PRESBIOPIA

PRESBIOPIA - Vista Cansada

Sinônimo:

Vista Cansada.

É como chamamos a diminuição da capacidade do olho de focalizar de perto em função da idade.

Se inicia, na maioria das pessoas, a partir dos 40 anos de idade. Os sintomas iniciais são de cansaço e cefaléia e as pessoas procuram afastar os objetos para ver melhor.

Com o passar do tempo a falta de visão para a leitura fica patente. Nessa fase, conforme cada caso, se prescreverá um óculos só para a leitura ou um óculos que tenha foco para leitura e para a distância. Com o passar da idade aumenta essa dificuldade para perto sendo necessária a mudança de grau com mais freqüência (cada ano e meio em média).

Essas visitas mais freqüentes ao oftalmologista são de grande utilidade para a prevenção de doenças importantes como glaucoma e retinopatias, que acontecem principalmente após os quarenta anos de idade. A dificuldade de ver funciona como lembrete do exame oftalmológico, oportunizando o diagnóstico precoce dessas doenças.

A alternativa ao uso de óculos, para a presbiopia, é o uso de lentes de contato multifocais ou bifocais. Ainda não existe nenhuma cirurgia para corrigir a presbiopia (houve técnicas experimentais, mas não deram os resultados esperados).





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Blefarite  É uma inflamação dos bordos das pálpebras que pode ter causa alérgica ou infecciosa.

Miopia  É como denominamos o erro de refração em que a imagem focaliza antes de chegar na retina.

Glaucoma  É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos no nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão.

Catarata  É uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão, e não melhora mesmo com o uso de óculos.

Lentes de Contato  Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista quem deve determinar quem pode usar, o grau e curvatura da lente a ser adaptada bem como o melhor tipo de lente a ser usado.

Estrabismo  É quando há perda do paralelismo entre os olhos. Popularmente as pessoas com estrabismo são chamadas de "vesgas".

Retinopatia  É o termo usado para designar as doenças degenerativas não inflamatórias da retina.

Retinoblastoma  É o tumor intra-ocular mais freqüente na criança. Sua origem são as células foto-receptoras da retina e é um tumor de alta malignidade (causa metástases principalmente para ossos e fígado). Em geral provocam um reflexo esbranquiçado na área pupilar.

Emergências Oftalmológicas  São os casos onde há dor ocular aguda persistente e/ou alteração súbita da visão. São causas importantes: traumatismos, glaucoma agudo, oclusão de vaso retiniano.

Abscesso Periamigdaliano  Algumas vezes, amigdalites de origem bacteriana (principalmente as tratadas de forma empírica, com antibióticos inadequados) se estendem profundamente, formando uma cavidade com secreção purulenta (abscesso) nos tecidos ao redor da amígdala.







Autor

Título: Presbiopia (Vista Cansada)

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 30/10/2008 (Equipe ABC da Saúde) - Acesso : 26/11/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 332 | Palavras-Chave : Presbiopia (Vista Cansada) - Oftalmologia - Dificuldade para Ler , Vista Cansada , Visão , Dificuldade de Ver para Perto , glaucoma ,retinopatias .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques