CÂNCER DE ÂNUS

Sangramento, dor, massa na região anal podem estar associados ao câncer de ânus. Mas em muitos casos o câncer de ânus não sangra, não dói e não se observa massa.

Uma sensação de desconforto anal (pequeno ou grande) pode ser o único sintoma de um câncer de ânus. O toque retal é um exame importante e que pode denunciar a presença de um tumor no ânus (ou na porção terminal do reto), por esta razão este exame sempre deverá será realizado pelo médico que ouvir do paciente alguma das queixas descritas anteriormente (sangramento, dor ou massa).

Este câncer pode se originar da região interna (do ânus ou canal anal) ou da pele da margem anal. A complementação do exame do paciente (após o toque) com uma endoscopia (reto, sigmóide ou colonoscopia) associada à biópsia orientará o tratamento a ser realizado.

O tratamento inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, juntos ou separados, dependendo do tamanho e localização do tumor.

Pode ser indicada uma cirurgia mais ampla quando o tumor for maligno, grande ou fixado a órgão vizinhos. Em qualquer situação, se o tumor for detectado precocemente, existe a possibilidade de cura definitiva da doença.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Câncer de Colo do Útero  É o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 24% de todos os cânceres

Câncer de Cólon e Reto - Detecção Precoce  O exame oculto das fezes e os exames que vêem o intestino por dentro, como a colonoscopia e a retosigmoidoscopia são os exames mais frequentemente utilizados para se fazer um diagnóstico precoce desse tumor.

Câncer de Cólon e Reto - Prevenção  O câncer de cólon e reto, como a maioria dos tipos de câncer, têm fatores de risco identificáveis

Câncer de Pênis  Câncer de pênis é um tumor maligno relativamente raro que acontece quase sempre em pacientes com fimose.

Sexo e Câncer  O surgimento de algum tipo de câncer na vida de uma pessoa é muito traumático, dadas as conseqüências físicas e emocionais desse tipo de doença e as limitações da medicina nesse campo ainda muito desconhecido.

Câncer de Vulva  O câncer de vulva representa 4% dos tumores ginecológicos malignos e ocorre predominantemente em mulheres acima dos 50 anos.

Câncer de Vagina  Representa aproximadamente 1% dos tumores ginecológicos. Os tipos que ocorrem são tumores escamosos, adenocarcinoma, melanoma, sarcoma.

Abscesso e Fístula Anal  O abscesso anal surge na margem anal repentinamente, sendo às vezes precedido de dor na região.

Prurido Anal  Quando um paciente se queixa de coceira, comichão ou ardência anal é diagnosticada a afecção de nome prurido anal.

Sangramento Anal  O sangramento anal pode ser causado tanto pela ocorrência de hemorróidas como por outras doenças menos ou mais graves que a doença hemorroidária.







Autor

Título: Câncer de Ânus

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 01/09/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 461
Palavras-Chave : Câncer de Ânus - Proctologia - Câncer Anal , Neoplasia do Ânus , Neoplasia Anal , Tumor no Ânus , cirurgia, radioterapia , quimioterapia .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques