TREINAMENTO DE BANHEIRO

O primeiro aniversário da criança é cercado por inúmeras aquisições: as primeiras palavras, talvez os primeiros passos e uma grande bagunça com o bolo de aniversário.

O segundo aniversário, contudo, representa a chegada de uma época que muitos pais aguardam com ansiedade e, alguns, com medo - o controle dos esfíncteres, isto é, o treinamento para a criança ir ao banheiro.

Embora possa haver muita pressão dos familiares, amigos e mesmo de alguns técnicos de saúde ou educação para que o treinamento seja iniciado o mais rapidamente possível, devemos ter em mente que a pessoa mais importante e apta a decidir qual a melhor época para que este treinamento inicie é a própria criança.

A criança que tem sucesso no treinamento é aquela que quer ser treinada.

Crianças forçadas no treinamento do controle de esfíncteres quando elas ainda não estão preparadas para isto tendem a desenvolver uma atitude negativa e desafiadora que só faz retardar a aquisição deste controle.

A maior parte das crianças começa a imitar os pais, assim como a adquirir um senso de autonomia, em algum momento após o segundo aniversário.

É importante lembrar que a idade média de aquisição do controle de esfíncteres é aos três anos (isto não inclui o controle noturno). A média aos três anos significa que algumas crianças irão adquirir este controle mais perto dos dois anos de idade, enquanto algumas outras somente irão atingir este estágio mais próximas dos quatros anos.

O truque do sucesso é identificar quando a criança está pronta para esta etapa e, então, auxiliá-la sem cobrança de resultados, isto é, sem estresse.

Alguns indicadores que podem auxiliar a identificar o momento de iniciar o treinamento: Sua criança sabe dizer quando quer fazer xixi ou cocô?

Se ela sabe, ou se ela simplesmente sabe que foi há pouco, esta consciência ajudará a começar. Suas evacuações são previsíveis?

Se forem, a regularidade pode ajudar os pais a identificar horários em que o treinamento tenha mais probabilidade de ser bem sucedido. Ela quer usar roupa de baixo de "criança grande"?

Este é um sinal de querer ser independente. A roupa íntima também pode servir como uma recompensa para o interesse da criança em treinar os esfíncteres. Ela pode baixar e levantar as calças sozinha?

Esta habilidade permite o acesso fácil quando ela sentir vontade de utilizar o penico. Ela sabe dizer quando quer ir ao penico?

Isto pode parecer óbvio, porém, muitas vezes o sinal certo para começar o treinamento é simplesmente esperar que ela verbalize o interesse.

Acima de tudo, a chave para o sucesso é a paciência.

É típico da criança desta idade mostrar um enorme interesse, só para perder toda a motivação quando a atividade deixar de ser novidade.

Relaxe, o interesse vai voltar.

Lembre de elogiar o sucesso mas nunca castigar os insucessos.

O destaque para os acidentes somente criará tensão e reduzirá a rapidez de atingir o controle.

O próximo passo é auxiliar a criança a identificar os sinais que o corpo está enviando.

Algumas dicas úteis:
 

Use o penico portátil.
Embora o objetivo final seja o uso do banheiro, um penico facilmente disponível permitirá à criança experimentar alguma independência.
Deixe-a correr pela casa sem roupas quando possível.
Sem a segurança de uma fralda a tendência é ficar mais alerta para quando ela quer fazer xixi ou cocô. Tenha o penico à mão para que ela possa agir nesses impulsos.
Use roupa íntima de treinamento.
Usar roupa íntima de algodão ou descartável é extremamente útil. Como os acidentes irão acontecer, a roupa íntima para este período de treinamento deve ser descartável ou resistente à lavagem, além de confortável e fácil da criança tirar com mínimo ou nenhum auxílio.
Seja paciente.
Freqüentemente são necessários meses para que a criança domine os esfíncteres e possa usar o penico ou o banheiro com segurança. São comuns também vários "passos para trás" durante o período de treinamento.
Separe o dia da noite.
O controle dos esfíncteres durante a noite é um passo mais tardio que o controle diurno. Não espere que os dois aconteçam ao mesmo tempo.

Se você esperar sua criança mostrar interesse no treinamento de banheiro, você vai achar a experiência muito mais fácil do que tinha antecipado. Acima de qualquer outra coisa, poder controlar os reflexos para evacuar ou urinar deve ser uma experiência positiva para sua criança.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Enurese na Criança e no Adulto  É a falta de controle da micção em idade que em que isto já deveria ter ocorrido. Considera-se que a menina controla seu esfíncter vesical aos 5 anos e o menino aos 6 anos.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade  É um problema mais comumente visto em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperatividade (pessoa muito ativa, por vezes agitada, bem além do comum).

Estimulação Precoce e a Linguagem em Crianças Ouvintes e Surdas  As alterações diagnosticadas e tratadas o mais precocemente possível possibilitam melhor desenvolvimento da criança, a fim de que as dificuldades sejam minimizadas ou superadas.

Transtornos Psiquiátricos na Infância  O pensar, a capacidade de utilizar uma linguagem escrita, falada ou ainda de experimentar sentimentos não nascem com a criança, estando profundamente relacionados a seu desenvolvimento.

Seu Filho Está Assistindo Televisão Demais?  Desde a sua popularização nos anos 50 e 60 até nossos dias, a presença da televisão em nossas casas e o seu efeito sobre nossas vidas tomou proporções que clamam por reflexão e debate de vários setores da sociedade.

Doenças Reumáticas Da Infância  Várias doenças reumáticas são vistas na infância sendo as mais comuns a artrite crônica da infância, o lúpus eritematoso sistêmico, a dermatopolimiosite e as espondiloartropatias, que são doenças de caráter crônico, provocadas por distúrbios no sistema de defesa do organismo, ou sistema auto-imune.

Sufocamento e Engasgos  As crianças, especialmente aquelas com menos de três anos de idade, são particularmente suscetíveis à obstrução e à morte devido ao pequeno calibre das suas vias aéreas, sua relativa pouca experiência com a mastigação e à tendência natural de colocar quaisquer objetos na boca.

Criança e Os Dentes  É sumamente importante que se reconheça o valor e a importância dos dentes chamados decíduos, dentes-de-leite ou dentes temporários. Eles realmente são temporários, porém nem por isto devem ser descuidados.

Infecção Urinária em Crianças  Na maioria das vezes, a IU em crianças apresenta sintomas urinários iguais aos dos adultos: ardência, urgência e freqüência urinária aumentada.

Sangramento Nasal na Criança - Epistaxe  O sangramento nasal é uma situação freqüente, principalmente em crianças. Quem de nós, em alguma época da vida, não teve um sangramento do nariz?

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

Título: Treinamento de Banheiro

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 30/07/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 428
Palavras-Chave : Treinamento de Banheiro - Pediatria - Esfíncter , Treinando a Criança , evacuar , controle dos esfíncteres , urina, fezes , primeiro aniversário , penico , xixi , cocô .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques