que está necessitando de tratamento ortodôntico? Esta é uma situação que deve ser muito bem definida. O que você pretende de um tratamento ortodôntico pode ser diferente do que o ortodontista entende que deve tratar.

Dentes Tortos  A Ortodontia, ramo da odontologia que se dedica à correção da oclusão dentária (maneira como os dentes fecham,ocluem os de cima com os de baixo) e dos dentes tortos, alcançou tamanho desenvolvimento técnico, nos últimos anos, que permite ao especialista a realização de tratamentos eficientes com excelentes resultados, tanto estéticos quanto funcionais.

Novo Sistema Invisível Para Corrigir Dentes Tortos  O Sistema Invisível consiste na possibilidade de fazer um tratamento ortodôntico sem uso de bráquetes ou fios, pois este sistema proporciona a movimentação dentária a partir da troca de uma sequência de alinhadores.

Mini Implante de Ancoragem Ortodôntica  O titânio é um material que reúne quase todas as características biológicas indispensáveis para a biossegurança aos tecidos moles e duros do complexo maxilofacial.

Dentes na Aparência Física  Padrões de beleza variam de cultura para cultura, mas a maioria das pessoas valorizam muito mais características faciais bem equilibradas, principalmente na região da boca.







Autor

Título: Ortodontia e Cirurgia

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 02/09/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 3003
Palavras-Chave : Ortodontia e Cirurgia - Odontologia - Correção dentes tortos , dentes e estrutura esquelética , dentes tortos por defeito na face , cirurgia da face , cirurgia com fins ortodônticos .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques