Super Promoção Dieta do Mediterrâneo


ROUQUIDÃO

ROUQUIDÃO

O que é?

Rouquidão é definida como qualquer mudança no caráter vocal.

Ela pode ser:
 

Aguda de curta duração ou
Crônica de longa duração

Como ocorre?

As pregas vocais (cordas vocais) são músculos recobertos por mucosa em posição paralela uma em relação à outra. Estão localizados no interior da laringe (órgão que se localiza na região anterior do pescoço, acima da traquéia que expele o ar dos pulmões).

Sob o comando do cérebro, as pregas vocais juntam-se para estreitar a saída de ar dos pulmões. Esse estreitamento gera um fenômeno físico chamado "som" que, modulado, gera a voz. A voz, articulada, gera a palavra.

Qualquer edema (inchume) ou irregularidade na superfície de revestimento (mucosa) das pregas vocais leva a perturbação desse fenômeno físico. A falta de clareza (limpidez) do som é a rouquidão!

Quais são as causas?

As causas agudas mais comuns são:
 

Gripes,
Resfriados
Após esforços vocais intensos (por edema, inchume das pregas vocais)
Angústia ou ansiedade (por atrapalhar o correto posicionamento das pregas vocais uma em relação à outra).Elas ficam afastadas gerando falha do fenômeno físico - som!


As causas mais comuns são:
 

Tabagismo,
Sinusites, pneumonias
Alcoolismo,
Refluxo gastroesofágico (por agressão crônica e edema das pregas vocais);
Hipotireoidismo,
Reumatismo
Cantar mal orientado, que pode levar a formação de nódulos, pólipos, lesões pré-cancerosas ou até o câncer das pregas vocais.

Alterações estruturais mínimas (defeitos no relevo das pregas vocais) podem levar à rouquidão crônica desde a infância ou após esforços vocais.

Como proceder?

A pessoa acometida de rouquidão por mais de dez dias deve procurar um otorrinolaringologista para uma consulta e um exame visual das pregas vocais.

O tratamento específico é a melhor solução e o auxílio de fonoterapia (com fonoaudióloga) é, por vezes, fundamental.

Caso seja comprovado o Câncer na Laringe, o melhor resultado é aquele que houver sido diagnosticado mais precocemente. As vezes, estes tumores têm milimetros de extensão!

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Toda rouquidão tem cura?

Quanto tempo pode durar uma rouquidão sem gerar preocupação com doenças graves?

Existe chance de eu fumar intensamente e não afetar minha voz?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Câncer de Laringe  Este câncer é, na maioria das vezes do tipo epidermóide ou escamoso, ou seja, são as células que revestem a laringe que sofrem alterações e se tornam malignas.

Tosse  É a expulsão barulhenta e súbita do ar dos pulmões e que pode ou não estar acompanhada de muco (catarro).

Alcoolismo  Um indivíduo pode tornar-se alcoolista devido a um conjunto de fatores, incluindo predisposição genética, estrutura psíquica, influências familiares e culturais.

Doença do Refluxo Gastro-Esofágico  É um conjunto de queixas que acompanha alterações no esôfago resultantes do refluxo (retorno) anormal do conteúdo estomacal

Hipotireoidismo  É um quadro clínico que ocorre pela falta dos hormônios da tireóide em decorrência de diversas doenças da tireóide.

Nódulos de Tireoide  São lesões arredondadas (ovóides) que se desenvolvem na glândula tireóide, situados na região anterior e inferior do pescoço. Podem ser únicos ou múltiplos.

Gripe  É uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano.

Resfriado  É uma infecção simples do trato respiratório superior - acomete o nariz e a garganta, durando de poucos dias a poucas semanas (usualmente, menos de duas semanas).

Não Gosto da Minha Voz - Posso Mudá-La ?  Hoje, já é possível tratar-se pessoas com vozes não condizentes para sua idade ou sexo.

Voz Educada, Saúde Cuidada  As alterações vocais afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional, gerando ansiedade e angústia.







Autor

Título: Rouquidão

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 30/10/2008 (Equipe ABC da Saúde) - Acesso : 22/09/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 371
Palavras-Chave : Rouquidão - Otorrinolaringologia - Voz Rouca , Disfonia , Rouquidão , Ficar Rouco , edema , cordas vocais , Tabagismo,Sinusites, pneumonias,Alcoolismo,Refluxo gastroesofágico,Hipotireoidismo,Reumatismo .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques