OLHOS SECOS

OLHOS SECOS

O que é?

É como denominamos os olhos que produzem pouca lágrima e/ou a mesma evapora rápido.

São causas
 

Idiopática (causa desconhecida),
Menopausa,
Doenças Reumáticas,
Medicamentos (exemplo: anti-histamínicos, beta bloqueadores, anticoncepcionais),
Alterações palpebrais que levam a maior exposição do globo ocular ou pálpebras que permanecem parcialmente abertas ao dormir,
Inflamações do bordo palpebral,
Doenças da glândula lacrimal e
Deficiência de vitamina A.

Sintomas

As pessoas com olhos secos costumam sentir sensação de corpo estranho, ardência, mais desconforto em ambientes com vento, fumaça, ambientes mais secos, e quando estão fazendo atividades que exigem uma atenção mais prolongada.

Tratamento

O tratamento depende da causa e da intensidade do problema. Em casos mais severos a oclusão dos pontos lacrimais (aberturas puntiformes no canto interno das pálpebras por onde a lágrima que produzimos é drenada para o canal lacrimal) é associada ao uso de lubrificantes.






Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Conjuntivite  É uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.

Infecção do Canal Lacrimal  A infecção desse canal acontece em geral por obstrução em seu trajeto. Havendo infecção há secreção e a pálpebra pode ficar vermelha e inchada.

Blefaroplastia - Cirurgia Plástica nas Pálpebras  A blefaroplastia é a cirurgia para correção de deformidades das pálpebras.

Vitaminas  São elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo.

Reumatismo  Muitos pensam em reumatismo quando sentem dores ao longo dos músculos e tendões (os pacientes freqüentemente mostram tendões e os identificam como nervos). Outros, referem-se às doenças articulares. Todos estão certos, mas falta muito mais...Sob a denominação reumatismo estão mais de 100 doenças diferentes.

Menopausa e Climatério  A menopausa é a última menstruação da mulher. O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

Dor no Olho  Sintoma que pode ter múltiplas causas. * relacionadas a atividade visual * independentes do esforço visual

Emergências Oftalmológicas  São os casos onde há dor ocular aguda persistente e/ou alteração súbita da visão. São causas importantes: traumatismos, glaucoma agudo, oclusão de vaso retiniano.

Lentes de Contato  Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista quem deve determinar quem pode usar, o grau e curvatura da lente a ser adaptada bem como o melhor tipo de lente a ser usado.

Artrite Reumatoide  É uma doença crônica de causa desconhecida. A característica principal é a inflamação articular persistente mas há casos em que outros órgãos são comprometidos.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

Título: Olhos Secos

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 30/10/2008 (Equipe ABC da Saúde) - Acesso : 31/07/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 305
Palavras-Chave : Olhos Secos - Oftalmologia - Secura no Olho , Secura nos Olhos , Olho Seco , Lubrificante , Lágrima .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques