TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS ARTERIOPATIAS FUNCIONAIS

O que é?

Arteriopatias funcionais primárias são aquelas em que não existem fatores orgânicos no mecanismo (fisiopatologia) da doença ou tais fatores não podem ser detectados pelos métodos de exame de rotina.

A evolução da arteriopatia pode ser aguda ou crônica.

A apresentação clínica aguda caracteriza-se pelo vaso espasmo intenso, demonstrável clinicamente e radiologicamente (arteriografia), ou seja, a síndrome isquêmica aguda.

Nas formas clínicas agudas, o tratamento cirúrgico consiste em bloqueios das cadeias simpáticas e de nervos somáticos, se necessário. Excepcionalmente, é praticada a cirurgia de ressecção do simpático.

Classificação das arteriopatias funcionais

Agudas
 

Espasmo arterial pós-traumático
Espasmo arterial após embolizações de pequeno diâmetro
Espasmo arterial após trombose venosa maciça

Crônicas
 

Doença de Raynaud
Distrofia simpática reflexa
Dermografismo
Hiperhidrose essencial
Livedo reticular
Membro fantasma
Acrocionose

Mistas
 

Eritromialgias
Eritema pérnio
Crioglutiminas e crioglobulinas
Criofibrinogemia
Edema angionecrótico

Secundárias
 

Arterites (inclusive tromboangeíte de Leo Buerger)
Arterioesclerose
Colagenoses



Publicidade/Advertisement

Como se faz o tratamento?

Simpatectomia cervico-torácica

Consiste na ressecção do pólo inferior do terceiro gânglio cervical, que normalmente está fusionado com o primeiro gânglio torácico, além do segundo e terceiro gânglios torácicos. A indicação é feita para as patologias a seguir:
 

Síndrome da Raynaud
Doença de Raynaud
Distrofia simpático reflexa
Síndrome do membro fantasma
Colagenoses
Hiperhidrose essencial intensa
Arterites periféricas com isquemia
Tromboangeíte obliterante (doença de Leo Buerger)

A cirurgia pode ser feita a céu aberto, ou seja, com incisão de cerca de 5 centímetros no bordo superior da clavícula, ou mais freqüentemente, na atualidade, por videotoracoscopia.

Simpatectomia lombar

Consiste na ressecção de gânglios simpáticos lombares em quantidade mínima de 2 a 3 gânglios. As indicações são muito semelhantes às da simpatectomia cervico-torácica, e a cirurgia igualmente pode ser feita por videotoracoscopia ou a céu aberto, por incisão lombar.

Eventualmente, alguns casos de gangrena diabética têm a indicação de simpatectomia lombar, desde que ampliada, com a retirada de mais de 3 gânglios lombares.

Resultados

Os resultados normalmente são muito bons, na maioria dos casos, desde que a indicação seja precisa e precoce, após minucioso diagnóstico.

Como se faz a prevenção?

As arteriopatias funcionais geralmente estão associadas a causas definidas tais como a tromboangeíte obliterante (fumo) e a doença de Raynaud (frio).

Assim sendo, o diagnóstico precoce, bem como a orientação adequada pode evitar a cirurgia e as complicações decorrentes das arteriopatias funcionais.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Pé Diabético  Normalmente, o diabético só se dá conta da lesão quando esta se encontra em estágio avançado e quase sempre com uma infecção secundária, o que torna o tratamento extremamente difícil, devido à insuficiência circulatória.

Fenômeno, Síndrome e Doença de Raynaud  Conjunto de sinais e sintomas demonstráveis nas artérias. É uma moléstia funcional, que surge em pacientes hipersensíveis frio ou por estresse emocional.

Trombose Venosa Profunda  (TVP) é o desenvolvimento de um trombo (coágulo de sangue) dentro de um vaso sangüíneo venoso com conseqüente reação inflamatória do vaso, podendo, esse trombo, determinar obstrução venosa total ou parcial.

Eritema Infeccioso  Doença infectocontagiosa, exantemática (que causa erupção na pele), eritematosa (manchas avermelhadas) e que atinge crianças de 2 a 14 anos.

Sudorese Excessiva (Hiperidrose)  O corpo humano possui mecanismos para regular sua temperatura e necessita transpirar mais ou menos conforme a temperatura ambiente, ou como forma de eliminar calor quando praticamos exercícios físicos.

Lúpus Eritematoso Sistêmico  As queixas gerais mais freqüentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, as quais podem anteceder outras alterações por semanas ou meses.

Prevenção da Arteriosclerose  Entre os fatores conhecidos que propiciam o desenvolvimento da arteriosclerose e as doenças consequentes a ela estão: a idade, o sexo da pessoa, a hereditariedade, o estilo de vida sedentário, o diabete, o fumo, o uso de alguns medicamentos, as tensões da vida e a dieta.

Aterosclerose  É o depósito no interior das artérias de substâncias gordurosas junto com colesterol, cálcio, produtos de degradação celular e fibrina (material envolvido na coagulação do sangue e formador de coágulos).

Vasculites - Poliarterite Nodosa Clássica  Tratamento - A meta é impedir a proliferação das células que produzem a inflamação.

Arterite Temporal  Trata-se de uma doença autoimune (do seu próprio organismo) de etiologia desconhecida, que cursa com cefaléia (em idosos principalmente); geralmente acomete a artéria temporal superficial (artéria que passa nas têmporas), embora esteja relacionada com outras artérias.


Autor

Título: Tratamento Cirúrgico das Arteriopatias Funcionais

Link : | Data de Acesso : 29/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 493 | Palavras-Chave : Tratamento Cirúrgico das Arteriopatias Funcionais - Angiologia e Cirurgia Vascular - Tromboangeíte , Espasmo , Videotoracoscopia , Videotoracostomia , Espasmo arterial , Raynaud , Hiperhidrose , Simpatectomia , Síndrome .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques