CARCINOMA EPIDERMÓIDE DE PELE

Sinônimos/Nomes populares:

Tumor epidermoide de pele, carcinoma epidermoide, tumor de pele não melanoma, espinalioma, epitelioma espinocelular, carcinoma espinocelular

O que é?

Esta lesão constitui-se da proliferação celular da camada epidermóide da pele (a mais superficial). Caracteriza-se por ser extremamente invasiva, ou seja, agressiva, podendo ocasionar metástase em cerca de 1 a 5% dos casos, representando seu carácter maligno. Este tipo de tumor corresponde a 20% das lesões malignas de pele.

Como se adquire?

O carcinoma epidermóide surge em peles que foram acometidas por algum processo como cicatrizes de queimaduras, lesões decorrentes da exposição solar cumulativa e feridas crônicas. Também podem surgir em locais de pele normal.


Publicidade/Advertisement

O que se sente?

Os locais de comprometimento principalmente são a face e os membros superiores, locais muito expostos ao sol. Esta neoplasia inicia apresentam-se como lesões pequenas, por vezes enegrecidas, endurecidas e com crescimento rápido.

Seu crescimento atinge tecidos adjacentes e também externamente, formando lesões em aspecto de couve-flor (elevada e vegetante). Frequentemente formam feridas (ulcerações) com sangramento e dor.

Como se desenvolve?

Quando comparada a outros tumores de pele, o carcinoma epidermóide é o que possui crescimento mais rápido. Ele pode atingir mucosas (lábios, mucosa bucal e genital) e envia metástases (implantes) para outros órgãos (principalmente pulmões) se não for tratado precocemente. Quando há comprometimento de outros órgãos o prognóstico fica mais reservado.

Como o profissional de saude faz o diagnostico?

O profissional faz o diagnóstico através de exame físico de lesões suspeitas demonstradas pelo paciente ou achado casual do exame clínico.

Como se trata?

O tratamento desta lesão é iminentemente cirúrgico retirando-se toda a lesão com margens oncológicas de segurança. Este manejo deve ser o mais precoce possível para evitar o aparecimento de metástases.

Há situações que podem ser tratadas de outras formas (à base de medicamentos e radioterapia), no entanto é necessário que o tumor seja diagnosticado precocemente. As formas de tratamento devem ser uma decisão médica juntamente com o paciente.

Como se previne?

A proteção essencial para este tipo de lesão é a proteção constante da exposição solar.

Para mais detalhes, leia o artigo sobre prevenção de tumores de pele.

Válido ressaltar que a consulta precoce com um médico previne que formas mais avançadas da doença se desenvolvam.

Perguntas que você pode fazer ao seu profissional de saúde

Como previno esta lesão e o que posso fazer para evitá-la?

Que alterações podem ocorrer na minha pele que devo suspeitar dessa lesão?

Quais os tratamento existentes?

Qual o risco de metástase nesse tipo de lesão?




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Câncer de Pele - Prevenção  O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de câncer. Existem basicamente dois tipos de câncer de pele

Câncer de Pele - Detecção Precoce  Fatores de risco mais comuns associados ao câncer de pele

Psoríase  A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno).

Fotoproteção  Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele.

Micoses Superficiais  Micoses superficiais são doenças provocadas por fungos, os quais são limitados à pele, aos pêlos, as unhas e às mucosas.

Queimaduras  Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas.

Escabiose (Sarna)  Doença de pele contagiosa causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. É transmitida pelo contato direto entre pessoas, pelo compartilhamento de roupas, roupas de cama ou por relações sexuais. É comum em ambientes lotados e pouco higiênicos, como cadeias e zonas de baixo meretrício.

Púrpura  É a presença de sangue fora dos vasos sangüíneos na pele ou nas mucosas. Como a camada cutânea é levemente transparente, este sangue é então visto como uma mancha roxa

Rejuvenescimento Facial  A ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das "bochechas", no "queixo duplo", no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.

Carcinoma Basocelular  Esta lesão é a lesão maligna de pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos. É comum em pessoas após os 40 anos de idade com pele clara.


Autor

Título: Carcinoma Epidermoide de Pele

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 793 | Palavras-Chave : Carcinoma Epidermoide de Pele - Cirurgia Geral - Tumor epidermoide de pele , carcinoma epidermoide, exposição solar , tumor de pele não melanoma , cicatrizes de queimaduras, , espinalioma, tumores de pele, , epitelioma espinocelular, carcinoma espinocelular .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.