Câncer de Esôfago – Prevenção

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE ESÔFAGO

Sinônimos

Prevenção de Câncer de Esôfago.

O que é prevenção de um tipo de câncer?

Prevenir o aparecimento de um tipo de câncer é diminuir as chances de que uma pessoa desenvolva essa doença através de ações que a afastem de fatores que propiciem o desarranjo celular que acontece nos estágios bem iniciais, quando apenas algumas poucas células estão sofrendo as agressões que podem transformá-las em malignas. São os chamados fatores de risco.

Além disso, outra forma de prevenir o aparecimento de câncer é promover ações sabidamente benéficas à saúde como um todo e que, por motivos muitas vezes desconhecidos, estão menos associadas ao aparecimento desses tumores.

Nem todos os cânceres têm estes fatores de risco e de proteção identificados e, entre os já reconhecidamente envolvidos, nem todos podem ser facilmente modificáveis, como a herança genética (história familiar), por exemplo.

Como se faz prevenção no câncer de esôfago?

O câncer de esôfago, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco identificáveis (para maiores informações sobre fatores de risco para esse tipo de câncer leia o artigo “Detecção Precoce do Câncer de Esôfago” nesse site) .

Alguns desses fatores de risco são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que cada pessoa tem a esse determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver esse tipo de câncer.

Há também os fatores de proteção. Ou seja, fatores que se a pessoa está exposta a sua possibilidade de desenvolver esse tipo de câncer diminui. Entre esses fatores de proteção também há os que se pode modificar, se expondo mais a eles.

Os fatores de risco e proteção para câncer de esôfago mais conhecidos e que podem ser modificados são:

&nbsp

Fumo e álcool

Fumar e beber bebida de álcool são os maiores fatores de risco para esse tipo de tumor. Mais da metade das pessoas que possuem esse tipo de tumor tem porque fumavam. Esses fatores aumentam muito o risco de desenvolver esse tipo de câncer, principalmente quando estão associados.

Parar de beber e de fumar é uma forma efetiva de diminuir as chances de desenvolver câncer de esôfago.

Dieta

Comer uma dieta rica em fibras, ou seja, comer cinco ou mais porções de frutas, legumes ou verduras por dia, incluindo sucos naturais, é fator de proteção para o câncer de esôfago. Estudos têm demonstrado que ingesta de vitamina C e carotenóides é particularmente importante para diminuir as possibilidades de desenvolver esse tipo de tumor.

Bebidas quentes

A ingesta de bebidas muito quentes como mate ou chimarrão é fator de risco para esse tipo de tumor.

Inclusive estudos demonstram que existe o que se chama de curva dose-resposta, ou seja, quanto mais se toma chimarrão mais risco se tem de desenvolver câncer de esôfago.

Diminuir a ingesta de bebidas muito quentes protege o indivíduo de desenvolver esse tipo de tumor.

Refluxo gastro-esofágico

Pessoas que têm refluxo gastro-esofágico com conseqüente esôfago de Barret (quando as células da porção do esôfago junto ao estômago se transformam de tanto sofrer a agressão do ácido proveniente do estômago, devido ao refluxo), têm mais chance de desenvolver um tipo específico de câncer de esôfago, o adenocarcinoma de esôfago.

Pessoas que possuem esse tipo de problema devem fazer controles mais freqüentes dessa porção do esôfago através de endoscopias para diagnosticar lesões malignas ou pré-malignas precocemente.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Eu bebia e fumava muito, mas agora parei. O que posso fazer para não ter risco aumentado para câncer de esôfago?

Sempre tive azia. Isso pode se transformar em câncer de esôfago?