CÂNCER DE RIM

Sinônimos e nomes populares:

Carcinoma de células renais, Adenocarcinoma de rim, Tumor de rim, Neoplasia maligna de rim, Hipernefroma, Tumor de células claras.

O que é?

É o tumor maligno mais comum de rim do adulto. É mais freqüente entre 50 e 70 anos. Os homens são afetados duas vezes mais do que as mulheres.

Como se adquire?

Pouco se conhece sobre sua etiologia. Fatores circunstanciais como fumo, obesidade, asbesto, cádmio e produtos petroquímicos são apontados como possíveis causas de seu início.

Como se faz o diagnóstico?

Com o advento do ultra-som, tumores de rim em seu estágio inicial sem manifestações clínicas passaram a ser diagnosticados.

O paciente que urina sangue precisa ser investigado na possibilidade de ter tumor de rim.

Dor na região lombar, emagrecimento, febre, podem ser sintomas referidos pelo paciente.

O diagnóstico é feito por Ultra-som, raio-X, Urografia Escretora, (CT) Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética (RM). Há necessidade de se fazer diagnóstico diferencial entre tumor benigno e tumor maligno, este último muito mais freqüente.

Os tumores malignos podem ser do tecido renal (parênquima) ou da via excretora.

Como se trata?

O único tratamento eficaz para tumor maligno de rim é a cirurgia.

Como se previne?

Não existe prevenção efetiva para evitar tumor de rim.

Os check-up periódicos, a cada ano são a única possibilidade de fazer diagnóstico precoce e obter cura completa.

Nos tumores avançados, além da cirurgia, Interferon e Interleucina-2 poderão ser indicados por seu urologista.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

O que causa o câncer de rim?

Como se faz o diagnóstico?

O câncer de rim tem cura?

Este câncer é transmissível?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Hematúria  Hematúria ou sangue na urina é um sinal que ocorre nas doenças renais e não pode ser ignorado pelos portadores, nem pelos médicos. Em toda a urina, há sempre hemácias (sangue) em quantidade muito reduzida.

Síndrome Nefrótica  Síndrome nefrótica não é uma doença, mas um conjunto de sinais e sintomas. Ocorre nos pacientes que têm uma proteinúria (proteína na urina) maciça.

Quando Procurar um Nefrologista  Nefrologia - É a área da medicina que estuda e pesquisa o funcionamento dos rins e as doenças renais.

Orientações para Pacientes com Insuficiência Renal  Infelizmente, uma em cada 5.000 pessoas adoece dos rins por motivos diversos. Quando o rim adoece, ele não consegue realizar as tarefas para as quais foi programado, tornando-se insuficiente.

Cólica Renal  É uma dor aguda, intensa, oscilante (vai e vem) proveniente do aparelho urinário superior (rim). É uma das dores mais atrozes da medicina e geralmente causada por pedras (cálculos) no rim ou no ureter. A pedra causa obstrução da urina que vem do rim, dilatando-o.

Cisto Renal  Os cistos podem ocorrer em um ou nos dois rins e são, quase sempre, em pequeno número e de tamanho menor que 3 cm. Quando todo o rim é tomado por incontáveis cistos, de tamanhos variáveis, chama-se rim policístico

Gota e Rim  Trata-se de uma afecção comum, com distribuição universal ocorrendo em até 3% da população geral, principalmente, nos homens, aos 30-40 anos e, nas mulheres, no período pós-menopausa.

Rim e Diabete Melito  A doença renal no diabético se inicia pelo descontrole crônico da glicemia. A hiperglicemia exagerada ultrapassa a capacidade do rim de poupar glicose, permitindo perdê-la pela urina.

Introdução às Doenças Renais  A urina é formada pela eliminação da água desnecessária, dos sais e outros produtos que não devem ser acumulados no nosso sangue.

Pedra nos Rins  Hoje, constata-se que mudanças nos regimes alimentares, promovidas pela industrialização dos alimentos, mais ricos em proteínas, sal e hidratos de carbono, aumentaram a formação de cálculos.







Autor

Título: Câncer de Rim

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 16/09/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 65
Palavras-Chave : Câncer de Rim - Urologia - Tumor de Rim , Neoplasia de Rim , Adenocarcinoma de rim , Massas Reto-peritoniais





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques