SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO
Esta síndrome é de ocorrência muito rara, e acomete principalmente as mulheres de meia idade. Tanto pelo grupo de pessoas mais acometidas, como pelo seu nome, poderia haver a sugestão de que se trate de um envolvimento mais relacionado a coisas emocionais do que a uma doença orgânica do coração.
A doença foi pela primeira vez relatada no Japão; atualmente, já existem relatos de casos semelhantes nos Estados Unidos e mesmo no Brasil. De momento, o total de casos relatados na literatura médica não passa de 200. Provavelmente, existem mais casos de pessoas acometidas, mas que não foram diagnosticados por ser uma síndrome desconhecida.
As manifestações da doença são as de um infarto do miocárdio, que acomete principalmente mulheres de meia idade; as alterações eletrocardiográficas são as de um infarto agudo do miocárdio e as alterações das enzimas do sangue comprovam a lesão do músculo cardíaco. A evolução costuma ser boa e, geralmente, é de curta duração com a recuperação das alterações registradas no início da doença.
O que chama a atenção, o que dá a chave para o diagnóstico, são os estudos hemodinâmicos destes corações. As artérias coronárias costumam ser praticamente normais e a ventriculografia mostra um coração com a ponta dilatada, inativa e o restante do coração continua se contraindo normalmente durante a sístole ventricular. Esta parte, que se contrai de modo normal, e a parte que não sofre a contração sistólica esperada geram a imagem que sugere haver uma parte normal e a outra anormal. É como se uma parte do ventrículo funcionasse normalmente e a outra não, provocando a impressão de coração partido.
A síndrome do coração partido é uma doença de bom prognóstico, pois a evolução destes infartos costuma ser rápida e boa, não deixando seqüelas maiores. De um modo geral, acontece a recuperação total dos pacientes em poucos dias, apesar das manifestações iniciais alarmantes.
O que mais chama a atenção nesta síndrome é que a grande maioria, mais de 95% acontece em mulheres de meia idade.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Infarto do Miocárdio e Nitroglicerina Hoje em dia, o medicamento de escolha para tratar a angina do peito é a nitroglicerina (ou trinitrina) e seus derivados.
Os Exames para Cardiologia Existem diversos exames para diagnosticarmos doenças do coração. Quais os exames que um paciente deve realizar é uma decisão que cabe ao médico que se baseará na história clínica e nos achados de exame clínico feitos no paciente.
Dor no Peito, Angina e Infarto Entre as dores mais temidas, estão as chamadas dores do coração e, dentre as quais, a angina do peito e o infarto são as que motivam maiores temores por serem as mais conhecidas e consideradas como as de maior probabilidade de serem fatais.
Arritmias As arritmias podem ser assintomáticas ou sintomáticas, dependendo da sua intensidade e da situação clínica do portador
Depressão É uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. As mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.
Reações Depressivas Normais e de Ajustamento O limite entre o que é doença e o que é uma reação normal à vida, depende de quão intenso é o sofrimento da pessoa e de como ela reage no seu cotidiano aos fatores que a estão deixando triste.
Transtorno do Estresse Pós-Traumático Acontece quando se vivencia um trauma emocional de grande magnitude. Esses traumas incluem guerras, catástrofes naturais, agressão física, estupro e sérios acidentes.
Estresse e Coração Existem pesquisas que mostram que o estresse afeta o organismo causando alterações celulares de maneira a aumentar a incidência de doenças.
Entendendo Melhor O Estresse (Stress) Indivíduos das mais diferentes espécies estão sob constante ameaça, produzida por pressões do meio em que vivem.
Autor
Título: Síndrome do Coração Partido
Link : https://www.abcdasaude.com.br/cardiologia/sindrome-do-coracao-partido | Data de Acesso : 10/12/2019 - Código do Conteúdo : Artigo 653 | Palavras-Chave : Síndrome do Coração Partido - Cardiologia - arritimias, infarto miocárdio, dor no peito, doença orgânica, músculo cardíaco , contração sistólica, mulheres meia-idade, enzimas, , artérias coronárias, ventriculografia, alterações eletrocardiográficas , estudo hemodinâmico, sístole ventricular
Aviso Legal
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização
mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem
autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade
exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo
editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do
site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos
expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma,
ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2019 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a
reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.

Notícias
-
Uso de adoçante artificial pode alterar o metabolismo
-
Ingestão de frutas e legumes na juventude e aterosclerose
-
Chá verde com maçã - Receita de saúde
-
Alimentos tipo fast-food continuam sendo um problema importante de saúde
-
Dieta do Mediterrâneo reduz sintomas da menopausa
Destaques
-
Dieta do Mediterrâneo - Emagreça com Saúde
-
O PUM É COISA SÉRIA
O Que São os Nossos Gases - Livro do Dr. Guenther von Eye. Apenas R$ 24,90