Exercícios Globais X Esportes

Exercícios Globais X Esportes

Praticar esportes é uma necessidade, faz parte dos hábitos para uma vida saudável e quem pratica atividade física está imunologicamente mais forte. Porém, esportes de alto nível, praticados profissionalmente podem acarretar desequilíbrios musculares e lesões por repetição.
No nosso corpo existem basicamente dois tipos de músculos que devem ser mantidos em equilíbrio:

 

Os músculos estáticos, que são extremamente fortes e enrijecidos e que são responsáveis pela nossa postura e manutenção em pé ;
Os músculos dinâmicos que são aqueles que só se contraem quando solicitados e que permanecem a maior parte do tempo em relaxamento, tornando-se músculos mais fracos.

Toda a atividade, em particular a esportiva, exercita de maneira indiferenciada músculos estáticos e dinâmicos, o que ocasiona efeitos positivos sobre os músculos dinâmicos que tem tendência natural ao relaxamento, mas que acentuam o tônus muscular e a rigidez dos estáticos; portanto, a constituição física das pessoas naturalmente sofre algum inconveniente com a pratica de esportes de alto impacto tais como aqueles exercidos profissionalmente ou para competição.

Os esportes de alto nível atuam basicamente na cadeia posterior extensora (musculatura estática) o que se torna gratificante no início da atividade já que permite uma grande força em todas as extensões, que são a base essencial de muitos esportes, mas que podem levar à fraqueza por excesso, e até a inevitáveis dores ou contusões. Sendo assim, devemos proceder, após cada atividade esportiva, a uma anulação dessas compensações próprias de cada esporte, com um retorno a normalidade de acordo com o esforço anteriormente exigido.

A reparação dos inconvenientes da prática desportiva deve passar por um trabalho globalizado, aplicado preferencialmente no dia seguinte ao treinamento, que é quando os músculos estarão rígidos e dolorosos e a manutenção de posturas associadas ao alongamento e fortalecimento remodela a musculatura estática encurtada pelos esforços.

Os exercícios globais como Pilates ou RPG são os mais indicados porque permitem a anulação dos prejuízos esportivos provocados pela força empregada pelas cadeias musculares, durante o exercício. Como para o corpo a agilidade é preferível a força, todas as modalidades nas quais a flexibilidade é trabalhada no lugar de uma musculação exagerada, mais benefícios traz ao equilíbrio postural-muscular do corpo.