PERFURAÇÃO DO TÍMPANO

O tímpano é uma membrana existente na profundidade do canal do ouvido com qualidades vibratórias especiais.

Como ocorre a perfuração do tímpano?

A ruptura do tímpano (perfuração) pode ser causada por uma pressão contra a membrana, exercida por um instrumento pontiagudo (cotonete, grampo, palito) ou pela pressão anormal de um jato de água ou de ar para dentro do canal do ouvido. Uma infecção no ouvido médio, aguda ou crônica, também pode causar ruptura da membrana timpânica.

O que se sente?

Nos casos traumáticos e infecções agudas, há diminuição da audição e dor, podendo haver zumbido e sangramento pelo canal do ouvido. Nas infecções crônicas, há diminuição da audição e secreção purulenta.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história do paciente e do exame da membrana timpânica com aparelhagem especial, o otoscópio e/ou microscópio. O grau de perda auditiva é avaliado pela audiometria.

Como se trata?

Uma perfuração pequena pode fechar em algumas semanas. Perfurações maiores podem necessitar cirurgia reconstrutiva do tímpano. Deve ser evitada qualquer entrada de água no ouvido; a proteção é feita com algodão embebido numa solução oleosa ou com tampões especiais.

A figura mostra o ouvido externo e tímpano; ouvido médio e tuba auditiva; ouvido interno.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Por que o tímpano perfurou?

O tímpano fecha sozinho ou precisa de cirurgia?

Por que não devo mergulhar tendo o tímpano perfurado?

Se eu usar os tampões protetores é garantido que meu ouvido estará protegido?

Referências bibliográficas:
- Bento RF et al. Otite édia crõnica, perfuração timpânica. Tratado de Otologia, pg. 204. Editora da USP, 1998.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Surdez  Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas a não ser quando começa a faltar a nós próprios.

Coceira no Ouvido  Algumas vezes é causada por fungos (especialmente nos casos agudos), mas na maior parte das vezes é uma dermatite crônica, ou seja, uma inflamação na pele do canal do ouvido

Cera no Ouvido  A cera ou cerume do ouvido é produzido por glândulas especiais existentes no terço mais externo do canal auditivo. Produzida e expelida em condições normais, a cera constitui um elemento de proteção do ouvido.

Otite Média Aguda  É uma infecção no ouvido médio causada por um germe (bactéria). É muito comum nas crianças.

Dor de Ouvido  Pode ser causada por doenças no próprio ouvido (causa otológica) ou por doenças e/ou distúrbios em outras estruturas orgânicas próximas ou mais distantes do ouvido (causa não otológica).

Otite Externa  A otite externa é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos.

Problemas na Mandíbula  O ato de mastigar é mais complexo do que nos parece! Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula.

Zumbido nos Ouvidos  É um som que não está ao nosso redor mas dentro de nós (dentro da via auditiva). Pode ser percebido no(s) ouvido(s) ou na cabeça e pode ter uma única ou múltiplas causas.

Tontura - Vertigem - Labirintite  Existe uma série enorme de testes de audição e de equilíbrio corporal (testes labirínticos). Esses exames são realizados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Otoplastia - Cirurgia Plástica nas Orelhas  É a cirurgia para correção de deformidades na orelha externa. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por trauma ou outras doenças. A deformidade mais conhecida é a orelha em abdução ou "orelha-de-abano".







Autor

Título: Perfuração do Tímpano

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 10/06/2013 - Acesso : 31/10/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 323 | Palavras-Chave : Perfuração do Tímpano - Otorrinolaringologia - Ouvido , Membrana Timpânica , Perfuração , Surdez , Audiometria , otite média aguda, otite média crônica .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques