DENTES E CORAÇÃO

Profilaxia da endocardite bacteriana

Diretrizes de manejo de pacientes com doença valvar ou cardiopatia com alteração anatômica

Endocardite é uma doença séria associada a mortalidade significante.
Com administração de antibióticos antes de procedimentos em que bacteremia é esperada, diversas publicações suportam redução de risco

Endocardite bacteriana

Incidência
 

4.2 por 100,000 pacientes/ano
Prolapso mitral 52 por 100,000 pessoas/ano
Abuso de drogas 2 a 5 % por paciente/ano
Prótese valvar 1.4 a 3.1% aos 12 meses, 4.1 a 5.4% aos 4 anos, 3.2 a 5.7% aos 5 anos



Publicidade/Advertisement

Procedimentos dentários em que a profilaxia da endocardite é recomendada nos portadores de alteração anatômica do coração

Extrações dentárias
Procedimentos periodontais incluindo cirurgia, raspagem, testes e manutenção.
Colocação de implantes e reimplantes de dentes avulcionados.
Tratamentos endodônticos, instrumentação ou cirurgia apicais.
Colocação subgengival de fibras ou tiras antibióticas.
Colocação inicial de bandas (mas não brackets)
Injeções locais anestésicas intraligamentares
Limpeza de dentes ou implantes, onde a mobilidade está prevista

Profilaxia de endocardite desnecessária
 

Restaurações (dentística e protética) com ou sem fio retrator
Injeções de anestesia local (não intraligamentar)
Tratamentos endodônticos (colocação de pinos e núcleos)
Colocação de dique de borracha
Remoção de sutura pós-operatória
Colocação e remoção próteses ou aparelhos ortodônticos
Tomadas de impressões
Radiografias intraorais
Ajuste de aparelhos ortodônticos
Tratamentos de fluor
Selamento de dentes temporários

Profilaxia

A profilaxia é feita com a administração de antibióticos sob orientação de profissional da saúde.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Endocardites  A endocardite se localiza preferencialmente nas válvulas do coração, mas pode ser encontrada em qualquer parte do endocárdio, podendo ser classificada em aguda e subaguda.

Lesões Valvulares do Coração  Conheça as principais lesões valvulares do coração

Os Exames para Cardiologia  Existem diversos exames para diagnosticarmos doenças do coração. Quais os exames que um paciente deve realizar é uma decisão que cabe ao médico que se baseará na história clínica e nos achados de exame clínico feitos no paciente.

Insuficiência Cardíaca  O coração é um músculo formado por duas metades, a direita e a esquerda. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de enviar adiante todo o sangue que recebe, falamos que há insuficiência cardíaca.

Fatores de Risco Para Doenças Cardíacas  São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração e dos vasos. Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em imutáveis e mutáveis.

Febre Reumática  A febre reumática é considerada uma complicação tardia de uma infecção por uma bactéria chamada de estreptococo.

Doenças Reumáticas Da Infância  Várias doenças reumáticas são vistas na infância sendo as mais comuns a artrite crônica da infância, o lúpus eritematoso sistêmico, a dermatopolimiosite e as espondiloartropatias, que são doenças de caráter crônico, provocadas por distúrbios no sistema de defesa do organismo, ou sistema auto-imune.

Reumatismo  Muitos pensam em reumatismo quando sentem dores ao longo dos músculos e tendões (os pacientes freqüentemente mostram tendões e os identificam como nervos). Outros, referem-se às doenças articulares. Todos estão certos, mas falta muito mais...Sob a denominação reumatismo estão mais de 100 doenças diferentes.

Fístulas Arteriovenosas  Fístula arteriovenosa acontece quando o sangue de uma artéria passa para uma veia sem atravessar a rede capilar. No organismo humano, existem comunicações normais, fisiológicas entre artérias terminais e vênulas.

Câncer e Coração  A maioria dos tumores do coração não tem origem no próprio coração, pois são mais freqüentemente oriundos de tumores à distância (metastáticos).


Autor

Título: Dentes e Coração

Link : | Data de Acesso : 25/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 531 | Palavras-Chave : Dentes e Coração - Cardiologia - endocardite bacteriana, bacteremia , Profilaxia, Extrações dentárias, Prótese valvar , Procedimentos periodontais, dentes avulcionados , Tratamentos endodônticos, cirurgia apicais, , aparelhos ortodônticos .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques