Epistaxe na Criança

Sinônimos

Hemorragia nasal, sangramento nasal

O que é?

O sangramento nasal é uma situação freqüente, principalmente em crianças. Quem de nós, em alguma época da vida, não teve um sangramento do nariz?

Como se adquire?

Para cumprir as suas funções de umidificar e aquecer o ar captado da atmosfera, o nariz possui uma extensa vascularização sob a sua mucosa. No septo nasal em sua porção anterior há uma região altamente vascularizada e sujeita à microtraumas (Plexo de Kiesselbach) onde acontece a maioria das perdas sanguíneas nasais, usualmente devido ao modo de assoar o nariz, de coçar ou mesmo de colocar o dedo no nariz ,ou cosequência de trauma, que pode ocorrer em choque acidental, queda, brincadeira mais forte, bolada, etc ou ser acontecimento totalmente espontâneo. Pacientes em uso de "spray nasal"com sangramento repetido devem ser alertados para a possibilidade de má técnica na aplicação da medicação.

O que se sente?

Em princípio não há outra queixa além do próprio sangramento. A quantidade de sangue que sai do nariz, mesmo de uma criança pequena, é difícil de ser avaliada. A medida do volume de sangue perdido é altamente prejudicada pelo simples fato do sangue, mesmo em pequenas quantidades, ser capaz de produzir grandes manchas em panos, gazes, etc. O que dá uma impressão de gravidade, aumentando, assim, a angústia e preocupação dos pais e pessoas próximas à criança. Felizmente, esta situação raramente é uma ameaça à saúde e, portanto, pode ser conduzida com tranqüilidade.

Quando procurar o médico?

Se o sangramento ocorrer após uma batida na cabeça;
sangramento por mais de 15 minutos;
quando se torna muito freqüente;
se o sangramento causar dificuldade para respirar;
ocorrendo sangramento simultaneamente em outros lugares: pele, articulações, gengivas;
história de doença hemorrágica (sangramento) na família;
sangramento pelas duas narinas;
se houve introdução de corpo estranho, e
suspeita de fratura.

O que fazer?

Manter-se calmo e tranqüilizar a criança em posição sentada;
pressionar a narina sangrante contra o septo nasal por 10 a 15 minutos;
pode ser introduzido na narina um chumaço de algodão, mantendo a pressão;
não permitir que a criança deite de costas, para evitar que o sangue se aspirado, podendo provocar tosse e ou vômitos;
manter a criança em repouso por várias horas após cessar a hemorragia;
controlar a umidade do ambiente; o ar seco aumenta a possibilidade de voltar a hemorragia;
evitar o manuseio ou a higiene do nariz por um bom tempo para permitir a cicatrização,
a cicatrização total dos vasos pode levar de 7 a 10 dias.

Como se previne ?

Evitando que ocorram as situações que provocam o sangramento.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Sangramento pelo Nariz (Epistaxe)  A maioria das epistaxes têm resolução espontânea em , aproximadamente, 10 minutos

Rinite - Doenças Respiratórias com Tempo Seco  Muitas pessoas que pensam estar sempre com resfriado, na verdade, tem rinite alérgica. Esta doença se caracteriza por obstrução do nariz freqüente, espirros repetidos e coceira no nariz, olhos, garganta ou ouvidos.

Hipertensão - Investigação Clínica e Laboratorial  Diagnosticar a hipertensão arterial é uma tarefa fácil, geralmente o paciente já sabe. Mas avaliar as lesões dos órgãos alvo (coração, rins, cérebro, vasos), identificar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares e diagnosticar, se possível, a causa da hipertensão arterial é uma preocupação constante dos médicos.

Dengue  Transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti)

Dor de Cabeça (Cefaleia)  Cefaléia, ou “dor de cabeça” como popularmente é conhecida, constitui problema freqüente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico.

Sufocamento e Engasgos  As crianças, especialmente aquelas com menos de três anos de idade, são particularmente suscetíveis à obstrução e à morte devido ao pequeno calibre das suas vias aéreas, sua relativa pouca experiência com a mastigação e à tendência natural de colocar quaisquer objetos na boca.

Brinquedos e Prevenção de Acidentes  Ao comprar brinquedos para crianças, pense GRANDE. Todas as partes do brinquedo devem ser maiores do que o pulso da criança para prevenir o sufocamento













Autor

Título: Sangramento Nasal na Criança - Epistaxe

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 22/12/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 603 | Palavras-Chave : Sangramento Nasal na Criança - Epistaxe - Pediatria - rinite, sangramento nariz , septo nasal, higiene nariz, batida cabeça , Plexo de Kiesselbach, assoar nariz, coçar nariz, colocar dedo nariz , spray nasal, doença hemorrágica, corpo estranho, fratura , chumaço de algodão,narina sangrante, sangue aspirado .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias





Destaques