PROLAPSO DE RETO

Prolapso de reto é a exteriorização do reto através do ânus.

Por razões diferentes, na criança e no adulto, o reto se projeta para o exterior, através do ânus.

Na criança, a parede (mucosa) do reto, que ainda é frouxa e com pouca fixação aos tecidos mais profundos da própria parede, o prolapso acontece, freqüentemente, associado a quadros de diarréia. Devido à múltiplas evacuações, com discreta ou intensa desidratação, a parede do reto prolaba (exterioriza). Nesta situação, estando os pais orientados, em geral por experiência anterior, poderão realizar a colocação do reto para dentro, com manobras que já aprenderam. Caso as desconheçam, devem evitar que um leigo atue, procurando um serviço médico para este fim (unidade sanitária, ambulatório ou hospital).

Este prolapso, em crianças, representa, com freqüência, uma complicação da diarréia; terá, então, sua resolução a partir da cura da doença que o originou. Com o crescimento da criança, a mucosa do reto se fixa no seu habitat natural, desaparecendo a probabilidade de sua exteriorização.

No adulto, esta situação se apresenta de outra forma: não é, geralmente, uma exteriorização só da mucosa mas de toda a espessura da parede retal; é então chamada de Prolapso Total ou de Procidência do Reto.

É um quadro distinto do que foi descrito na criança: o prolapso do adulto acontece por outras causas, principalmente, por enfraquecimento do assoalho pélvico, que se localiza na parte interna da bacia; a musculatura, sem a elasticidade e a resistência necessária, permite que o reto se prolabe, isto é, se projete para fora. Pode, igualmente, ser tentada a redução do prolapso (procidência) como uma emergência, mas deverá sempre ser procurada uma terapêutica mais definitiva, através de cirurgia, com reforço da musculatura do assoalho, utilizando os próprios músculos da bacia, ou, através do uso de próteses tipo telas.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

É necessário fazer cirurgia em caso de prolapso de reto?

Qual a diferença entre prolapso de reto e hemorróidas?

Prolapso de reto pode estar associado a hemorróidas?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

SANGRAMENTO ANAL  O sangramento anal pode ser causado tanto pela ocorrência de hemorróidas como por outras doenças menos ou mais graves que a doença hemorroidária.

PRURIDO ANAL  Quando um paciente se queixa de coceira, comichão ou ardência anal é diagnosticada a afecção de nome prurido anal.

ABSCESSO E FÍSTULA ANAL  O abscesso anal surge na margem anal repentinamente, sendo às vezes precedido de dor na região.

FISSURA ANAL  O paciente sente dor no ânus no momento da evacuação, dor esta que persiste desde alguns minutos, até, às vezes, muitas horas. A dor pode aliviar sem medicação mas, em algumas ocasiões, é necessário o uso de analgésicos, tal sua intensidade.

CÂNCER DE ÂNUS  Sangramento, dor, massa na região anal podem estar associados ao câncer de ânus. Mas em muitos casos o câncer de ânus não sangra, não dói e não se observa massa.

HEMORRÓIDAS  Pode haver dor, sangramento, aumento de volume na margem anal (mais presentes no esforço da evacuação) sendo as queixas mais freqüentes.

DIARRÉIA AGUDA  É observada como uma diminuição da consistência habitual das fezes que podem alcançar o estado líquido. O número de evacuações varia de um episódio isolado até mais de dez em 24 horas.

DIARRÉIA CRÔNICA  Diarréia é a eliminação de fezes, predominantemente desmanchadas ou líquidas, não importa o número de vezes. É crônica quando ocorre por um período maior que 3 a 4 semanas.

CUIDADOS COM O SEXO E SUAS VARIAÇÕES  Se você acha que só é possível sentir prazer com a penetração, engana-se.

CÂNCER DE CÓLON E RETO  São tumores malignos, cânceres freqüentes do aparelho digestivo (intestino grosso). Muitas vezes se desenvolvem sem sintomas que possam alertar os pacientes para um tratamento precoce; mas, assim mesmo, são cânceres que uma vez detectados podem apresentar um bom índice de cura.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement






Autor

Título: PROLAPSO RETAL

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 23/04/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 348
Palavras-Chave : PROLAPSO RETAL - Proctologia - Saída do Reto pelo Ânus , Procidência , mucosa , , Exteriorização do Reto , Intussuscepção , assoalho pélvico .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques