Colesterol e Fibras

As fibras dos alimentos tendem a reduzir a absorção de colesterol no intestino e assim os níveis deste no sangue.

Existem as fibras solúveis e as insolúveis. Encontramos fibras principalmente em alimentos derivados de plantas e sua principal composição é a celulose.

Uma dieta rica em fibras, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda na prevenção do câncer de intestino grosso. Dicas para aumentar a ingestão de fibras:

Coma alimentos integrais como pão integral, arroz integral, frutas e verduras. Evite chips, bolachas, pão branco, bolos e doces.

Tente comer mais vegetais e frutas cruas, inclusive a casca, quando adequado. O cozimento reduz o teor de fibras.

Coma alimentos com alto teor de fibras em cada refeição. Cereais são recomendados já ao desjejum. Inclua feijões, sementes e grãos inteiros nas refeições.

Adapte-se gradualmente a uma dieta rica em fibras e aumente o volume de água tomada durante o dia.

Alimentos ricos em:
 

Fibras solúveis:Aveia, farinha de aveia, feijões, ervilhas, frutas cítricas, maçãs, morangos, framboesas
Fibras insolúveis:Pães integrais, cereais, cenouras, couves, casca de maçã.

Algumas siglas usadas em alimentos industrializados:
 

Free ou LivreSignifica que contém a menor quantidade do componente indicado, açúcar ou gorduras, por exemplo.
"Very Low/Low"Contém um pouco mais.
"Reduced/Less"Contém cerca de 25 % menos.

Verifique as etiquetas.

Dicas de substitutos para alimentos ricos em colesterol ou gorduras formadoras de colesterol:
 

SIMNÃO
clara de ovos
Camarão cozidoCamarão frito
Salsichas
Frutos do mar cozidosFrutos do mar fritos
Arroz cozidoArroz frito
Sopas com verdurasSopas cremosas
Frango grelhado sem peleFrango frito
Batata cozidaBatata frita
Sanduíches com alface, frango grelhado e saladasBurgers
MoussePaté
Croissant
Molhos de vinagreMolho holandês, béchamel ou béarnaise
Pudim de chocolate sem gorduraMousse de chocolate
Pêras em vinhoFrutas em calda



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Autor

Título: Colesterol e Fibras

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 467 | Palavras-Chave : Colesterol e Fibras - Cardiologia - obesidade, alimentação saudável, fibras solúveis, insolúveis , alimentos integrais, farinha de aveia, cereais, volume de água , doenças cardiovasculares , frituras, casca, frutas, chips, bolachas, biscoitos, amanteigados , água .





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