INFECÇÃO DO CANAL LACRIMAL

A lágrima que produzimos é drenada do olho por um canal (ducto naso-lacrimal) que se abre no nariz.

A infecção desse canal acontece em geral por obstrução em seu trajeto. Essa é a causa mais comum de lacrimejamento na criança recém nascida.

Havendo infecção há secreção e a pálpebra pode ficar vermelha e inchada (edemaciada). Nesses casos, na maior parte das vezes, o problema é uma membrana que está obstruindo o canal lacrimal na sua saída para o nariz.

O tratamento é inicialmente clínico e quando esse não resolve se faz uma sondagem.

No adulto a infecção do canal lacrimal tem outras causas e o tratamento é cirúrgico com mais freqüência.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Olhos Secos  É como denominamos os olhos que produzem pouca lágrima e/ou a mesma evapora rápido.

Emergências Oftalmológicas  São os casos onde há dor ocular aguda persistente e/ou alteração súbita da visão. São causas importantes: traumatismos, glaucoma agudo, oclusão de vaso retiniano.

Dor no Olho  Sintoma que pode ter múltiplas causas. * relacionadas a atividade visual * independentes do esforço visual

Descolamento de Retina  É a separação de duas camadas da retina quando a parte sensorial (relacionada com a visão) se separa da camada pigmentada da retina, que é o epitélio pigmentar (relacionada com a nutrição da retina sensorial ).

Conjuntivite  É uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.

Blefarite  É uma inflamação dos bordos das pálpebras que pode ter causa alérgica ou infecciosa.

Olho Vermelho  É um sinal que pode ser manifestação de diferentes problemas e não sinônimo de conjuntivite conforme crença popular.

Ptose Palpebral  É como denominamos a situação de uma pálpebra que está caída, isto é, a pálpebra superior está cobrindo o olho mais do que o normal (habitualmente cobre o terço superior).

Retinoblastoma  É o tumor intra-ocular mais freqüente na criança. Sua origem são as células foto-receptoras da retina e é um tumor de alta malignidade (causa metástases principalmente para ossos e fígado). Em geral provocam um reflexo esbranquiçado na área pupilar.

Úlcera de Córnea  É uma situação patológica em que há uma erosão da córnea, isto é, uma área de córnea sem epitélio (camada mais externa que recobre a córnea) devido a uma infecção por bactéria, fungo ou vírus.







Autor

Título: Infecção do Canal Lacrimal

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 30/10/2008 (Equipe ABC da Saúde) - Acesso : 27/11/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 255 | Palavras-Chave : Infecção do Canal Lacrimal - Oftalmologia - Pálpebra Inchada , Lacrimejamento , Secreção Ocular , Infecção





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques