MENOPAUSA E CORAÇÃO

MENOPAUSA E CORAÇÃO

A reposição hormonal (RH) na menopausa ainda é um assunto discutível.

A menopausa é causada por uma diminuição da produção de hormônio estrogênico pelos ovários.

Os sintomas e sinais (ondas de calor, sudorese, mudanças de personalidade, depressão e outros sinais) são decorrentes da diminuição hormonal e podem ser aliviados pela administração de hormônios.

A reposição hormonal geralmente é feita pela administração de estrógenos ou de estrógenos combinados com progesterona.

Estudos recentes mostram que a reposição hormonal pode ter significativo benefício para o coração das mulheres depois da menopausa. A administração desses hormônios eleva as taxas de HDL colesterol e diminui o LDL colesterol.

Além dos benefícios para o sistema cardiovascular, a reposição hormonal beneficia a formação de tecido ósseo e ajuda na prevenção da osteoporose que tende a se acentuar por ocasião da menopausa.

Ao contrário do uso de anticoncepcionais orais, a reposição hormonal não aumenta a pressão arterial nem produz ganho de peso.

A reposição hormonal combinada evita a proliferação do endométrio enquanto a administração de estrógeno isolada favorece esse crescimento exagerado.

Reposição hormonal e câncer de mama

Existem estudos que sugerem que a incidência de câncer de mama pode aumentar nas mulheres que recebem estrógenos, principalmente durante mais de cinco anos.

IMPORTANTE: Toda mulher que ainda tiver útero e estiver recebendo reposição hormonal, principalmente se receber estrógeno isolado, deverá fazer anualmente exame ginecológico de controle, incluindo aí ecografia pélvica e mamografia. Perdas de sangue ou outros sinais ou sintomas diferentes servem de alerta e exigem uma visita mais cedo ao seu médico.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Menopausa e Climatério  A menopausa é a última menstruação da mulher. O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

Sexo e Menopausa  A perda da capacidade reprodutiva nas mulheres é acompanhada por uma série de sintomas físicos ou emocionais.

Osteoporose  Osteoporose é a doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica.

Aterosclerose  É o depósito no interior das artérias de substâncias gordurosas junto com colesterol, cálcio, produtos de degradação celular e fibrina (material envolvido na coagulação do sangue e formador de coágulos).

Colesterol  As gorduras do sangue - os lipídios - são compostos principalmente pelo Colesterol, o HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídios.

Câncer de Mama  Ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada

Câncer de Endométrio  É o câncer de corpo uterino mais freqüente, de incidência crescente nas últimas duas décadas. Ocupa o 4º lugar das neoplasias malignas da população feminina sendo o 2º tumor pélvico mais freqüente entre as brasileiras.

Câncer de Endométrio - Detecção Precoce  Fatores de risco mais comuns associados ao câncer de endométrio






Autor

Título: Menopausa e Coração

Link : | Data de Acesso : 28/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 285 | Palavras-Chave : Menopausa e Coração - Cardiologia - Coração e Menopausa , Menopausa e Doença Cardíaca , Reposição Hormonal e Coração





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques