LIPOMA 

Sinônimos e Nomes Populares:

Lipoma, Lipomatose  

O que é?

Lipoma é um tumor benigno de tecido mole, mais especificamente de gordura mais, comum no adulto. Seu crescimento ocorre, frequentemente, de forma progressiva, agregando à pessoa acometida grande incômodo estético e físico. 

Como se adquire?

O lipoma é resultado de um acúmulo de células gordurosas maduras (adipócitos) que podem chegar a vários centímetros. Geralmente apresentam pequeno tamanho, mas podem crescer lentamente até maiores dimensões.

Acontecem, na maioria das vezes, adultos de 40 a 60 anos, mas também podem ser encontrados em crianças.Quando se encontra lesões múltiplas e, algumas vezes, dolorosas, denomina-se lipomatose, que é uma síndrome familiar adquirida. 


Publicidade/Advertisement

O que se sente?

Os lipomas, em sua maioria, são assintomáticos e percebe-se através do exame clínico do paciente através de queixas, inspeção e palpação. Quando palpável, possui consistência mole e móvel, abaulando a pele da região acometida.

Seu tamanho é variável, sendo a maioria de pequenas dimensões, podendo ser encontradas lesões de vários centímetros. Eles podem ser únicos ou múltiplos, sendo comumente encontrados em braço, coxa, abdome, tórax e pescoço (área central do corpo).  

Como se desenvolve?

Quando se suspeita de lipomatose múltipla, há uma influência hereditária de carácter familiar. Quando há lesões únicas ou poucas lesões, geralmente são resultado de proliferação de tecido adiposo localizado. Vale lembrar que obesidade não causa lipoma. 

Como o profissional de saude faz o diagnostico?

O diagnóstico é realizado através de exame clínico. Após sua retirada, o mesmo é enviado para análise anátomo-patológica para confirmação diagnóstica. 

Como se trata?

O tratamento é cirúrgico através da excisão completa da lesão. Após avaliação de um cirurgião, decide-se por retirada com anestesia local, regional ou geral. Em alguns casos, também pode se realizar lipoaspiração da lesão.

Após a retirada da lesão, a mesma é submetida a um exame denominado anátomo-patológico onde é analisada a peça cirúrgica com o objetivo de diferenciar o lipoma de outras patologias como sarcoma, melanoma ou outros tumores.  

Como se previne?

Até o momento não há prevenção para este tipo de patologia.

Perguntas que você pode fazer ao seu profissional de saúde

Como evolui o lipoma?

Como diferencio o lipoma da lipomatose?




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Obesidade  Enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

Hipotireoidismo  É um quadro clínico que ocorre pela falta dos hormônios da tireóide em decorrência de diversas doenças da tireóide.

Abdominoplastia  A abdominoplastia visa a correção funcional e estética da parede abdominal. Dependendo do tipo de anormalidade, pode ser necessária a correção dos elementos profundos, musculares, ou os da superfície, com a retirada dos excessos gordurosos.

Cicatrização  Denomina-se cicatrização ao fenômeno pelo qual o organismo tende a reparar uma porção lesada.

Verrugas  É um tumor benigno causado por vírus (HPV) Pappilomavirus humano, vírus este que pode causar também tumores malignos no colo do útero ou no pênis, segundo o sorotipo

Cisto Sebáceo  Esta lesão desenvolve-se a partir do acúmulo de conteúdo cístico na glândulas sebáceas, adjacentes ao folículo piloso, que pode ser localizado tanto na epiderme quanto na derme.

Estrias  As estrias ocorrem por hiper extensibilidade da pele devido ao aumento de peso, por exercícios físicos, aumento da massa muscular, gravidez, medicamentos, alterações hormonais. .

Celulite  É reconhecida com facilidade. É crônica e não tem cura. É uma afecção benigna. Ocorre em mulheres magras e gordas. É uma das patologias mais comuns no sexo feminino.

Acne  Acne vulgar ou juvenil é uma das dermatoses (doenças da pele) de maior predominância, afeta cerca de 80% dos adolescentes, mas pode persistir ou iniciar-se em idade adulta.

Toxina Botulínica Tipo A em Estética  A ação da toxina se dá pelo bloqueio de liberação da acetilcolina na junção neuromuscular, desencadeando todo um processo de inatividade muscular, ou seja, relaxa temporariamente o músculo que causa a ruga de expressão.


Autor

Título: Lipoma

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 789 | Palavras-Chave : Lipoma - Cirurgia Geral - gordura , tecido gorduroso , tecido subcutâneo , lipomatose , angiolipoma , tumores benignos , biópsia , peso .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.