Cancerologia

O mesmo que Oncologia – especialidade da medicina que se ocupa do estudo e tratamento dos tumores. Mais especificamente: diagnóstico de qualquer tipo de câncer (patologia); terapia (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, e outras modalidades); acompanhamento dos pacientes com câncer após o tratamento bem sucedido; cuidados paliativos de pacientes com tumores malignos terminais; questões éticas envolvendo o tratamento do câncer; iniciativas de investigação e rastreamento em populações, ou familiares de pacientes (tipos de câncer em que haja suspeita de terem base hereditária, tal como o câncer de mama).

Câncer – Detecção Precoce – A detecção precoce significa fazer o diagnóstico do câncer no seu estágio pré-sintomático, ou seja, antes que a pessoa manifeste algum sintoma relacionado com a doença ou apresente alguma alteração ao exame físico realizado por um profissional da área da saúde.

Câncer – Prevenção – Prevenção em câncer é reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer.

Câncer de Bexiga – Detecção Precoce – Detecção precoce ou "screening" para um tipo de câncer é o processo de procurar um determinado tipo de câncer na sua fase inicial, mesmo antes que ele cause algum tipo de sintoma.

Câncer de Colo do Útero – É o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 24% de todos os cânceres

Câncer de Cólon e Reto – Detecção Precoce – O exame oculto das fezes e os exames que vêem o intestino por dentro, como a colonoscopia e a retosigmoidoscopia são os exames mais frequentemente utilizados para se fazer um diagnóstico precoce desse tumor.

Câncer de Cólon e Reto – Prevenção – O câncer de cólon e reto, como a maioria dos tipos de câncer, têm fatores de risco identificáveis

Câncer de Endométrio – Detecção Precoce – Fatores de risco mais comuns associados ao câncer de endométrio

Câncer de Endométrio – Prevenção – O endométrio é a camada que reveste o útero por dentro. É ele que se desenvolve e se desprende no ciclo menstrual, dando origem ao sangramento que acontece durante a menstruação.

Câncer de Esôfago – Detecção Precoce – A maioria dos cânceres de esôfago se origina nas células de tipo epitelial, os chamados carcinomas, ou nas células das glândulas, os chamados adenocarcinomas.

Câncer de Esôfago – Prevenção – O câncer de esôfago, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco identificáveis

Câncer de Estômago – Detecção Precoce – A mucosa que recobre o estômago é alvo de vários agentes químicos ou infecciosos. Quando repetida por vários anos, esta agressão pode gerar uma transformação nas células do estômago, que pode inclusive progredir para uma transformação maligna.

Câncer de Estômago – Prevenção – Esse tipo de tumor é muito comum no mundo todo e é responsável por grande parte das mortes relacionadas à neoplasias.

Câncer de Fígado – Detecção Precoce – Fatores de risco mais comuns associados ao carcinoma hepatocelular

Câncer de Laringe – Este câncer é, na maioria das vezes do tipo epidermóide ou escamoso, ou seja, são as células que revestem a laringe que sofrem alterações e se tornam malignas.

Câncer de Mama – Ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada

Câncer de Pele – Detecção Precoce – Fatores de risco mais comuns associados ao câncer de pele

Câncer de Pele – Prevenção – O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de câncer. Existem basicamente dois tipos de câncer de pele

Câncer de Próstata – Detecção Precoce – Fatores de risco mais comuns associados ao câncer de próstata

Câncer de Próstata – Prevenção – A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, o hormônio masculino.

Câncer de Pulmão – Detecção Precoce – O fator de risco mais importante para câncer de pulmão é o fumo, bem como para vários outros tipos de câncer.

Câncer de Pulmão – Prevenção – Evitar que as pessoas iniciem a prática de fumar e ajudar os fumantes a parar de fumar é a mais importante ação preventiva a ser desenvolvida.

Câncer de Testículo – Detecção Precoce – Fatores de risco mais comuns para o câncer de testículo

Câncer de Tireoide – O câncer da tireóide se inicia quando células da tireóide se modificam e sofrem um crescimento e proliferação descontrolado, formando um tumor.

Câncer Oral – Detecção Precoce – Fatores de risco mais comuns associados ao câncer da boca

Câncer Oral – Prevenção – O câncer oral é aquele que acomete a porção da garganta para frente, ou seja toda a parte visível da boca até os lábios. O seu local mais comum é o assoalho da boca, embaixo da língua, a porção lateral da língua e o palato mole

Leucemia – Leucemia é o câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. Esta doença começa na medula óssea (parte interna dos grande ossos, a “fábrica do sangue”) e se espalha para outras partes do corpo.

Linfomas – Hodgkin / Não-Hodgkin – Os linfomas são um grupo de doenças que se originam nas células do sistema linfático Este sistema é constituído de órgãos e tecidos que produzem,armazenam e distribuem os glóbulos brancos do sangue que combatem a infecção e outras doenças

Prevenção na Área da Oncologia – O motivo mais frequente que leva as pessoas a buscarem orientação é o histórico familiar de câncer. Contudo, somente 10% dos cânceres são genéticos.

Prevenção para uma Vida Longa e de Qualidade – As doenças crônico-degenerativas são aquelas em que um conjunto de fatores leva à deterioração progressiva da saúde do ser humano e que não basta um agente transmissível identificável para que elas ocorram

Saúde: O Momento é de Prevenção – Desenvolver ações educativas e preventivas, visando a alterar esse estilo de vida é fundamental nesse momento de desenvolvimento da humanidade.