PREVENÇÃO NA ÁREA DA ONCOLOGIA

O foco da prevenção da saúde, e não mais na doença, é um conceito que tem conquistado espaço nas instituições médico-hospitalares pelo mundo, e que está sendo aplicado em vários setores da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O que vemos aqui são pessoas saudáveis, não pacientes. São pessoas que nos procuram com o intuito de saber o seu risco de ter câncer e o que fazer para reduzi-lo. O trabalho é todo sistematizado. Primeiramente, é identificado se o indivíduo tem risco aumentado para o câncer, seja por histórico familiar ou por outros fatores, como fumo, álcool, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo e exposição ao sol. Em alguns casos, a pessoa não tem história familiar de câncer, mas é obesa, o que é um fator de risco modificável.

Fazemos também um levantamento sobre as práticas preventivas, se a pessoa faz os exames necessários para cada sexo e faixa etária. Se necessário, encaminhamos para especialistas, como geneticistas, cardiologistas, ginecologistas , enfim temos uma equipe multidisciplinar que faz o atendimento focado na prevenção.

Depois disso, o paciente retorna para o médico inicial, e é feito um planejamento: se precisa perder peso, é encaminhado para o endocrinologista; se for necessária a adequação da dieta, passa por uma avaliação nutricional; se precisa retirar algum sinal, vai para o dermatologista, e assim por diante. Se não precisar de nada no momento, retornará daqui a um ano para revermos as práticas preventivas.

O motivo mais frequente que leva as pessoas a buscarem orientação é o histórico familiar de câncer. Contudo, somente 10% dos cânceres são genéticos. Os outros são esporádicos, influenciados por diversos fatores de risco que podem ser modificados.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Câncer - Prevenção  Prevenção em câncer é reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer.

Câncer de Próstata - Prevenção  A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, o hormônio masculino.

Alimentos para a Prevenção do Câncer  Várias culturas antigas utilizavam o alimento como principal forma de preservação da saúde.

Câncer Oral - Prevenção  O câncer oral é aquele que acomete a porção da garganta para frente, ou seja toda a parte visível da boca até os lábios. O seu local mais comum é o assoalho da boca, embaixo da língua, a porção lateral da língua e o palato mole

Câncer de Pulmão - Prevenção  Evitar que as pessoas iniciem a prática de fumar e ajudar os fumantes a parar de fumar é a mais importante ação preventiva a ser desenvolvida.

Câncer de Pele - Prevenção  O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de câncer. Existem basicamente dois tipos de câncer de pele

Câncer de Esôfago - Prevenção  O câncer de esôfago, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco identificáveis

Câncer de Pele - Prevenção  O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de câncer. Existem basicamente dois tipos de câncer de pele

Câncer de Endométrio - Prevenção  O endométrio é a camada que reveste o útero por dentro. É ele que se desenvolve e se desprende no ciclo menstrual, dando origem ao sangramento que acontece durante a menstruação.

Câncer de Mama  Ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada


Autor

Título: Prevenção na Área da Oncologia

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 672 | Palavras-Chave : Prevenção na Área da Oncologia - Cancerologia - prevenção da saúde , risco de ter câncer , histórico familiar , umo, álcool, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo , exposição ao sol. , equipe multidisciplinar .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.