ABSCESSO PERIAMIGDALIANO

O que é?

Algumas vezes, amigdalites de origem bacteriana (principalmente as tratadas de forma empírica, com antibióticos inadequados) se estendem profundamente, formando uma cavidade com secreção purulenta (abscesso) nos tecidos ao redor da amígdala. Dentro desta cavidade, a bactéria continua a se multiplicar (independente do emprego de antibiótiocos adequados)resultando em um aumento do volume desta secreção por distensão das estruturas vizinhas, que pode ser percebido pela assimetria (deslocamento até perto da úvula –“campainha”) das amígdalas afetadas.

O abscesso ao redor da amígdala requer a imediata atenção do médico, pois este pode se estender aos tecidos da região resultando em complicações potencialmente fatais.

Como se faz o diagnóstico?

Os sintomas mais comuns são a dor intensa da região amigdaliana, assimetria de um lado da garganta em relação à outra, dificuldade para abrir a boca (já numa fase adiantada do processo), alteração do timbre da voz, "ínguas" (linfonodos) no pescoço e algumas vezes febre, dor de cabeça e desconforto no ouvido do lado afetado.

Pode ocorrer gosto muito desagradável na boca e odor fétido se o abscesso estiver drenando parcialmente estas secreções. Eventualmente, pode ocorrer drenagem espontânea; porém, a espera desse evento é extremamente arriscada!

Como se trata?

Na prática diária, uma vez instalado o abscesso, a drenagem é o único tratamento efetivo. Antibióticos não irão reduzir suficientemente a proliferação das bactérias no interior do abscesso para erradicarem a infecção. A drenagem desta coleção purulenta pode ser feita em consultório ; porém, o ambiente hospitalar é recomendado pelas potenciais complicações deste ato cirúrgico!

O uso de antibióticos e anti-inflamatórios potentes torna-se fundamental para evitar complicações sistêmicas e auxiliar os tecidos afetados a voltarem à normalidade.

Quando procurar seu médico?

Se você desenvolver uma dor de garganta e no seu auto-exame observar um aumento assimétrico na garganta, é hora de procurar um médico com alguma urgência.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Caso apresente um abscesso na região da amígdala, o que devo fazer primeiro?

Necessito ser submetido a procedimento cirúrgico sempre que apresentar início de um abscesso peri-amigdaliano?

É obrigatória a retirada das amígdalas após um episódio de abscesso peri-amigdaliano?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Febre Reumática  A febre reumática é considerada uma complicação tardia de uma infecção por uma bactéria chamada de estreptococo.

Sufocamento e Engasgos  As crianças, especialmente aquelas com menos de três anos de idade, são particularmente suscetíveis à obstrução e à morte devido ao pequeno calibre das suas vias aéreas, sua relativa pouca experiência com a mastigação e à tendência natural de colocar quaisquer objetos na boca.

Mau Hálito  Consiste nos odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal ou através da respiração.

Dor de Garganta  Infecções bacterianas causam, em sua maioria, amigdalites ou faringites.

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono  É uma doença (síndrome) crônica, evolutiva, com alta taxa de morbidade e mortalidade, apresentando um conjunto sintomático múltiplo que vai desde o ronco até a sonolência excessiva diurna, com repercussões gerais hemodinâmicas, neurológicas e comportamentais.

Caxumba, Parotidite Infecciosa  É uma doença infecciosa sistêmica, causada por um vírus da família Paramyxoviridae do gênero Rubulavirus que se caracteriza pela infecção de uma ou mais glândula salivares mais comumente a parótida.

Câncer de Laringe  Este câncer é, na maioria das vezes do tipo epidermóide ou escamoso, ou seja, são as células que revestem a laringe que sofrem alterações e se tornam malignas.

Ínguas no Pescoço  Seja durante uma inflamação na garganta, seja acompanhando uma gripe forte, estas "ínguas" são problemas comuns nos consultórios médicos.

Respiração Bucal  A respiração bucal, frequentemente, é vista como um fato simples, mas que, a médio ou a longo prazo, poderá acarretar prejuízos, muitas vezes irrecuperáveis

Tratamento Fonoaudiológico e Ortodôntico  A Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento das funções respiratórias, mastigatórias, atos de deglutição e fala, visando o equilíbrio miofuncional.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

Título: Abscesso Periamigdaliano

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 30/10/2008 (Equipe ABC da Saúde) - Acesso : 31/07/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 4
Palavras-Chave : Abscesso Periamigdaliano - Otorrinolaringologia - Complicação de Amigdalite , Abscesso peri-amigdaliano , Abscesso na Garganta , linfonodos , antibióticos , amígdala , ínguas .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques