Otite Média Aguda

OTITE MÉDIA AGUDA – INFLAMAÇÃO NO OUVIDO

O que é?

A otite média aguda é uma infecção no ouvido médio causada por um germe (bactéria). É muito comum nas crianças. O ouvido é dividido em 3 partes: externo, médio e interno. O ouvido médio é uma cavidade com ar localizada entre o tímpano e o ouvido interno. A tuba auditiva (trompa de Eustáquio), um canal de comunicação entre ouvido médio e nariz, tem a função de ventilação e limpeza.

A figura mostra o ouvido externo e tímpano; ouvido médio e tuba auditiva; ouvido interno.

Como se adquire?

A infecção no ouvido médio se faz através da tuba auditiva quando está com sua função prejudicada por inflamações ou obstruções, como acontece, por exemplo, nas alergias do nariz ou nas infecções da faringe (garganta). O germe (bactéria) presente na garganta migra pela tuba auditiva até o ouvido médio onde se multiplica nas secreções aí acumuladas, resultando uma otite média aguda. Também o vírus pode causar otite média. O risco de ocorrer uma infecção é maior se a tuba auditiva é pequena ou se não funciona de maneira eficiente, como acontece nas crianças pequenas. Também a criança que mama no peito ou toma mamadeira na posição deitada é mais propensa às otites porque a posição facilita a entrada de alimentos, sucos digestivos e germes na tuba auditiva.

A infecção do ouvido médio ocorre, na maioria das vezes, após gripe. É freqüente, também, através do contato com outras crianças. Surge também muitas vezes, durante as doenças infecciosas da infância, tais como sarampo.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são dor e diminuição da audição. A dor costuma ser severa. Outros sintomas podem estar presentes: febre, inquietude, perda de apetite e secreção no ouvido se houver ruptura timpânica (perfuração do ouvido); vômitos e diarréia podem ocorrer nas crianças pequenas.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história e do exame otológico com otoscópio (aparelho específico para visualizar o ouvido) e/ou microscópio. Na otoscopia ou microscopia o médico verifica a coloração e situação da membrana timpânica, que costuma estar vermelha e abaulada na otite média aguda.

Como se trata?

O tratamento é feito com o uso adequado de antibióticos e analgésicos. Terminado o tratamento o médico verifica se o líquido da infecção que se acumulou atrás do tímpano está sendo reabsorvido e se a audição está voltando ao normal. A presença de líquido no ouvido médio interfere no mecanismo de condução do som, causando surdez. Caso o líquido e perda auditiva persistam por mais de três meses, pode ser necessário um tratamento cirúrgico que consiste em uma pequena abertura no tímpano e retirada do líquido acumulado no ouvido médio.

Como se previne?

Algumas medidas podem ser tomadas para diminuir a incidência de otites nas crianças:
 

a alimentação deve ser feita, preferencialmente, com leite materno por causa da proteção que este confere contra a otite;
as mães não devem amamentar com a criança deitada e sim inclinada;
vacinar a criança contra a gripe anualmente a partir dos seis meses de idade;
não fumar em casa, pois a fumaça do cigarro aumenta o risco de infecção no ouvido, pelo prejuízo que causa à função da tuba auditiva e pelas alterações provocadas na mucosa de proteção do nariz e garganta.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Por que estou com dor de ouvido?

Por que estou ouvindo menos?

Como evolui a otite média aguda?

Apesar de estar pingando gotas no ouvido, a dor não melhorou. Por quê?

A otite pode causar dano definitivo à audição?

O que devo fazer para evitar as otites de repetição no meu filho?

Referências Bibliográficas:

– Caldas N. Caldas neto S. Otite média aguda. In: Costa SS, Cruz OLC, Oliveira JÁ. ORL, Princípios e Prática Porto Alegre. Editora Artes Médicas, 1994.
– Sih TM. Acute otitis media in Brazilian children: analysis of microbiology and antimicrobial susceptibility. Annals of otol Rhinnol Laringol 2001; 110; 662-666