DOENÇAS DAS GLÂNDULAS SALIVARES

O que são?

As glândulas que produzem a saliva são as parótidas, as sub-mandibulares, as sub-linguais e as glândulas salivares menores. Estão localizadas, aos pares, ao redor da face e no interior da cavidade bucal e faringe no espaço abaixo da mucosa de revestimento destas cavidades.

As doenças das glândulas salivares se dividem em:

inflamatórias
obstrutivas e tumorais.

As doenças inflamatórias são causadas por:

Vírus (cachumba como o mais comum),
Obstrução nos ductos de drenagem destas glândulas por cálculos,
Alguns tipos de reumatismo,
Estados de desidratação intensa (a água é a base da formação da saliva)

As doenças tumorais representam raridade (3% de todos os tumores) e ocorrem em 80% das vezes nas glândulas salivares maiores, com maior predileção pelas glândulas parótidas. Dos tumores que afloram na parótida, 80% são benignos, e das glândulas salivares menores só 50% são benignos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns das doenças inflamatórias são:

O aumento de volume,
A dor local,
A pele avermelhada e a saliva oriunda desta glândula purulenta e/ou espessa.

O início é, geralmente, abrupto e pode haver comprometimento dos nervos vizinhos (paralisias). As infecções virais acometem o nervo com maior freqüência (principalmente o herpes vírus)

Os tumores benignos manifestam-se com aumento lento de volume, que pode durar meses ou anos.

Quando nos deparamos com tumores invasivos, pode ocorrer paralisias dos nervos por invasão direta, nódulos linfáticos regionais aumentados e/ou metástases à distância.

Qual o tratamento?

O tratamento das inflamações é restrito à causa:

A retirada dos cálculos salivares,
A correta rehidratação,
Uso de anti-inflamatórios ou de antibióticos que são efetivos em pequeno período de tempo.

No caso de lesão tumoral, o melhor tratamento é a retirada do tumor com a preservação, se possível, dos nervos das regiões operadas.

Em alguns casos, a radioterapia complementar se faz necessária.

Para os casos com metástases pode haver necessidade de quimioterapia combinada ao tratamento prévio.

O que fazer?

Ao perceber algum aumento de volume ou dor na região das glândulas salivares, procurar imediatamente o médico.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Tenho chance de cura para o meu problema de "boca seca"?

Ao sentir um aumento de volume abaixo da mandíbula durante uma refeição, a quem devo procurar?

O que devo fazer ao perceber uma ”bolota” na região da minha glândula parótida?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Caxumba, Parotidite Infecciosa  É uma doença infecciosa sistêmica, causada por um vírus da família Paramyxoviridae do gênero Rubulavirus que se caracteriza pela infecção de uma ou mais glândula salivares mais comumente a parótida.

Pedras nas Glândulas Salivares  A formação de cálculos (pedras) pode ocorrer em todo o corpo, inclusive na vesícula, no trato urinário e nas glândulas salivares. A sialolitíase ou cálculo salivar representa a obstrução do sistema excretor de uma glândula salivar por calcificações resultantes da estase (estagnação) salivar, sendo duas vezes mais comuns em homens, com incidência maior na faixa dos 30 aos 50 anos.

Câncer Oral - Prevenção  O câncer oral é aquele que acomete a porção da garganta para frente, ou seja toda a parte visível da boca até os lábios. O seu local mais comum é o assoalho da boca, embaixo da língua, a porção lateral da língua e o palato mole

Ínguas no Pescoço  Seja durante uma inflamação na garganta, seja acompanhando uma gripe forte, estas "ínguas" são problemas comuns nos consultórios médicos.

Calendário de Vacinação  Calendário 2014 : BCG - Tuberculose , Hepatite B , DTP/ DTPa Difteria , Tétano , Influenza, HPV , Rotavírus , Sarampo , Caxumba, Rubéola , Varicela, e demais doenças.

Vacinação e Imunização  Vacinação ou imunização ativa acontece quando uma pessoa é estimulada, por ação de uma vacina, a desenvolver uma defesa contra uma doença infecciosa.

Lúpus Eritematoso Sistêmico  As queixas gerais mais freqüentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, as quais podem anteceder outras alterações por semanas ou meses.

Doença do Refluxo Gastro-Esofágico  É um conjunto de queixas que acompanha alterações no esôfago resultantes do refluxo (retorno) anormal do conteúdo estomacal

Câncer Oral - Detecção Precoce  Fatores de risco mais comuns associados ao câncer da boca

Estenose de Esôfago  É o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior.







Autor

Título: Doenças das Glândulas Salivares

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 30/10/2008 (Equipe ABC da Saúde) - Acesso : 28/11/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 158 | Palavras-Chave : Doenças das Glândulas Salivares - Otorrinolaringologia - Sialolitíase , Sialoadenite , Glândulas Salivares , Cachumba , Parótidas, Glândulas Sub-Mandibulares .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques