BROTOEJA

Sudâmina, Miliária.

O que é?

A brotoeja é uma erupção cutânea relacionada ao calor que afeta principalmente crianças pequenas. O aumento da temperatura da pele determina uma maior produção de suor com a finalidade de diminuir a temperatura do corpo. Resulta da obstrução dos ductos das glândulas sudoríparas écrinas (que não tem relação anatômica com as glândulas sebáceas) com conseqüente retenção do suor. É mais freqüente em clima quente e úmido mas pode ser conseqüência de febre alta. Crianças pequenas com excesso de roupas podem desenvolver a brotoeja mesmo no inverno.

O que se sente?

Existem dois tipos de manifestação: miliária cristalina e miliária rubra (sudâmina).

A miliária cristalina.

Manifesta-se como vesículas diminutas,de conteúdo claro (de onde o nome cristalina), tem início súbito, atingindo grandes áreas do corpo. Não apresenta sintomas sistêmicos, sem reação inflamatória local, abrangendo preferentemente as pregas de flexão, cabeça e pescoço. Os recém - nascidos são atingidos com maior freqüência pela tendência de abriga-los mais e pela relativa imaturidade e perviedade mais tardia de suas glândulas sudoríferas.

Miliária rubra (sudâmina)

É uma erupção mais profunda caracterizada pápulas (lesão sólida, elevada com diâmetro menor de 1 cm) e vesículas muito pequenas eritematosas (rubra) que podem produzir prurido. Atinge as áreas flexurais, como pescoço, axilas, virilhas tendo a fricção um papel importante na patogenia. A pele adjacente pode se tornar erodida e com maceração. A obstrução dos ductos sudoríparos desempenha papel importante no desenvolvimento das lesões. A repetição dos episódios pode levar à miliária profunda.

Como se previne?

Evite usar muita roupa em crianças, principalmente em dias quentes e em crianças mais gordas. Se houver propensão à brotoeja evite atividades que façam suar., experimente manter o ambiente o mais fresco e arejado possível, principalmente no verão. Sempre que possível, faça com que as roupas sejam de fibra natural. Medidas gerais Controlar a ingestão excessiva de doces e alimentos gordurosos. O uso de vitamina C suplementar, pode ajudar na recuperação da sudorese normal. O uso de vitamina C localmente pode ter ação preventiva e curativa. É crença geral que gel com fitoterápicos como: Aloé vera e Calêndula (refrescante e antiflogístico tópico), banhos tépidos de aveia e o refrescar freqüente com solução de amido em água podem ajudar. Seque a pele com tapinhas suaves e não com esfregões vigorosos. Não aplique qualquer loção ou pomada perfumada na pele.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Mononucleose Infecciosa (Pediatria)  Doença infecciosa, bastante contagiosa causada por um vírus chamado Epstein-Barr. As manifestações mais típicas são: amigdalite, aumento de tamanho dos gânglios do pescoço e submandibulares.

Lúpus Eritematoso Sistêmico  As queixas gerais mais freqüentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, as quais podem anteceder outras alterações por semanas ou meses.

Dengue  Transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti)

Dermatite Atópica  É uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária.

Herpes Zoster  É uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zoster) em latência, que afeta adultos e pacientes com a imunidade comprometida.

Dermatozoonoses - Larva Migrans  A infestação ocorre após contato com solo contaminado com as fezes de cães e gatos.

Ptiríase Rósea de Gibert  É uma erupção aguda de pele, em geral de cor branca, autolimitada, que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens de ambos os sexos. As lesões de pele são sucessivas e progressivas, com regressão e cura.

Eritema Infeccioso  Doença infectocontagiosa, exantemática (que causa erupção na pele), eritematosa (manchas avermelhadas) e que atinge crianças de 2 a 14 anos.

Disidrose  É uma erupção com bolhas pequenas (vesiculante) de pés e mãos (mais nas palmas das mãos e plantas dos pés) de caráter agudo, crônico ou recidivante.

Síndrome de Reiter  A síndrome de Reiter (SR) é a artrite mais comum no homem jovem e é também freqüente em mulheres.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

Título: Brotoeja

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 26/03/2014 - Acesso : 22/07/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 646
Palavras-Chave : Brotoeja - Pediatria - erupção cutânea, glândulas sebáceas, herpes zoster , suor, sudorese, Aloé vera, calêndula, dengue, , recém-nascidos, banhos tépidos aveia, disidrose , ductos sudoríparos, antiflogístico tópico , roupas leves, fibra natural, alimentos gordurosos .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques