CLAMÍDIA NO HOMEM

Sinônimos e nomes populares:

Gota matinal: provavelmente pelo acúmulo de secreção na uretra durante a madrugada com drenagem pela manhã.

Doença que mancha a cueca: devido ao efeito da secreção na roupa após várias horas sem urinar.

O que é e como se adquire?

É uma infecção sexualmente transmitida acometendo geralmente a uretra e causada pela Chlamydia trachomatis.

É classificada como uma uretrite não gonocócica. O homem, ao ter relações com uma parceira infectada, tem 50% de chance de se infectar.

O que se sente?

Após um período de incubação de três a cinco semanas, no qual o paciente está assintomático, surge prurido e discreta dor uretral, com aparecimento de secreção fluída e transparente, não muito abundante.

É importante saber que durante o período de incubação há grande chance de transmissão da doença.

A infecção por Clamydia pode envolver estruturas próximas à uretra como epidídimos, testículos e próstata, causando epididimite aguda, orquite ou prostatite.

Estreitamento (estenose) uretral é uma complicação rara quando o tratamento não é feito.

A infertilidade masculina ou a transmissão fetal são outras complicações mais temidas. O reto pode também ser contaminado ocasionando dor retal com evacuação sanguinolenta e tenesmo.

Na mulher a infecção por Clamydia pode levar à doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica e desconforto abdominal crônico.

Como se faz o diagnóstico?

A história do paciente, juntamente com os sintomas e sinais descritos acima, fazem suspeitar de clamídia.

O exame da secreção deve ser feito a fim de se detectar a clamídia e também para se fazer o diagnóstico diferencial de gonorréia.Outros testes laboratoriais incluem a imunofluorescência para Chlamydia (realizada a partir de raspado de células da mucosa do meato uretral até a fossa navicular), ELISA, PCR e LCR. São todos testes caros.

Se o exame do esfregaço uretral de um paciente com sintomas de uretrite tiver 4 a 5 leucócitos por campo, ausência de diplococos Gram negativos intracelulares ou se houver mais de 20 leucócitos no sedimento do primeiro jato miccional está justificado o tratamento para Chlamidia.

Como se trata?

O tratamento é feito através de antibióticos como azitromicina, doxiciclina, eritromicina e tianfenicol, devendo envolver o paciente e sua parceira. Durante esse período, abstinência sexual ou sexo com preservativo é encorajado.Em geral, o tratamento é bem sucedido

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Como foi que eu "peguei" isso?

Clamídia pode causar câncer?

Essa doença é transmissível?

Qual é o tratamento?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Doença Inflamatória Pélvica  A doença inflamatória pélvica (DIP) engloba o conjunto de doenças inflamatórias do trato genital feminino superior: útero, trompas e ovários. Atinge a mulher jovem ao redor dos 20 anos, 35 anos

Candidíase e Vaginose  A prevenção salienta a correta higiene e o uso de roupas íntimas de algodão, evitando calor e umidade na área genital.

Clamídia, Gonorreia, Tricomoníase e Herpes - DST na Mulher  Os sintomas mais comuns são a secreção esverdeada ou acinzentada, fluída, abundante, espumante e com mau cheiro.

Gonorreia no Homem  A gonorréia se transmite através de relações sexuais com parceiras contaminadas. O risco de se contaminar, na primeira vez, é de 15-20%

Corrimento Vaginal  São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar freqüentemente.

Sexo na Adolescência  A Adolescência, período de vida compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade

Aids  Doença infecciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana, que leva a uma perda da imunidade progressiva resultando em infecções graves, tumores malignos e manifestações causadas pelo próprio vírus

Cuidados com o Sexo e suas Variações  Se você acha que só é possível sentir prazer com a penetração, engana-se.

Uso da Camisinha  Mesmo que muitas coisas já tenham sido ditas sobre o seu uso, as pessoas ainda são resistentes a fazerem da camisinha um hábito.

Uretrites  As uretrites mais comuns são as infecciosas sexualmente transmitidas. Essas são classificadas em uretrites gonocócicas e não gonocócicas.







Autor

Título: Clamídia no Homem

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 20/10/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 83 | Palavras-Chave : Clamídia no Homem - Urologia - Gota Matinal , Doença que mancha a cueca , Coceira no Pênis , Uretrite





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques