USANDO A MAMADEIRA COM BOM SENSO

O aleitamento materno é de longe a forma ideal de alimentar o bebê, mas sabemos quem nem sempre isto é possível. Existem muitos obstáculos, que podem impedir esta forma natural de alimentação e levar os pais a alimentarem o bebê com mamadeira. Portanto, quando o uso da mamadeira for inevitável, o melhor a fazer é usá-la da maneira mais adequada possível, tomando alguns cuidados, para prevenir futuros problemas ortodônticos e fonoaudiológicos.

Que cuidados são estes?

1- Posição do bebê – Quando alimentar o seu bebê com a mamadeira, coloque-o no colo o mais vertical possível, como se estivesse sendo amamentado no seio. Não ofereça a mamadeira quando ele estiver deitado.

2- Alternar lados de alimentação – Ofereça a mamadeira cada vez de um lado ( como na amamentação natural ), para que os dois lados da face sejam estimulados, proporcionando um crescimento facial simétrico e harmonioso.

3- Uso de bico ortodôntico – Nenhum bico artificial substitui integralmente o da mulher, mas se tiver que optar, opte pelo ortodôntico, pois seu formato permite maior aproximação dos lábios e melhor elevação da língua.

4- Escolha do bico ortodôntico com tamanho adequado de furo – Existem furos adaptados a cada tipo de alimento, ou seja, diversos tamanhos de furos para diferentes consistências de alimentos. Escolha o tamanho certo de furo, para que o bebê realize adequada força muscular e movimentos corretos da língua, além de conseguir melhor coordenação entre as funções sucção – deglutição – respiração.

5- Escolha do material que o bico da mamadeira é feito – Existem dois tipos de material: o látex ( cor amarelada ) e silicone ( transparente e esbranquiçado ). O bico de látex por ser mais macio, é mais indicado para crianças com menor força de sucção e o de silicone por ser mais firme, é indicado para crianças com maior força de sucção.



6- Posição correta da mamadeira – Ofereça a mamadeira em ângulo reto ( 90 º ) em relação ao nariz do bebê para que a mandíbula se movimente de forma adequada.


“ Prevenindo problemas na fala “ – Vera Lúcia Orlandi Cunha – pág. 16

7 - Retirada da mamadeira – Retire a mamadeira de forma gradativa a partir dos 12 meses de vida da criança. Neste momento pode substituir a mamadeira por copo ou canequinha. Tenha paciência, pois no início a criança pode derramar o leite, mas é importante que ela adquira independência no ato da alimentação.

Não é tão complicado assim, basta ter bom senso na escolha, no uso e na retirada. A boquinha de seu filho agradece.









Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Amamentação  O esforço que o bebê faz para retirar o leite do seio de mãe estimula e trabalha toda a musculatura da boca e da face, preparando-a para que, em um futuro próximo, seja utilizada na mastigação e fonação

Aleitamento Materno  Os pais de uma criança que está sendo amamentada ao seio recebem constantemente uma quantidade enorme de informações. Infelizmente, mesmo quando bem intencionadas, nem todas estas informações servem para ajudar aos pais e sua criança.

Aleitamento Natural X Aleitamento Artificial  O ideal é que o bebê seja amamentado, exclusivamente, no peito por pelo menos 6 meses

Amamentação e Os Dentes e a Face  No bebê, o ato de se alimentar acontece através da sucção que é o primeiro estímulo responsável pelo crescimento facial.

Cuidados Pós-Parto  Todos os órgãos, principalmente os genitais, se recuperam das alterações ocorridas ao longo da gravidez e do parto e nessa fase se inicia a lactação

Cárie de Mamadeira, Você Já Ouviu Falar Dela?  A persistência na amamentação, seja ela natural ou artificial durante a madrugada, com grande frequência e sem qualquer tipo de higiene, pode acarretar a chamada cárie de mamadeira ou cárie rampante.

Vacinação e Imunização  Vacinação ou imunização ativa acontece quando uma pessoa é estimulada, por ação de uma vacina, a desenvolver uma defesa contra uma doença infecciosa.

Dentes de Leite Orientação aos Pais  Atualmente, a Odontologia como todas as Ciências da saúde, está voltada para a educação, a promoção e a prevenção, sendo esta filosofia de fundamental importância, principalmente em se tratando de crianças.

Índice de Apgar  Muito mito e expectativa surgem em torno do Apgar (a nota) que a criança recebeu. Os pais ficam nervosos, preocupados que uma nota baixa possa representar problemas futuros para sua criança.

Câncer de Mama  Ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada







Autor

Título: Usando A Mamadeira Com Bom Senso

Link : | Data de Publicação : 18/08/2009 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 22/12/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 709 | Palavras-Chave : Usando A Mamadeira Com Bom Senso - Odontologia - problemas ortodônticos , problemas fonoaudiológicos , Posição do bebê , bico ortodôntico , látex , silicone , Posição correta da mamadeira .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias





Destaques