SARCOMA DE PARTES MOLES

Sinônimos:

Tumor de partes moles

O que é?

O sarcoma de partes moles é um tipo de câncer que pode afetar um grupo de tecidos localizados entre a epiderme e as vísceras, podendo ser tumores de cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo ou de suporte, exceto ossos, que também pode ser acometido por este tipo de neoplasia. Devido a essa dispersão de locais onde pode ocorrer esses tumores, ele é manejado por diversas especialidades médicas.

O termo “sarcoma” tem origem grega e significa "crescimento carnoso ou carne de peixe”. 

Como se adquire?

Este tumor geralmente não possui origem adquirida de forma familiar e também não há fatores reconhecidos que desencadeiam esta patologia. 


Publicidade/Advertisement

O que se sente?

A pessoa irá sentir sintomas comuns aos sarcomas de partes moles que envolvem o crescimento e comprometimento tumoral. Poderá haver a presença de massa ou protuberância em uma região específica do corpo, a localização onde aparecerá a lesão poderá ficar debilitada e a dor também poderá estar presente.           

É importante mencionar que a presença desses sintomas não significa que a pessoa tem sarcoma, mas sim que deve consultar seu médico. 

Como se desenvolve?

Geralmente, o sarcoma em sua evolução inicial é indolente, ou seja, não apresenta sintomas. Com a sua evolução poderá aparecer massas ou protuberâncias em alguma região do corpo. Este tumor poderá comprimir ou comprometer estruturas como nervos, que causam dor; vasos sanguíneos, que podem causar trombose ou sangramentos; ossos, que podem fraturar; vísceras, que podem ocasionar sintomas de obstrução intestinal.           

Em sua evolução, irão comprometer os linfonodos (ínguas) que drenam a região do tumor e lançar metástases à distância via hematogênica (disseminação da doença pelo sangue), comprometendo, principalmente, pulmão e cérebro. 

Como o profissional de saúde faz o diagnóstico?

O profissional da saúde faz o diagnóstico baseado nas queixas do paciente e achados do exame físico completo, realizado por um médico.

O mesmo utiliza exames de sangue - laboratoriais - e de imagem - radiografias, tomografias computadorizadas, ressonância magnética nuclear, PET-TC - para complementar o exame clínico.

Para a confirmação do diagnóstico, a biópsia da lesão é essencial. É através dela que o tratamento será definido. O procedimento consiste na remoção de tecido contendo células do tumor por meio de uma agulha ou uma pequena cirurgia. Esse exame é feito para determinar se o tumor é maligno ou não e, em caso positivo, qual o tipo de câncer. A biópsia não somente coleta amostras de tecido tumoral, como também pode coletar amostras de gânglios linfáticos, ou outras áreas, nas quais se suspeita da existência da doença. Uma vez coletada, a amostra é analisada por um patologista, que verifica a presença ou não de células malignas.

Quem determina a necessidade de realizar alguns ou todos os exames para o diagnóstico é o médico que acompanha o caso. 

Como se trata?

O tratamento do sarcoma de partes moles é individualizado. De forma geral, o tratamento inicia-se com a cirurgia, já que uma grande parte dos sarcomas é resistente à quimioterapia e à radioterapia.A cirurgia é a forma de tratamento mais comum do sarcoma de partes moles em adultos. Para alguns tipos de sarcoma, retirar o tumor cirurgicamente pode ser a única forma de tratamento fornecida.

No entanto, o paciente pode ser submetido a tratamento quimioterápico ou radioterápico antes do procedimento cirúrgico. O objetivo é diminuir o tamanho do tumor e a área de ressecção de tecido onde está localizada a lesão. Uma vez realizada a cirurgia, pode ser administrada quimioterapia ou radioterapia como tratamento adjuvante, com o intuito de eliminar células malignas que ainda podem estar no local. Estar preparado para isso é muito importante. 

Perguntas que você pode fazer ao seu profissional de saúde.

O que é sarcoma?

Qual é o meu tipo de sarcoma?

Qual o melhor tratamento para o meu caso?

Poderei voltar a fazer minhas atividades diárias?

Devo parar de trabalhar?

Em caso de cirurgia, qual será o tempo de recuperação?

Existem efeitos colaterais dos diferentes tratamentos?




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Saúde: O Momento é de Prevenção  Desenvolver ações educativas e preventivas, visando a alterar esse estilo de vida é fundamental nesse momento de desenvolvimento da humanidade.

Linfomas - Hodgkin / Não-Hodgkin  Os linfomas são um grupo de doenças que se originam nas células do sistema linfático Este sistema é constituído de órgãos e tecidos que produzem,armazenam e distribuem os glóbulos brancos do sangue que combatem a infecção e outras doenças

Leucemia  Leucemia é o câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. Esta doença começa na medula óssea (parte interna dos grande ossos, a “fábrica do sangue”) e se espalha para outras partes do corpo.

Prevenção para uma Vida Longa e de Qualidade  As doenças crônico-degenerativas são aquelas em que um conjunto de fatores leva à deterioração progressiva da saúde do ser humano e que não basta um agente transmissível identificável para que elas ocorram

Câncer - Prevenção  Prevenção em câncer é reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer.

Câncer - Detecção Precoce  A detecção precoce significa fazer o diagnóstico do câncer no seu estágio pré-sintomático, ou seja, antes que a pessoa manifeste algum sintoma relacionado com a doença ou apresente alguma alteração ao exame físico realizado por um profissional da área da saúde.

ABC da Alimentação Saudável  Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo

Dieta do Mediterrâneo  Dieta do Mediterrâneo, ou Dieta Mediterrânea, é um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Portugal, Espanha, França e outros). Este padrão alimentar é composto, basicamente, de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas (maçã) e, principalmente, óleo de oliva, canola, cereais pouco moídos, nozes (pecan) e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.

Depressão  É uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. As mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.

Vitaminas  São elementos nutritivos essenciais para a vida (VITA), que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo.


Autor

Título: Sarcoma de Partes Moles - Tumor de Partes Moles

Link : | Data de Acesso : 06/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 782 | Palavras-Chave : Sarcoma de Partes Moles - Tumor de Partes Moles - Cirurgia Geral - câncer , tumores de cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos , biópsia da lesão , células malignas , quimioterapia , radioterapia , cirurgia .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.